Atlântica Distribuidora: Um Exemplo no seu segmento
ao receber o titúlo de cidadã pernambucana/Foto Gleyson Ramos
O Grupo Luciana Gomes Hazin, cujo carro chefe é a Atlântica Distribuidora, com 20 anos no mercado, bem que pode ser denominada na linguagem publicitária como “Um Case de Sucesso” no universo empresarial pernambucano. Parceira desde que nasceu da Schincariol, a Atlântica é hoje uma das maiores performances da marca no Estado, com seis revendas: três aqui em Pernambuco, em Olinda, Palmares e Caruaru e outras três em Campina Grande, João Pessoa e Fortaleza. A empresa gera 910 empregos. “Estamos prontos para novas investidas”, diz uma entusiasmada Luciana Gomes Hazin, à frente do negócio e recheada com prêmios de excelência na sua atuação como distribuidora.
E a história da Atlântica Distribuidora se confunde com a trajetória profissional da empresária e hoje Bacharel em Direito que aqui chegou com 23 anos, em 1993, vindo de Vitória no Espírito Santo, onde começou sua parceria com a marca de bebidas em questão, com 19 anos, depois de uma experiência no Banco Bradesco de sua cidade. ”Foi vendendo um carro Voyage, fruto de minhas economias que comprei exatas 455 caixas de cerveja que entrei no ramo de distribuição de bebidas, em Vitória.
Depois, devagar e sem parar, fui crescendo e financiei um caminhão velho, caindo aos pedaços. E como não tinha dinheiro para pagar um motorista eu mesma ia ao volante, para pegar cervejas em Itú e vender de bar em bar. Vivi um tempo como caminhoneira. Pelo qual me admiro muito. Depois, com determinação, escolhi o Recife como ponto de trabalho. A Schincariol, naquela época não tinha ninguém aqui. E assim vim, com a cara e a coragem”, lembra a empresária. Em Pernambuco, Luciana adquiriu um sonho: comprou um Scânia que até hoje ela mantém. “Não o vendo por nada no mundo. Ele reflete minha luta aqui no Estado”, afirma vitoriosa, já que hoje sua empresa conta com uma frota de 450 veículos.
E assim nasceu a Atlântica Distribuidora. Através de muita determinação de uma jovem empresária que acreditava no que queria: atuar no ramo de distribuição de bebidas. “É um mercado dinâmico. Desafiador”, reflete. Seu empenho, desde o começo neste setor, foi tamanho que chamou a atenção da direção da Schincariol que, vendo seu produto crescer na praça pernambucana, através daquela jovem empresária, aqui montou em 2003 uma unidade fabril do Recife, de produtos da marca.. Mas Luciana explica que, na verdade, para chegar aos dias de hoje, gerenciou sua primeira empresa, em 1993 em Recife ,vendida em 1994, por questões de divisa de área.ela vendeu e fundou , a Atlântica Distribuidora, em Olinda.
Hoje, seu grupo Luciana Gomes Hazin ganha destaque no segmento de bebidas com a Atlântica. Seguindo o Projeto PGD que é o Plano de Gestão em Distribuição de Bebidas, da Schincariol, podemos avaliar o sucesso registrado pela distribuidora de bebidas. O PGD avalia a distribuição através da estrutura física de cada empresa; da estrutura de funcionários; da área comercial, levando em conta desde o comportamento dos funcionários a metodologia de abordagem ao mercado; bem como volume de vendas, participação de grshare de mercado; estrutura de veículos; estrutura de informática; armazenamento de produtos. Frota de entrega; logística; relacionamento da revenda com os clientes; investimento de mercado; realizações de eventos; performance de desempenho diante da meta de vendas e performance de custo operacional, entre outros itens.
“Essa avaliação é feita anualmente e começou em 2003. E nossa colocação foi reveladora, lembra a empresária orgulhosa: “Primeiro deixe-me situar sobre essa iniciativa, dizendo que todas as revendas do grupo Schincariol, a nível de Brasil, participaram. Cerca de 350 distribuidoras de todo o território nacional. Entre essas são destacadas apenas seis revendas. E, em 2004, com o anuncio do PGD, na Itália, em Roma, a revenda de Olinda foi apontada como o primeiro lugar entre as distribuidoras do Brasil. Em 2005, na Alemanha, a revenda de João Pessoa, ficou com o segundo lugar; a revenda de Palmares, com o terceiro lugar; a revenda de Olinda, com o quarto lugar e a revenda de Campina Grande com o quinto lugar.
Em 2005, na Alemanha, das seis primeiras colocações, ficamos com quatro prêmios. Em 2006, no Chile, a revenda de João Pessoa de novo abocanhou o premio de primeiro lugar de melhor revenda da marca Schincariol no Brasil e a de Olinda o premio de segundo lugar de melhor revenda da marca Schincariol no Brasil. E em 2006, na Espanha ganhamos destaque com João Pessoa como a sexta melhor revenda da Schincariol do Brasil”, analisa a empresária.
Segundo Luciana Gomes Hazin, a Atlântica é hoje a única revenda de bebidas do país que participou de todas as campanhas da marca de cerveja que representa no PGD do Brasil . “Realizamos todas as viagens internacionais para premiações e disputamos com todas as revendas brasileiras. Um feito realmente”, conclui a empresária feliz por comandar hoje a maior distribuidora do grupo Schincariol no país. “A Fábrica do Recife é atualmente um sucesso”, lembra Hazin, apostando em manter a performance do seu grupo, seja nas premiações do setor, seja em vendas. Ela aposta num crescimento este ano de mercado na faixa de 8%, em relação ao ano passado.
E para chegar as metas traçadas, Luciana Hazin não perde de vista a conquista de pontos de vendas. Falar em números, de jeito nenhum. Ela não esquece a concorrência e prefere dizer que tem olho para qualquer ponto de negócio que possa virar parceiro no consumo de bebidas: seja bares e restaurantes, estabelecimentos comerciais, casas de shows, lojas de conveniências, supermercados, botecos, adegas, atacadistas, colégios, casa de festas, enfim a onde tiver gente consumido, ela vai..
Em Pernambuco, sua Atlântica Distribuidora atua em municípios como Paulista, Igarassu, Abreu e Lima até Goiana e na divida com a Paraíba. Em Palmares, segue pelo litoral sul, até a divisa com Alagoas, incluindo as praias do litoral sul do Estado. De Caruaru, ela segue por Vitória de Santo Antão e arredores. Na Paraíba, João Pessoa e toda região metropolitana. Em Campina Grande, toda a cidade e os municípios vizinhos. No Ceará, parte da capital é abastecida pela Atlântica.
Para melhorar a performance da empresa aqui e nos outros estados, o grupo investe em gestão de pessoas e ações direcionadas para uma melhor organização interna. Com a faculdade Maurício de Nassau mantém um convênio que proporciona aos funcionários a oportunidade de fazerem um Curso de Graduação. E ainda para este 2008 ou ano que vem, a empresária persegue a abertura de novas empresas no Estado, bem como aquisições de novas áreas de distribuição. “Não podemos estagnar. Devemos inovar e investir sempre”, alerta Hazin. Mas com que trabalha a Atlântica Distribuidora? Luciana Gomes Hazin diz que com todo o portfólio da Schincariol: no segmento das cervejas, com a Nova Schin. Nobel, Glacial e Primus.Em todos os formatos de embalagens. No item refrigerantes, também com todas as embalagens da marca. Também com água mineral. Sucos e chopp.
Além do carro-chefe, a Distribuidora Atlântica, o grupo Luciana Gomes Hazin ainda conta com uma Transportadora (Luciana Gomes, com matriz no Recife e filiais na Paraíba (João Pessoa) e Ceará (Fortaleza); Uma Indústria de Bebidas Destilada, de Marca Douro, em Pernambuco. Trata-se de uma linha de produtos industrializados com produtos como aguardente; vodka; vinho, catuaba , rum , licor de menta, conhaque de alcatrão Douro, champanhe. Tudo em embalagens retornáveis e descartáveis.
Também a construtora Sant Enton, voltada para a construção de casas populares, em parceria com o PAC. Atualmente com obras em Igarassu, Olinda, Vitória de Santo Antão, Recife e Piedade. E ainda uma empresa no ramo de cosméticos, com cinco lojas no centro do Recife. O grupo também conta com ações de Responsabilidade Social, mantendo uma entidade, a Nossa Senhora da Conceição, criada ano passado, através da qual ajudam a algumas instituições carentes do estado, com recursos próprios e a colaboração de funcionários que de trabalham como voluntários. Os serviços de ajuda vão desde reformas e construções a melhorias de instalações para aqueles que não tem família.
“Foi com as dificuldades de conhecer o mercado de bebidas que descobri a crença do povo pernambucano, ao começar a atender diretamente aos que instalavam barracas para os festejos da festa de Nossa Senhora da Conceição. “Dormindo no meu caminhão, quando do início de minhas atividades aqui no Recife, para abastecer os barraqueiros, comecei a acompanhar a história do pernambucano, de sua crença. Passei muitas noites no Morro da Conceição e acabei também devota da Santa”, afirma Luciana Hazin E essa devoção se reflete na empresa. Todas as revendas da Atlântica cultivam a imagem de Nossa Senhora da conceição, assim como a Bandeira de Pernambuco como uma forma de agradecimento ao Estado.
E a história da Atlântica Distribuidora se confunde com a trajetória profissional da empresária e hoje Bacharel em Direito que aqui chegou com 23 anos, em 1993, vindo de Vitória no Espírito Santo, onde começou sua parceria com a marca de bebidas em questão, com 19 anos, depois de uma experiência no Banco Bradesco de sua cidade. ”Foi vendendo um carro Voyage, fruto de minhas economias que comprei exatas 455 caixas de cerveja que entrei no ramo de distribuição de bebidas, em Vitória.
Depois, devagar e sem parar, fui crescendo e financiei um caminhão velho, caindo aos pedaços. E como não tinha dinheiro para pagar um motorista eu mesma ia ao volante, para pegar cervejas em Itú e vender de bar em bar. Vivi um tempo como caminhoneira. Pelo qual me admiro muito. Depois, com determinação, escolhi o Recife como ponto de trabalho. A Schincariol, naquela época não tinha ninguém aqui. E assim vim, com a cara e a coragem”, lembra a empresária. Em Pernambuco, Luciana adquiriu um sonho: comprou um Scânia que até hoje ela mantém. “Não o vendo por nada no mundo. Ele reflete minha luta aqui no Estado”, afirma vitoriosa, já que hoje sua empresa conta com uma frota de 450 veículos.
E assim nasceu a Atlântica Distribuidora. Através de muita determinação de uma jovem empresária que acreditava no que queria: atuar no ramo de distribuição de bebidas. “É um mercado dinâmico. Desafiador”, reflete. Seu empenho, desde o começo neste setor, foi tamanho que chamou a atenção da direção da Schincariol que, vendo seu produto crescer na praça pernambucana, através daquela jovem empresária, aqui montou em 2003 uma unidade fabril do Recife, de produtos da marca.. Mas Luciana explica que, na verdade, para chegar aos dias de hoje, gerenciou sua primeira empresa, em 1993 em Recife ,vendida em 1994, por questões de divisa de área.ela vendeu e fundou , a Atlântica Distribuidora, em Olinda.
Hoje, seu grupo Luciana Gomes Hazin ganha destaque no segmento de bebidas com a Atlântica. Seguindo o Projeto PGD que é o Plano de Gestão em Distribuição de Bebidas, da Schincariol, podemos avaliar o sucesso registrado pela distribuidora de bebidas. O PGD avalia a distribuição através da estrutura física de cada empresa; da estrutura de funcionários; da área comercial, levando em conta desde o comportamento dos funcionários a metodologia de abordagem ao mercado; bem como volume de vendas, participação de grshare de mercado; estrutura de veículos; estrutura de informática; armazenamento de produtos. Frota de entrega; logística; relacionamento da revenda com os clientes; investimento de mercado; realizações de eventos; performance de desempenho diante da meta de vendas e performance de custo operacional, entre outros itens.
“Essa avaliação é feita anualmente e começou em 2003. E nossa colocação foi reveladora, lembra a empresária orgulhosa: “Primeiro deixe-me situar sobre essa iniciativa, dizendo que todas as revendas do grupo Schincariol, a nível de Brasil, participaram. Cerca de 350 distribuidoras de todo o território nacional. Entre essas são destacadas apenas seis revendas. E, em 2004, com o anuncio do PGD, na Itália, em Roma, a revenda de Olinda foi apontada como o primeiro lugar entre as distribuidoras do Brasil. Em 2005, na Alemanha, a revenda de João Pessoa, ficou com o segundo lugar; a revenda de Palmares, com o terceiro lugar; a revenda de Olinda, com o quarto lugar e a revenda de Campina Grande com o quinto lugar.
Em 2005, na Alemanha, das seis primeiras colocações, ficamos com quatro prêmios. Em 2006, no Chile, a revenda de João Pessoa de novo abocanhou o premio de primeiro lugar de melhor revenda da marca Schincariol no Brasil e a de Olinda o premio de segundo lugar de melhor revenda da marca Schincariol no Brasil. E em 2006, na Espanha ganhamos destaque com João Pessoa como a sexta melhor revenda da Schincariol do Brasil”, analisa a empresária.
Segundo Luciana Gomes Hazin, a Atlântica é hoje a única revenda de bebidas do país que participou de todas as campanhas da marca de cerveja que representa no PGD do Brasil . “Realizamos todas as viagens internacionais para premiações e disputamos com todas as revendas brasileiras. Um feito realmente”, conclui a empresária feliz por comandar hoje a maior distribuidora do grupo Schincariol no país. “A Fábrica do Recife é atualmente um sucesso”, lembra Hazin, apostando em manter a performance do seu grupo, seja nas premiações do setor, seja em vendas. Ela aposta num crescimento este ano de mercado na faixa de 8%, em relação ao ano passado.
E para chegar as metas traçadas, Luciana Hazin não perde de vista a conquista de pontos de vendas. Falar em números, de jeito nenhum. Ela não esquece a concorrência e prefere dizer que tem olho para qualquer ponto de negócio que possa virar parceiro no consumo de bebidas: seja bares e restaurantes, estabelecimentos comerciais, casas de shows, lojas de conveniências, supermercados, botecos, adegas, atacadistas, colégios, casa de festas, enfim a onde tiver gente consumido, ela vai..
Em Pernambuco, sua Atlântica Distribuidora atua em municípios como Paulista, Igarassu, Abreu e Lima até Goiana e na divida com a Paraíba. Em Palmares, segue pelo litoral sul, até a divisa com Alagoas, incluindo as praias do litoral sul do Estado. De Caruaru, ela segue por Vitória de Santo Antão e arredores. Na Paraíba, João Pessoa e toda região metropolitana. Em Campina Grande, toda a cidade e os municípios vizinhos. No Ceará, parte da capital é abastecida pela Atlântica.
Para melhorar a performance da empresa aqui e nos outros estados, o grupo investe em gestão de pessoas e ações direcionadas para uma melhor organização interna. Com a faculdade Maurício de Nassau mantém um convênio que proporciona aos funcionários a oportunidade de fazerem um Curso de Graduação. E ainda para este 2008 ou ano que vem, a empresária persegue a abertura de novas empresas no Estado, bem como aquisições de novas áreas de distribuição. “Não podemos estagnar. Devemos inovar e investir sempre”, alerta Hazin. Mas com que trabalha a Atlântica Distribuidora? Luciana Gomes Hazin diz que com todo o portfólio da Schincariol: no segmento das cervejas, com a Nova Schin. Nobel, Glacial e Primus.Em todos os formatos de embalagens. No item refrigerantes, também com todas as embalagens da marca. Também com água mineral. Sucos e chopp.
Além do carro-chefe, a Distribuidora Atlântica, o grupo Luciana Gomes Hazin ainda conta com uma Transportadora (Luciana Gomes, com matriz no Recife e filiais na Paraíba (João Pessoa) e Ceará (Fortaleza); Uma Indústria de Bebidas Destilada, de Marca Douro, em Pernambuco. Trata-se de uma linha de produtos industrializados com produtos como aguardente; vodka; vinho, catuaba , rum , licor de menta, conhaque de alcatrão Douro, champanhe. Tudo em embalagens retornáveis e descartáveis.
Também a construtora Sant Enton, voltada para a construção de casas populares, em parceria com o PAC. Atualmente com obras em Igarassu, Olinda, Vitória de Santo Antão, Recife e Piedade. E ainda uma empresa no ramo de cosméticos, com cinco lojas no centro do Recife. O grupo também conta com ações de Responsabilidade Social, mantendo uma entidade, a Nossa Senhora da Conceição, criada ano passado, através da qual ajudam a algumas instituições carentes do estado, com recursos próprios e a colaboração de funcionários que de trabalham como voluntários. Os serviços de ajuda vão desde reformas e construções a melhorias de instalações para aqueles que não tem família.
“Foi com as dificuldades de conhecer o mercado de bebidas que descobri a crença do povo pernambucano, ao começar a atender diretamente aos que instalavam barracas para os festejos da festa de Nossa Senhora da Conceição. “Dormindo no meu caminhão, quando do início de minhas atividades aqui no Recife, para abastecer os barraqueiros, comecei a acompanhar a história do pernambucano, de sua crença. Passei muitas noites no Morro da Conceição e acabei também devota da Santa”, afirma Luciana Hazin E essa devoção se reflete na empresa. Todas as revendas da Atlântica cultivam a imagem de Nossa Senhora da conceição, assim como a Bandeira de Pernambuco como uma forma de agradecimento ao Estado.
Da Assessoria de Imprensa/SL Comunicação & Marketing