BNTM 2010 será em Porto de Galinhas

Anúncio foi feito pelo secretario de Turismo de Pernambuco, Sílvio Costa Filho/Foto Adelmo Sales

A edição de 2010 da Brazil National Tourism Mart (BNTM) será realizada em Porto de Galinhas, de 28 de abril a 02 de maio, no Centro de Convenções do Enotel Resort. Nos 19 anos de existência da bolsa, o maior evento internacional de turismo para o mercado nordestino, este será o primeiro fora de uma capital. O lançamento foi realizado pelo secretário de Turismo de Pernambuco, Sílvio Costa Filho, e pelo presidente da CTI-Nordeste, Bismarck Maia, nesta quarta-feira (19), no Recife Palace Hotel, no Recife. O evento contou com a presença da representante da Embratur, Flávia Malkine, do prefeito de Ipojuca, Pedro Serafim, e do secretário de Turismo do Recife, Samuel Oliveira; entre outros representantes do trade turístico pernambucano.

“É com muita alegria que realizaremos o evento aqui no Estado. A BNTM não é de Porto de Galinhas, nem do Recife, é de todos os pernambucanos. Temos a responsabilidade de fazer uma grande BNTM e, para tanto, criamos um comitê gestor, que será comandado pelo secretário-executivo Estadual de Turismo, Tomé Franca”, declarou o secretário Sílvio Costa Filho. “O evento terá como diferencial ser focado na economia, em negócios, com a bolsa cumprindo o seu papel de interlocução entre os agentes da cadeia produtiva do turismo”, acrescentou.

Pernambuco já recebeu a BNTM em três ocasiões: 1994, 2002 e 2007, todas sediadas no Centro de Convenções de Pernambuco. A decisão em levar a BNTM para Ipojuca é estratégica, pois os equipamentos do balneário serão visitados in locco por agentes e operadores estrangeiros. Porto de Galinhas é um dos três destinos indutores de Pernambuco, ao lado de Recife/Olinda e Fernando de Noronha.

“A BNTM é um evento estratégico do ponto de vista da promoção internacional. O nosso desafio é trazer para Pernambuco agentes e operadores de viagens não apenas de turismo de lazer, mas de negócios e eventos para trabalharmos a captação de eventos internacionais”, falou a coordenadora dos mercados Ásia e Europa da Embratur, Flávia Melkine.

Os números da edição 2009, ocorrida em Fortaleza, geram otimismo para o próximo ano, afinal a movimentação financeira foi superior aos 220 milhões de dólares durante as rodadas de negócios. O secretário-executivo Tomé Franca realizou a apresentação do projeto BNTM 2010, inclusive com a expectativa de incremento de 10% no volume de negócios e a participação de 510 buyers (agentes e operadores) e 500 suppliers (equipamentos). O investimento da Setur-PE para a BNTM deve ficar na casa dos R$ 500 mil, enquanto a iniciativa privada local deve aplicar cerca de R$ 1 milhão.
“A BNTM já aconteceu três vezes no Recife com os eventos sendo sempre um sucesso e feliz do Estado que tem um local como Porto de Galinhas, que pode abrigar a bolsa de turismo oferecendo infra-estrutura da melhor qualidade. Esse fato consolida o Estado como um grande destino turístico”, declarou o presidente da CTI-Nordeste. Em seu discurso, ele apoiou a ideia do secretário Costa Filho de focar o evento na economia. “Agrega ainda mais valor ao evento”.
A BNTM 2010 terá algumas novidades significativas: inscrições poderão ser realizadas online, material de publicidade será totalmente reciclável e mais de 500 mudas de árvores serão plantadas em Pernambuco. “Temos uma grande preocupação com o meio ambiente. Estamos realizando a bolsa mais importante do turismo da região na praia mais bonita do país, então precisamos criar uma consciência ecológica”, afirma Tomé Franca, coordenador do comitê gestor da BNTM 2010.

Assessoria de imprensa/Secretaria de Turismo de Pernambuco