O Mercado Editorial e a Internet

Foto/Graça Arruda


“Mais importante que o lançamento físico de uma obra (ou a quantidade de pessoas que vá e compre o livro no dia) é a repercussão que a notícia do lançamento dá na imprensa, para gerar as desejadas “vendas continuadas”. Pode-se lançar um livro apenas no Orkut ou no Youtube e conseguir ótimos resultados!”, observa Gustavo Arruda, que lançou seu quarto livro, “Deu com a Pleura!” (pela Zit Editora – RJ, com prefácio de Adriano Medeiros Costa - UFRN), utilizando somente a Internet como suporte. Depois de apenas 4 meses do lançamento, Gustavo já deu mais de duas dezenas de entrevistas para rádios do Brasil inteiro e conseguiu colocar seu livro em quase uma centena de jornais, revistas e sites de diversos estados.

Na prática, o mais difícil para se lançar um livro sempre foi conseguir contratar com uma boa editora. Mas, para encontrar uma editora hoje em dia a Internet pode ser uma grande aliada. Basta pesquisar, nos sites das editoras, o perfil editorial e estrutura adequados e enviar os originais da obra por email para fechar um contrato. Uma alternativa é lançar o livro sem editora, com as chamadas “gráficas de pequenas tiragens sob demanda”, que também recebem o material por email. Já as vendas podem ser on line (a partir de um site de “livraria virtual”), para o mundo inteiro, e sem distribuidores ou lojas de livros.

Só que, depois de lançar o livro, o escritor precisa também divulgar bastante a obra. E agora, com a Internet, isso isso tornou-se ainda mais fácil. O escritor providencia um site do livro (para servir de “panfleto virtual”), cria um blog (para interagir com os leitores), abre uma cyber-comunidade ou uma lista-de-discussão (para debater as idéias do livro) e divulga o livro por e-marketing (email). Depois, é só receber o retorno pelo celular (aonde quer que esteja) ou no webmail (em qualquer cybercafe), para começar a dar tele-entrevistas. Tudo sem gastar com passagem, estadia, translado, coquetel ou assessoria de imprensa.

SERVIÇO:
www.deucomapleura.com.br
contato@deucomapleura.com.br

Divulgação/Deu com a Pleura!