Pernambucanos no Circuito Norte-Nordeste de Hipismo, em João Pessoa

Cavaleiros e amazonas pernambucanos estão na contagem regressiva para o início da segunda etapa do Circuito Norte-Nordeste de Hipismo. O torneio, válido para o ranking nacional da Confederação Brasileira de Hipismo (CBH), acontece entre desta sexta (17) até domingo (19), no Centro Hípico da Paraíba, em João Pessoa. Pernambuco será representado na competição por 60 conjuntos (cavaleiro ou amazona + animal) em diversas séries.

O presidente da Federação Eqüestre de Pernambuco (FEP), Roberto Maçães Neto, destaca a expressiva participação dos ginetes pernambucanos no torneio. “Em virtude dos bons resultados obtidos na primeira etapa do circuito, a FEP será a federação com maior representatividade em João Pessoa”, informa. Entre os destaques da federação pernambucana, estão os atletas Amanda Pedrosa, Eduardo Batista, Ana Beatriz Vasconcelos, Eduardo Latache, Paulo Loreto de Miranda e o Cel. Weldon Nogueira. “Estamos bastante confiantes no desempenho da nossa equipe. O objetivo é conseguir bons resultados e manter a liderança nas diversas categorias”, ressalta Maçães Neto.

O concurso é organizado pela Federação Eqüestre Paraibana (FEPA) e supervisionado pela CBH. Participarão da etapa juízes de São Paulo e do Rio Grande do Norte. Para desenhar o percurso na pista foi convidado o armador internacional, Leandro Ballen que atualmente é presidente da Federação Gaúcha de Esportes Eqüestres. O course designer é responsável por definir quantos e quais serão os obstáculos, distribuindo-os pela pista. Os conjuntos só conhecem o percurso minutos antes da prova. A segunda etapa do Circuito Norte-Nordeste de Hipismo 2009 distribuirá mais de R$ 22 mil em prêmios no total. As provas acontecem a partir das 08h.

Séries - A segunda etapa do Circuito Norte-Nordeste de Hipismo é dividida em oito séries que são definidas de acordo com a altura dos obstáculos. A série mais baixa, denominada Escola Preliminar, tem obstáculos de 0,70m de altura. A série Principal é a mais alta e tem obstáculos de 1,40m. As séries são ainda subdivididas em categorias que variam de acordo com a idade dos atletas. Uma característica do hipismo é que homens (cavaleiros) e mulheres (amazonas) competem entre si nas mesmas séries e categorias.

Da Assessoria de Imprensa/Exclusiva! BR.