III Expocapri terá 1º Encontro da Juventude Rural de Salgueiro

Matadouro caprino/Fotos Carlos Laerte


A III Expocapri, evento voltado para a agropecuária familiar que acontece no município de Salgueiro desta quinta-feira (30) ate domingo (02), terá um dia dedicado aos interesses dos jovens que vivem no campo. É o 1º Encontro da Juventude Rural, organizado pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural e Coordenadoria da Juventude, que promete atrair a atenção dessa faixa etária para a discussão de políticas públicas nas áreas social, ambiental, cultural e econômica, que lhes proporcionem oportunidades de trabalho, renda e lazer.

Segundo a Coordenadora da Juventude de Salgueiro, Sabrina Arraes, a palestra sobre políticas públicas será realizada pela Diretora de Política para a Juventude da Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado de Pernambuco (FETAPE), Cícera Nunes da Cruz. “Debateremos a sindicalização dos jovens, a importância das associações, a sustentabilidade da agricultura familiar e desenvolvimento financeiro sustentável”, informou Sabrina.

Além dessa palestra, haverá também grupos temáticos realizados pelas Secretarias do Município de Salgueiro, que tratarão dos assuntos: educação no campo, saúde, esporte e cultura, meio ambiente e geração de trabalho e renda. De acordo com Sabrina Arraes, esses eventos se juntam a outras ações anteriores da Prefeitura de Salgueiro, a exemplo das visitas às vilas rurais de Pau Ferro, Conceição das Crioulas e Umãs, e a participação no IV Fórum Vedruna em 12 de julho, no Santuário das Irmãs Vedrunas. “Queremos fortalecer a representatividade dos jovens no campo e preparar um grupo para a Semana Municipal da Juventude e para o Fórum da Juventude”.

Conforme dados do censo demográfico (IBGE 2000), no Brasil há 8,6 milhões de jovens de 15 a 29 anos no campo, sendo 4,59 milhões de homens e 4,01 milhões de mulheres. Em Salgueiro, são 19.043 jovens na zona urbana e 5.693 na zona rural. “É um grande número de pessoas que mora no campo, mas se encontra fora da atividade agropecuária e sem condições mínimas de sobrevivência. Quando visitamos a zona rural, é comum encontrarmos homens e mulheres envolvidos com alcoolismo, drogas e portadores de doenças sexualmente transmissíveis. Queremos dar as ferramentas aos jovens para que mudem suas próprias realidades”, disse o Secretário de Desenvolvimento Rural de Salgueiro e coordenador da III Expocapri, Nilton Cavalcanti.
Foto/Carlos Laerte
Durante a III Expocapri, haverá também uma feira de produtos e serviços; demonstrações técnicas voltadas para a produção no semiárido; demonstração de inseminação artificial em cabras; cursos e palestras sobre manejo e fitoterapia aplicada à caprinovinocultura e três concursos: leiteiro, de peso e julgamento de raças caprinas e ovinas. Além dessas atividades, também será realizada a Feira de Tecnologias para o Semiárido, englobando os diversos Arranjos Produtivos Locais (APLs) que, juntamente com a caprino e ovinocultura, compõem o cenário produtivo da agricultura familiar no sertão de Pernambuco.
A Expocapri também será palco de debates por melhorias no segmento. “Com a presença do poder público e dos representantes dos agentes produtivos, fornecedores de insumos e parceiros, também discutiremos meios de implementar soluções que beneficiem o agronegócio com ganho para a cadeia produtiva da caprinovinocultura, através do desenvolvimento sustentável da atividade”, completou Nilton Cavalcanti.
A programação cultural será composta por apresentações artísticas e shows musicais: (31/07) Antonio da Mutuca, Herdeiros do Forró, Epitácio Pessoa e Flávio Leandro; (01/08) Grupo de Xaxado, Zezito Doceiro e Os Três do Cariri. A III Expocapri é resultado da parceira entre Prefeitura Municipal de Salgueiro, através da Secretaria de Desenvolvimento Rural, Governo do Estado-PE através da Secretaria de Agricultura e Reforma Agrária, Sebrae, Embrapa Semi-Árido, Cesmape, Faepe e Fachusc.

Da Assessoria de Imprensa/Clas Comunicação & Marketing(87.3861.1534).