Balanço da Feira da Pequena Empresa

Pessoas de várias idades visitaram estandes na feira/Foto Carlos Laerte

Foto/Carlos Laerte
“As oficinas e palestras atraíram um bom público e os estandes chamaram a atenção dos visitantes com muitas novidades em praticamente todos os segmentos produtivos do Vale do São Francisco. A 19ª Feira da Pequena Empresa, a 1ª Feira da Mulher e o 4º Seminário da Mulher Empreendedora trouxeram resultados positivos tanto para os organizadores quanto para os expositores”, declarou Nelbe Freire, coordenadora desses três acontecimentos que movimentaram o Centro de Convenções de Petrolina entre 3 e 6 de junho.
Com 80% dos 150 estandes liderados por mulheres, os eventos mostraram a força feminina na área de negócios, ofereceram capacitação para quem deseja empreender e promoveu oportunidades de negócios e inovação. As Feiras e o Seminário foram uma organização da Associação Comercial e Empresarial de Petrolina e Sindicato dos Lojistas do Comércio de Petrolina (Sindilojas), com apoio do Sebrae, Fecomércio e Banco do Nordeste.
Os desfiles atraíram muita gente/Foto Carlos Laerte

Tanto novos expositores quanto os que já vêm participando em edições anteriores revelaram ter obtido êxitos financeiros e de reforço institucional de suas marcas durante os eventos. O empresário José Nilton, da estreante na Feira Zenilton Motos, ficou bastante satisfeito com os resultados. “Nós tínhamos o intuito de mostrar aos visitantes nossos produtos e as novas opções de consórcios e financiamentos das motos Suzuki. Porém acabamos realizando, além dos orçamentos, várias vendas”, revelou.
Expositora de longa data, a Unimed Vale do São Francisco teve a oportunidade de realizar contato não apenas com clientes de planos particulares ou familiares, mas também empresariais. “Muitos se interessaram pela nossa promoção para pessoa jurídica, a qual estava dando desconto na primeira mensalidade”, afirmou o Diretor de Marketing da cooperativa médica, Francisco Aires.
Foto/Carlos Laerte
O Presidente do Sindilojas, Joaquim de Castro(foto) – que pela primeira vez atua como parceiro – destacou dois diferenciais nesta edição: a realização dos desfiles de moda (que tiveram participação do ator Global, Bernardo Mendes, o Bodão da novela Malhação), e do 4º Seminário da Mulher Empreendedora. “Para as próximas edições, nas quais fazemos questão de manter a parceria, nós vamos nos reunir com a Acep e todas as empresas e instituições que nos apoiaram para reforçar o que vem dando certo e trazer ainda mais novidades”.
Para Joaquim, a Feira da Pequena Empresa e seus eventos paralelos são, sem dúvida, acontecimentos consolidados na região. “Desta forma, acredito que é chegada a hora realizar uma reciclagem para galgar novos caminhos, assim como aconteceu há 19 anos, quando da primeira edição”, apontou.
A Diretora Técnica do Sebrae Pernambuco, Roberta Correia, destacou a presença da mulher no contexto empresarial do Vale do São Francisco e reforçou a atuação da Feira como fomentadora do empreendedorismo e da inovação. “Esse é o momento da mulher na economia, e, principalmente, da sertaneja. No ano passado, 55 das 102 inscrições de Pernambuco no Prêmio Sebrae Mulher de Negócios vieram desta região. Nosso maior desejo é que essas empreendedoras continuem investindo em seus negócios para que ganhem o concurso, pois não falta potencial”, disse.
Segundo a coordenadora da Unidade de Negócios do Sertão do São Francisco, Maria Cândida Moreira, no ano passado foram realizados 18 cursos em Petrolina para estimular as mulheres a despertarem como empreendedoras. “Agora que as mulheres autônomas poderão abrir suas próprias empresas com maior facilidade, em 2010 certamente elas tomarão de conta do mercado”, revelou.
Da Assessoria de Imprensa/Clas Comunicação & Marketing