Obra de Paulo Bruscky em dupla notoriedade no Museu do Estado



O 47° Salão de Artes Plásticas de Pernambuco traz como atividade especial o lançamento conjunto do livro “Paulo Bruscky: Arte em todos os sentidos” e da exposição do registro da Sala Especial Paulo Bruscky montada durante a 10ª Bienal de Havana. O evento, uma ação do Governo de Pernambuco, por meio da Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco – FUNDARPE e da Companhia Editora de Pernambuco (CEPE), será aberto nesta segunda (20), às 9h, no Museu do Estado de Pernambuco. As visitações ficam abertas somente até o dia 26.
Depois de ser uma das mais comentadas e elogiadas participações na 10ª Bienal de Havana, a reverberação da exposição do pernambucano Paulo Bruscky em Cuba chega ao público brasileiro. Imortalizada no livro, a publicação assinada por Cristiana Tejo, que também foi curadora da retrospectiva, reúne os memoráveis registros da homenagem recebida pelo artista na ilha.
Assim como a mostra, apresentada em sala especial da bienal, as cerca de 120 páginas do livro abrangem a trajetória do artista voltada para uma platéia internacional. A apresentação é trilíngue, com escritos em português, espanhol e inglês.
A obra cumpre uma lacuna na demanda de visibilidade do trabalho de Paulo Bruscky, que - exceto por uma rica biografia assinada por Cristina Freire, em 2006 – se dispersa e segmenta entre citações em livros e catálogos coletivos sobre arte conceitual.
A jovem curadora Cristiana Tejo partiu da obra Poema para voar – Arte em trânsito e em todos os sentidos para conceber os pontos de afinidades na arte de Bruscky, como: o uso de linguagens e suportes diversos, a ênfase no conceito em detrimento da estética, a ironia como ferramenta de subversão e o estabelecimento de intencionalidade política no sentido das suas obras.
Arte em Todos os Sentidos representa o primeiro ensejo de um promissor diálogo, ao longo de quase uma década, entre artista e curadora que compartilham a experiência de coexistir no mesmo espaço, o Recife, entre distintas gerações.
A Exposição - Único artista brasileiro, entre mais nove artistas do mundo inteiro, a ganhar sala especial na 10ª Bienal de Havana, Paulo Bruscky levou a Cubra uma retrospectiva de seus 40 anos de atividade dentro das artes visuais. A mostra reuniu em torno de 150 obras de 1969 a 2009, incluindo Arte Correio, Xerografia, Poema Processo/ Poesia Visual/ Experimental, Fax Arte, Fotolinguagem, Intervenção Urbana, Livro de Artista, Vídeoarte, além de filmes e documentários sobre a vida e obra do artista, e registros de suas intervenções urbanas.
SERVIÇO:
Lançamento da Publicação “Paulo Bruscky: Artes em todos os sentidos”
Exposição do registro da Sala Especial Paulo Bruscky na 10a Bienal de Havana
Data: 20 de julho de 2009
Horário: 18 às 22 horas
Local: Museu do Estado de Pernambuco, Av. Rui Barbosa, 960- Graças
Visitações de 20 a 26 de julho de 2009; de terça a sexta, das 9h às 17h; sábados e domingos, das 14h às 17h.


Da Assessoria de Imprensa/Aponte Comunicação