Nova diretoria da Abap-PE toma posse

Cristina Queiroz, Queiroz Filho, Giovanni di Carli e Edison Martins -foto Chico Barros


A Abap, Associação Brasileira de Agências de Publicidade, uma das mais atuantes entidades de classe do país, completa 60 anos e dá posse a nova diretoria da entidade no Recife, nesta segunda-feira (29, com almoço para o segmento, às 12h30, no buffet Porto Fino Recepções, em Casa Forte. O publicitário Edison Martins (Mart Pet) assume a presidência da Abap-PE, substituindo Queiroz Filho (Ampla), agora na diretoria da entidade nacional, no biênio 2009-2011. Martins atuará ao lado dos diretores e Giovanni Di Carlli (GrupoNove) e Cristina Queiroz (Ampla).
Foto/Chico Barros

Queiroz Filho (foto) comandou o capítulo Pernambuco da Abap por seis anos e deixa a função com a entidade servindo de modelo regional, sendo no momento a terceira em filiações no país, somente perdendo nessa categoria para as Abap de São Paulo e Rio de Janeiro. “A minha atuação, a nível nacional, acompanhará as pegadas deixadas na Abap em meu Estado, balizada pela filosofia de valorização e motivação da publicidade regional”, afirma. Queiroz Filho. Ele diz que manterá o empenho e articulações para enfrentar desafios impostos ao setor e que reforçará a linha de trabalho da nova diretoria, com a defesa do modelo brasileiro de agências de publicidade.

Nova Diretoria -
A nova diretoria promete trazer para o âmbito da Abap, o importante tema da gestão sustentável das marcas, uma preocupação crescente das empresas. “O consumo consciente estará em pauta. A publicidade precisa mais do que nunca fazer bom uso da criatividade para abordar o público com mensagens cada vez mais responsáveis”, sentencia Queiroz Filho.

Atuante - Em suas seis décadas de atuação, a Associação Brasileira das Agências de Publicidade contribuiu para ações junto ao Governo Federal e ao Congresso para a boa atuação da comunicação e da atividade de propaganda. Inspirou e contribuiu para a criação de algumas das mais fundamentais normas de boa execução da atividade, como a Lei Nº 4.680 (a Lei da Propaganda), que regulamentou a atividade publicitária, a profissão de publicitário e do Código de Ética dos Profissionais de Propaganda; e as criações do IVC (Instituto Verificador de Circulação) e do CONAR (Conselho Nacional de Auto-Regulamentação Publicitária).

Nova configuração - A Associação Brasileira de Agências de Publicidade elegeu dia 29 passado, suas novas diretorias nacional e estaduais, nos 16 capítulos espalhados pelo País. Não houve disputas, somente referendo às chapas únicas. No âmbito nacional, depois de três mandatos consecutivos, Dalton Pastore entregou a presidência da Abap a Luiz Lara, que atuava como vice-presidente.

Entre as novidades institucionais está a transformação do Conselho Consultivo em Conselho Superior. Presidida por Dalton Pastore, essa instância reúne presidentes de algumas das maiores agências do País: Alexandre Gama (Neogama/BBH), Cyd Alvarez (NBS), Eduardo Fischer (Grupo Totalcom), Júlio Ribeiro (Talent), Luiz Lara (Lew'Lara\TBWA Publicidade), Nizan Guanaes (Africa), Roberto Duailibi (DPZ), Roberto Justus (Y&R) e Sérgio Amado (Ogilvy). A intenção é a de que este grupo se reúna quatro vezes por ano para definir as principais diretrizes da Abap e a política de relacionamento com outras entidades e instituições.
Novo Presidente diz que fortalecer a indústria da
comunicação como um todo é foco de gestão da ABAP-PE
“As agências de propaganda representam um dos principais elos da engrenagem da indústria de comunicação em nosso Estado. Fortalecer essa percepção é uma das minhas principais metas de gestão.” diz Edison Martins, que assume a ABAP-PE.
Para Edison Martins, “presidir a Abap-PE é dar continuidade a um trabalho permanente, iniciado ainda na primeira metade do século passado, onde um grupo pioneiro e visionário de empresários da propaganda resolveu abdicar um pouco do seu tempo e ganho próprio, investindo para o bolo da propaganda amadurecer, se fortalecer e obviamente, vendo assim a possibilidade de conquistar muito mais no futuro, esse que nós inclusive fazemos parte hoje”.
Ele lembra que, “nossa missão maior é, seguindo com a mesma vontade e os mesmos princípios, pontuar muitas e muitas lutas e o máximo possível de vitórias ou, no mínimo, na plantação de idéias. É um trabalho árduo e voluntário, feito com empenho e muita força de vontade pelos presidentes anteriores do capítulo Pernambuco. E que eu espero poder ajudar a construir mais alguns trechos desse longo caminho”.
Uma das importantes da nova gestão, segundo Martins, será também a conquista de mais associados para a Abap-PE. Entende que assim fortalece a entidade regional, junto a Abap Nacional e encoraja o crescimento de outras regionais.
Edison Martins analisa: “numa conseqüência da consciência e participação no processo de coletividade. Eu chamaria os pilares da gestão da ABAP-PE dos 4 ‘ãos’ – UNIÃO, CAPACITAÇÃO, VALORIZAÇÃO e REPRESENTAÇÃO. União que é o que sempre nos estimulou como ideal de força e luta, capacitação porque temos que nos adaptarmos e reinventarmos todo dia dentro do nosso negócio que é um dos mais mutáveis de todos, valorização porque temos que mostrar para todos os agentes a importância da comunicação como elemento transformador e positivo para a sociedade, e representatividade para fazer nossa voz chegar a todos os órgãos, instituições, corporações, dentro e fora de Pernambuco.
E para fazer isso, ou o máximo possível disso, a ABAP de Pernambuco - que tem uma diretoria que não ganha um centavo, mas gasta muito do seu precioso tempo - precisa contar com um número expressivo de associados. A ABAP-PE arca com várias despesas para articular os fóruns, conseguir dar representatividade junto a veículos e fornecedores, preparar eventos, manter uma consultoria em gestão para nos auxiliar, um espaço para os fóruns, entre outros.
Coisas que muitos às vezes nem se dão conta. A estratégia então é fazer que todas as agências, sejam do porte que forem, pensem grande. Que elas reconhecerem que cada uma que não participa e não faz parte da ABAP está deixando de colaborar para um mercado mais forte e perdendo grandes oportunidades de aprendizado, representatividade e profissionalização”.
Edison Martins afirma que o papel da ABAP-PE é extremamente institucional. “Mas muito e muito atuante, na prática mesmo. Assim, faz parte de órgão de representação ter uma postura de estímulo, de debates, de encontrar saídas propícias para superarmos todos os desafios, com a visão do seu espectro de atuação.
Foto Chico Barros
O novo presidente da entidade lembra que foi através da ABAP-PE e do Sinapro-PE, a viabilização de mais de um encontro para debater a situação econômica global e da nossa das agências perante o mercado com tais fatos. “Além disso estamos recebendo também no Fórum das agências representantes de segmentos para darem a visão dos mercados anunciantes sobre o assunto e como podemos nos unir para produzir um trabalho de ainda melhor qualidade, sem nos contaminarmos por pessimismos sem fundamentos. Trazer realidades e soluções para elas é o nosso papel”. Edison Martins faz questão de afirmar que trabalhará aliado a ABAP Nacional, tendo o ex-presidente Queiroz Filho, hoje na diretoria nacional como parceiro.
“Ele teve papel fundamental para termos uma Abap local atuante, mais rápida e o trabalhará aliado as ações nacionais é nosso balizador de posturas do segmento, canal com o mundo de agências de porte nacional e internacional, canal também com outras entidades e veículos de comunicação com muito maior poder de voz. Afinal, a ABAP reúne as maiores e principais empresas e lideranças do nosso segmento.
É respeitada por todos os veículos e fornecedores. E como se não bastasse esse lado institucional, a ABAP tem um lado extremamente prático e colaborativo, formado por uma equipe que conta com advogados, empresários, consultores e uma série de outros profissionais, empresas e instituições que nos apóiam em questões jurídicas, na criação de campanhas, no desenvolvimento e implementação de cursos e eventos como o “COMUNICAR E CRESCER”, entre outros”.
Presidente da Abap-PE

EDISON MARTINS

- Tem 43 anos.
- Formado em Comunicação Social pelo Instituto Metodista de São Paulo.
- Iniciou sua carreira em comunicação na área de marketing de Pirelli em SP e em agências de propaganda na área de atendimento, como a Futura Propaganda, em SP.
- Tornou-se redator na mesma agência e seguiu na Guimarães Profissionais atendendo a clientes como Riachuelo e Natura Cosméticos.
- Mudou-se para o Recife em 1992 para ser Diretor de Criação da Propeg.
- Em 1996, abriu a Mart Pet Comunicação com Jussara Freire, tornando-se sócio-diretor de criação.
- Em 1999 conquistou o título de Profissional do Ano Norte-Nordeste.
- Em 2003 conquistou o título de Publicitário do Ano Norte Nordeste.
- Em 2006 ganhou o título de Cidadão Pernambucano.
- Já conquistou seis vezes o Prêmio Profissional do Ano da Rede Globo.
- Já foi vencedor de inúmeros prêmios da propaganda regional e nacional.
Agências filiadas a Abap em Pernambuco

Agência/Representantes/responsáveis
O&M Comunicação/Yoran Maia e Oliveira Jr.
Ágora Comunicação Integrada Ltda/ Bruno Fonseca
Ampla Comunicação Ltda/ Severino Cavalvanti Queiroz Filho
DB'D Comunicação Ltda/ Doryan Bessa
Gruponove Comunicação Ltda/Cecília Mª Valença de Freitas
Intertotal Comunicação Ltda/ Jackson Carvalho
Ítalo Bianchi Comunicação Ltda/Alfrizio Martins de Melo
Makplan-Marketing & Planejamento Ltda./José Nivaldo Barbosa de Souza Jr.
Marta Lima Consultoria e Comunicação Lima/ Marta de Lima Cavalcanti
Morya Comunicação e Propaganda Ltda/Fernando Oliveira de Carvalho
Urbana Comunicação & Marketing Ltda/Gustavo Tigre
Aleixo Comunicação Ltda/ Djair Aleixo
Arcos Propaganda Ltda/ Antonio Carlos Vieira da Silva
Plano B Comunicação- PE/Antônio Ferreira dos Santos Jr.
CDF Design e Comunicação Ltda/ Carla da Fonte
HSM Marketing Integrado/ Henrique Salvador Menezes
Mart Pet Comunicação Ltda/ Edison Celso Martins
MMS Comunicação Integrada Ltda/ Luiz Montenegro
MV2 Comunicação, Marketing e Eventos Ltda/ Elmo Do Val
Oficina Planejamento em Comunicação Ltda/ Moema Duarte Ribeiro de Oliveira
Promoaporte Propaganda Ltda/ Ângelo de Mello Costa Oliveira
Regional Publi Comunicação, Publicidade, Propaganda/Antonio Armando Pereira
RGA Comunicação Ltda/ Benjamin Azevedo

Da Assessoria de Imprensa/SL Comunicação & Marketing