Secretario quer planejar Copa 2014 no NE
O secretário de Turismo de Pernambuco, Sílvio Costa Filho, propôs a criação de um planejamento estratégico para o turismo da região Nordeste, traçando metas e diretrizes voltadas para a Copa do Mundo de 2014 no Brasil. “Temos que trabalhar o desenvolvimento turístico da região de forma integrada. O Nordeste terá quatro, das 12 subsedes do evento no país, ou seja, vamos sediar um terço da Copa do Mundo. Temos que desenvolver as nossas ações com foco definido e unidos para nos fortalecermos”, declarou o secretário durante a cerimônia de abertura do Fórum Regional Panrotas Pernambuco, que ocorreu na manhã desta terça-feira (28), no Centro de Convenções de Pernambuco.
O secretário falou que irá reforçar a proposta na próxima reunião da CTI Nordeste. A ideia é que o planejamento envolva ações de infra-estrutura, promoção e qualificação profissional voltadas para o turismo. Em sua fala, Sílvio Costa Filho informou que, até a Copa do Mundo 2014, Pernambuco investirá R$ 500 milhões em infra-estrutura e R$ 80 milhões na promoção dos destinos pernambucanos. “Além disso, vamos capacitar 50 mil profissionais para receber bem os turistas durante a competição”, disse. Ele disse ainda que o Estado vai receber o incremento de sete novos hotéis ao longo dos próximos dois anos. “Grandes grupos hoteleiros estão interessados em investir na nossa região, o que indica a criação de diversas oportunidades de trabalho para o Estado”. O pronunciamento do secretário de turismo de Pernambuco, deu início ao lado do presidente da PANROTAS, Guillermo Alcorta, ao primeiro dos Fóruns Regionais PANROTAS. O congresso segue o modelo do Fórum PANROTAS – Tendências do Turismo, que já acontece há sete anos em São Paulo. O trade pernambucano e experts do setor no Brasil e no Exterior estão reunidos debatendo temas fundamentais para o desenvolvimento do turismo no Estado. Entre os assuntos estão marketing de destinos, acessibilidade aérea, os desejos do turista, a Copa do Mundo de 2014 no Brasil, entre outros.
O presidente da PANROTAS, Guillermo Alcorta, classificou o Estado como um dos ‘cases’ de maior sucesso do turismo brasileiro. ‘Não é, portanto, mera coincidência a realização aqui em Pernambuco do primeiro dos fóruns regionais PANROTAS’, afirmou, ressaltando a qualidade dos matérias promocionais do destino Pernambuco. “O Estado vem mostrando a prioridade que dá ao turismo”.
Entre palestrantes e painelistas da conferência estarão o presidente da CVC, Valter Patriani, o vice-presidente da Tap, Luiz da Gama Mór, os presidentes da Azul, Pedro Janot, e da Trip, José Mario Caprioli, os diretores comerciais da Tam, Klaus Kuhnast, e da Gol, Eduardo Bernardes, os diretores da Embratur, Marcelo Pedroso, e da operadora Terra Brasil de Portugal, Eduardo Pinto Lopes, além do presidente da Abetar, de transportes regionais, Apostole Lazaro Chryssafidis, e do consultor de marketing de destinos, Paulo Gaudenzi.
Da Assessoria de Imprensa/Secretaria de Turismo de Pernambuco