Agência Nacional de Saúde destaca programa da Unimed Vale São Francisco


O Unimed Lar, um programa da Unimed Vale do São Francisco que realiza acompanhamento e atendimento à saúde em domicílio a adultos e idosos debilitados, foi o único projeto de promoção à saúde e prevenção de riscos e doenças de Pernambuco a receber uma Declaração de Aprovação, espécie de atestado de qualidade, concedido pela Agência Nacional de Saúde (ANS). A novidade foi divulgada pela Agência semana passada.
Dos 101 programas cadastrados na ANS desde o início de 2009, 26 foram aprovados e 75, reprovados em todo o país. Segundo a gerente-geral técnico-assistencial de produtos da ANS, Martha Oliveira, a instituição está sendo bastante rigorosa na análise dos projetos.
"Nosso intuito é de que os programas realmente se traduzam em melhoria da qualidade de vida para os beneficiários", enfatizou. A partir da aprovação, o Unimed Lar será monitorado anualmente, através das informações enviadas pela operadora à ANS. Esse cadastro, além de reconhecer a qualidade do trabalho desenvolvido, permite que os recursos investidos sejam alocados em conta específica como investimentos contábeis, tendo em vista a previsão de benefícios futuros.
Desenvolvido há oito anos, o Unimed Lar é um benefício gratuito oferecido aos usuários dos planos de saúde da Unimed Vale do São Francisco que possuem dificuldades de locomoção ou são portadores de doenças degenerativas. Atualmente, 100 pacientes vêm recebendo acompanhamento mensal com uma equipe multiprofissional, formada por médicos, enfermeiros e técnicos em enfermagem, nutricionista, fisioterapeuta, assistente social e motorista da ambulância.
“Também realizamos curativos e coletas de materiais em domicílio, além de fornecer informações sobre saúde. Com esse trabalho, facilitamos a vida do usuário, evitamos infecções hospitalares e prevenimos complicações”, informou o Diretor-Presidente da Unimed VSF, Francisco Otaviano.

Da Assessoria de Imprensa/Clas Comunicação & Marketing (87.3861-1534)