Instituto Ricardo Brennand encerra ultima edição do CIME com exibição em Super 8 e homenagem ao cinema pernambucano



O Instituto Ricardo Brennand (IRB), localizado na Várzea, Recife, promove nesta quarta-feira (27), a partir das 15h, a última edição do CIME – Cinema, Museu e Educação de 2024. A programação especial celebra a história do cinema de rua e a produção em Super 8 mm, um marco na efervescente produção cinematográfica pernambucana entre as décadas de 1970 e 1980.





Após o Ciclo do Recife, movimento cinematográfico dos anos 1920, a capital pernambucana enfrentou um período de baixa na Sétima Arte. Contudo, entre 1973 e 1983, a tecnologia Super 8 – criada pela Kodak em 1965 nos EUA como alternativa acessível para produções amadoras – ganhou força em Recife. Cineastas como Jomard Muniz de Brito, Fernando Spencer e Geneton Moraes se destacaram ao transformar o Super 8 em ferramenta artística e de vanguarda, com obras que marcaram época, como Palhaço Degolado e Creuzinha Não é Mais Tua.




Na programação desta edição do CIME, o colecionador Edvaldo Mendonça, de Bezerros, será o convidado especial. Mendonça apresentará parte de seu acervo de mais de 100 filmes e equipamentos cinematográficos, além de relíquias como projetores antigos e cartazes de época. Entre os destaques, ele exibirá filmes em diferentes formatos, incluindo a produção de 1912 A Vida de Cristo e uma versão de 1980 do mesmo tema, promovendo uma reflexão sobre as diferenças narrativas e tecnológicas entre as obras.



“Comecei minha coleção em 1985 e, com as redes sociais, ficou mais fácil encontrar outros colecionadores e trocar conhecimentos, o que é enriquecedor”, compartilha Mendonça, que promete trazer 40 filmes e modelos de projetores históricos à mostra.




O evento, que integra a agenda cultural do IRB, é viabilizado pelo Ministério da Cultura por meio da Lei de Incentivo à Cultura (PRONAC 235689). O CIME promove a exibição de obras audiovisuais em diálogo com o acervo do instituto, seguido por debates que estimulam a reflexão sobre temas emergentes da sociedade.


 

O Instituto Ricardo Brennand está aberto ao público de terça a domingo, das 13h às 17h. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (81) 2121-0365.