Fazendo História: encontro reúne advogados com sucesso
O encontro Advocacia Fazendo História superou a expectativa dos seus organizadores e foi sucesso, nesta última quarta-feira (7), no Terraço Carvalheira, no Shopping Recife – capacidade para 650 pessoas - totalmente lotado por advogadas e advogados pernambucanos (Recife, RMR e Interior) desde o meio dia e até parte da tarde, atendendo ao chamado da sua coordenadora, a advogada e professora Ingrid Zanella.
O evento reuniu profissionais do direito em torno de almoço adesão, com a proposta de networking e troca de experiências em direção ao permanente debate de pautas de interesse da categoria, com destaque para a defesa das prerrogativas da carreira, garantia de honorários, paridade de gênero, representatividade negra, valorização da advocacia interiorana, entre outras.
“Este foi um convite especial porque é um chamado para fazermos história. E mais, na condição de protagonista. A "Advocacia Fazendo História” se propõe a uma OAB/PE ainda mais inclusiva, mais participativa, com o olhar voltado para a realidade da advocacia em todos os seus aspectos. É uma construção coletiva alicerçada na ética, na verdade, na inovação, na responsabilidade, na defesa das prerrogativas e dos honorários e na independência da Ordem. Esse encontro já valeu pela interatividade aqui vista”, lembrou Bruno Baptista, ao falar como representante dos últimos ex-presidentes da Ordem, em nosso estado, grande parte destes presentes ao evento.
Fernando Ribeiro Lins e Ingrid Zanella - Foto divulgação |
Ingrid Zanella, conhecida por sua atuação destacada no cenário jurídico local, depois de ouvir várias representações, se apresentou com discurso inspirador, ressaltando a importância da união e do fortalecimento da classe. Reafirmou compromissos, destacou sua dedicação ao Direito, falou sobre superação, dificuldades, união e participação, sem perder o olhar para o futuro profissional da classe. E lembrou que “é preciso inovar, apostar na transformação digital”. Mas Zanella também tratou de afeto e apresentou um vídeo que emocionou a multidão presente que respondeu com aplausos , essa homenagem à saudosa e amada dos advogados e advogadas pernambucanos, Dona Nair Andrade”.
Em seguida, ao tratar do tema “fazer história e fazer diferente”, Zanella se dirigiu ao público com voz firme “vai ter mulher na Ordem”, em alusão à constante luta do segmento feminino, no qual ela se insere e defende, na busca por mais espaços de poder para as mulheres que atualmente são maioria (52%) no universo do direito brasileiro. Ingrid Zanella, aproveitou e também mandou recado, de forma objetiva e enérgica: “Ninguém vai parar a advocacia”. A frase tinha endereço certo.
Almir Reis tenta barrar o encontro e é acusado de antidemocrático
A reunião realizada no Terraço Carvalheira que prometia ser mais um encontro entre profissionais da advocacia com vista a tratar de pautas coletivas também gerou incômodo. Numa atitude vista por grande parte dos presentes no almoço-adesão, como oportunista, ato de desespero e equivocada.
O advogado trabalhista Almir Reis, veio na contramão. Com sua candidatura a postos novamente, desde que disputou as últimas eleições da OAB-PE, tentou proibir a realização do Advocacia Fazendo História, alegando ser o encontro de uso eleitoral por parte de sua organização.
Para concretizar essa iniciativa, seu primo e advogado de campanha, Thiago Ramos Sá Godim, sob sua orientação, assinou e deu entrada numa representação contra Ingrid Zanella com vista a impedir a realização do encontro, poucas horas antes da sua realização. O que não aconteceu.
Documentos também são apresentados na Justiça contra Almir Reis
O grupo simpatizante da iniciativa comandada por Zanella que lotou o evento responde ao ato provocativo do candidato Almir Reis entrou na justiça também contra ele, onde apresenta levantamento de práticas que ferem as regras eleitorais pelo já posto candidato à presidência da OAB como impulsionamento de propaganda em veículos, parceria publicitárias com publicações, em proveito pessoal, uso do seu nome ostensivamente em uniformes de campeonatos esportivos da OAB e até a produção de bolos de aniversários nas cores adotadas pela sua campanha, todas iniciativas alinhadas com seus projetos pessoais.