Revista O Grito! lança proposta editorial ousada

O senso comum diz que as palavras crescimento e mudança, quando envolvem o tema dos veículos de comunicação, acabam com sentidos completamente correlatos. A Revista O Grito! (http://www.revistaogrito.com/) vai de encontro a essa premissa e está crescendo, mas sem mudar sua proposta editorial embrionária de trazer conteúdo jornalístico consistente dentro do universo da internet. Para isso, o site soma ao time 10 jornalistas fixos mais 10 colaboradores espalhados por todo Brasil, distribuídos em seis novíssimas seções. Além de dois correspondentes. Um instalado em Santiago (Chile) e outro em Bristol (Inglaterra).
Prestes a completar um ano, O Grito! conta com média de 60 mil acessos únicos mensais e mais de 1 milhão de visitas desde sua estréia em junho do ano passado.
A revista, que tem uma edição nova todos os sábados, está ganhando três blogs (sobre moda, cultura indie e vídeoclipe) e mais cinco colunas com temas que vão desde a pura pintosidade à discussão - com densidade - dos novos conteúdos da Web.
A idéia é agregar conteúdo aprofundado ao vasto leque de pautas que a publicação aborda, sempre com 15 matérias especiais/críticas semanais. Além da sessão de últimas notícias, intitulada de Berros, onde é possível conferir agenda, vídeos, notas e tudo que as principais estrelas, grupos de música, cineastas, escritores e membros desse cenário intitulado pop estão aprontando no bom e mau sentido.
O principal causa desse crescimento de conteúdo é resultado direto da própria demanda de público. A revista nasceu em junho de 2007, quando saiu da versão Blogspot para ganhar domínio fixo, e só cresceu em números de acesso, já que são mais de 60 mil acessos mensais e mais de 1 milhão de visitas desde que estreou em formato consolidado.
O que antes era apenas a válvula de escape para abastecer amigos e fomentar discussões se tornou um espaço sério de apresentação de novas bandas, filmes raros que estréiam dentro e fora do país, bons livros. Pautas e temas que valem a pena serem comentados, mas que não circulam em grande escala, além de temas relacionados à cultura pop.
Isso mantendo um design híbrido que oscila entre o leiaute bem acabado da capa e manutenção de uma visualidade blogueira no interior da revista que, até hoje, mantém o espaço dos comentários.
Jornalismo cultural na internet
Explorar os cânones da comunicação via Web é um dos principais diferenciais da Revista O Grito. Textos maiores e que exploram hiperlinks, novas mídias, com uma forte vinculação a plataformas visuais como o Youtube e álbuns como o Flickr vão de encontro às regras do texto curtíssimo, quase telegráfico e que não aprofunda os temas abordados.
Lançando mão, também, de novas terminologias lingüísticas, com reportagens de teor mais confessional. Tudo pautado pela verve do bom jornalismo, com apuração bem criteriosa e checagem das informações elencadas. Acompanhando, assim, de maneira mais ágil os assuntos, sem a rígida vinculação dos jornais diários ao agendamento. Enquanto proposta de jornalismo na internet, a Revista O Grito! é uma experiência inédita em Pernambuco e uma das poucas revistas eletrônicas de cultura no Brasil.

CONTEÚDO DA REVISTA
Colunas

Valentina Finochiaro
Ex-maneca, rica, viajada, vive na ponte-aérea São Paulo – Recife – Milano. Sua pintosidade só não é maior que seu veneno. Escreverá crônicas urbanas.
Joana Coccarelli

Jornalista carioca, filha do artista plástico e arquiteto Carlos Coccarelli, Joana é especialista em desvendar o que não está dito. Na Revista Grito! estréia coluna sobre estética, design e moda conceitual.

Raul Luna
Arquiteto e videasta, é membro do coletivo de artes TV Primavera. Raul irá abordar em seu espaço desde artes plásticas, passando por videoarte e cinema.

Maria Carolina Santos
Com bom-humor, a jornalista vai adentrar os vários assuntos do mundo da internet, desde tecnologia até novas redes sociais, além de abrir um olhar sobre as (pseudo) celebridades do mundo virtual.

Rainha do Maracatu Roubada de Ouro
Codinome pelo qual se esconde jornalista pernambucana que, com acidez e olhar desencantado irá comentar sobre o cotidiano em críticas sociais semanais.

Blogs


Blog de moda – Escrito pela jornalista Roberta Holder e o editor da Revista O Grito! Fernando de AlbuquerqueVelocete/ (www.revistaogrito.com/velocete)

Blog de cultura indie – Pelo editor Paulo Floro e Mariana Mandelli
Cultura Clipe/ (www.revistaogrito.com/culturaclipe) Blog sobre videoclipe – Pelo publicitário e mestrando em comunicação Eduardo Dias

Seções
Berros
Notícias diárias sobre cultura pop – música, cinema, quadrinhos, livros. Vídeos, agenda de shows e lançamentos, tudo de mais urgente na pauta cultural do dia.

Metaweb
Seção semanal sobre imprensa e internet. Entrevistas com jornalistas, editores, blogueiros. Matérias sobre lançamentos de sites, TV's, podcasts, webrádios, novas experiências online. A proposta é discutir e divulgar a produção midiática dos diversos meios de comunicação (online ou não).

Coleção
A cada semana, um disco, livro, quadrinho ou filme clássico que merece ser rediscutido, lembrado e devidamente guardado num lugar privilegiado na coleção.
Cena
Vitrine de divulgação para novos artistas independentes do Brasil. A seção também se propõe a comentar os novos nomes mais discutidos da semana.