Henrique Mariano, que disputa a OAB/PE, vai intensificar interiorização da Ordem

Henrique Mariano tem apoio do atual presidente Jayme Asfora/Foto Divulgação


Candidato da chapa de situação à eleição da Ordem dos Advogados do Brasil em Pernambuco (OAB-PE), o advogado Henrique Mariano, único apoiado pelo atual presidente, Jayme Asfora, vai reforçar, a partir do próximo ano, o trabalho de interiorização das ações da OAB-PE nos municípios de Pernambuco. O candidato lança uma minuta com as principais propostas para comandar a entidade no triênio 2010-2012. "Além de defender os legítimos interesses corporativos da advocacia, pretendo manter a OAB-PE mais próxima dos advogados do interior", afirma Mariano.
Embora já tenha uma minuta de propostas de gestão, o candidato Henrique Mariano está se reunindo com advogados das várias áreas de atuação (civel, penal, tributário, trabalhista) para sentir os anseios da categoria e, dessa forma, ter um programa de trabalho que represente as necessidades dos advogados do Estado. Abaixo seguem as propostas base do candidato.

Piso Salarial – Lutar, junto aos poderes Executivo e Legislativo, pela efetivação do piso salarial para os advogados. Com isso, evitar a precarização da profissão.

Instituição – Garantir que a OAB-PE continue participando das grandes discussões que se desenvolvem na sociedade.

Advocacia Pública – Uma Justiça ampla, irrestrita e eficiente para a população passa pelo fortalecimento da Defensoria Pública. A proposta é lutar pela ampliação do número de defensores públicos nas comarcas do Estado e fortalecer a profissão, com uma remuneração mais justa para a função.

Procuradorias Municipais – Estimular a estruturação de procuradorias municipais em todo o Estado. A proposta é lutar pela efetivação da carreira de Procurador Municipal em cada prefeitura, ou pelo menos, nas principais cidades do Estado.

Sala do Advogado – Ampliar o projeto Sala do Advogado, com a implantação, em cada uma das comarcas do Estado, de uma sala destinada aos advogados. A sala terá computador, internet, impressora e livros. Com uma estrutura mínima para que o advogado possa estudar entre uma audiência e outra, possa preparar uma petição, atender um cliente. A atual gestão já conseguiu implantar cerca de 30 salas.

Nova Sede – Lutar pela construção da nova sede da OAB-PE no bairro da Ilha Joana Bezerra.

Ouvidoria – Fortalecer a Ouvidoria da OAB para que ela seja uma porta-voz dos advogados na luta por assiduidade e agilidade no Poder Judiciário.

Disk Prerrogativa – Intensificar o serviço de plantão 24 horas e fortalecer a Comissão de Prerrogativas.

OAB-PE Serviços – A proposta do candidato é fortalecer a instituição como prestadora de serviços para todos os advogados do Estado.

Interiorização – O trabalho da nova gestão é ampliar o trabalho já realizado nas cidades do interior do Estado. Vamos intensificar a interiorização das ações da Escola Superior de Advocacia (ESA) e da Caixa de Assistência dos Advogados de Pernambuco (CAAPE). Dentre essas ações está a instalação de livrarias dos advogados nas cidades de Caruaru e Petrolina.

Convênios – Fortalecer e ampliar a rede de convênios para os municípios do Interior, de forma que todos os advogados do Estado sejam beneficiados pelas ações da instituição. A proposta é ampliar a rede de convênios com óticas, farmácias, clínicas, concessionárias e restaurantes.

Qualificação Profissional – Possibilitar o acesso dos advogados do Interior do Estado a cursos de pós-graduação, aperfeiçoamento e reciclagem. É importante aprimorar a qualificação profissional dos advogados em todos os municípios. Hoje a OAB-PE já tem programas de pós em Recife e nas cidades da Zona da Mata.

OAB Dental – Instituir um plano odontológico para os advogados na mesma forma que foi implantado o UniOAB. A preocupação da nova gestão é intensificar as ações voltadas para melhoria da qualidade de vida dos advogados de Pernambuco.

Conhecimento Virtual – Criar a implantar a biblioteca virtual. A idéia é montar, na rede mundial de computadores, uma biblioteca com o que há de mais atualizado em bibliografias voltadas para os advogados. A biblioteca vai democratizar o acesso ao conhecimento a todos os advogados do Estado.

Da Assessoria de Imprensa/Dupla Comunicação (81.3242.3207)