SAE BRASIL divulga e-book sobre os desafios da mobilidade em pequenas cidades do país
Documentou foi apresentado durante o Painel de Mobilidade Humana, que aconteceu no Congresso SAE BRASIL 2023
Ponte de madeira improvisada sobre rioAriane Marques e Tobias Hückelhofen |
O Comitê de Mobilidade Humana da SAE BRASIL apresentou, durante a 30ª edição do Congresso SAE BRASIL, que aconteceu nos dias 10 e 11 de outubro, em São Paulo, o e-book Observatório da Mobilidade SAE BRASIL - Desafios da mobilidade nas pequenas cidades brasileiras. O documento, lançado durante o Painel de Mobilidade Humana, que debateu a importância da inclusão para as mais diferentes necessidades na mobilidade, é um projeto inédito da SAE BRASIL com o objetivo de explorar a mobilidade humana nas pequenas cidades do Brasil. Para acessar o e-book, acesse o link.
Durante nove meses, os voluntários Ariane Marques e Tobias Hückelhofen viajaram o Brasil a bordo de um motorhome, mapeando a mobilidade das populações fora dos grandes centros urbanos. O Observatório da Mobilidade percorreu 30 mil quilômetros por 21 estados do Brasil. Nessa jornada, foi possível documentar como está a mobilidade em mais de 30 cidades, por meio de coleta de dados, da realização de entrevistas e de muitas imagens. Foram entrevistados usuários e tomadores de decisão no ecossistema da mobilidade.
Buracos na pista provocam acidente de caminhão Ariane Marques e Tobias Hückelhofen |
“O Observatório da Mobilidade – Desafios da mobilidade em pequenas cidades do país é um projeto incrível, que mapeou como é a mobilidade em cidades pequenas no Brasil. É um estudo importante, que precisa ser apreciado para entendermos quais os principais desafios nessas cidades. Há acesso a transporte público, como as pessoas se locomovem? A mobilidade é tão importante para as vidas das pessoas que é parte integrante dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU”, explica Camilo Adas, Conselheiro em Tecnologia e Transição Energética da SAE BRASIL.
Crianças pegam barco para ir à escola Ariane Marques e Tobias Hückelhofen |
Para Adas é preciso discutir muito mais do que apenas tecnologia. “Em vários debates, inclusive durante o Congresso SAE BRASIL, sempre trocamos ideias e informações sobre as tecnologias atuais e as do futuro. É muito importante, com certeza, mas, antes de conhecermos as inovações, é preciso entender a realidade brasileira através do nosso território. E o Observatório da Mobilidade nasce com esse olhar, para entender as realidades”, finaliza.
O download do e-book pode ser feito no link: http://arquivos.saebrasil.org.br/2023/Ebook_Observatorio_da_Mobilidade_SAE_BRASIL.pdf
Sobre a SAE BRASIL
A SAE BRASIL é uma associação de pessoas físicas, sem fins lucrativos, que tem como propósito ser “A Casa do Conhecimento da Mobilidade Brasileira”. Participam da entidade profissionais de variadas áreas, unidos pela missão de criar e de disseminar conhecimento, visando desenvolver tecnologia e inovação no ecossistema da mobilidade.
Fundada no Brasil em 1991 por executivos dos segmentos automotivo e aeroespacial conscientes da necessidade de se abrir as fronteiras do conhecimento da mobilidade e da integração do País ao processo de globalização da economia, a SAE BRASIL é referência nacional para a integração da indústria, academia, 3º setor e dos órgãos técnicos do governo. Conta com 6 mil associados e 09 seções regionais distribuídas desde o Nordeste até o extremo Sul do Brasil, constituindo-se hoje em uma das mais relevantes instituições do setor da mobilidade brasileira.
A SAE BRASIL é filiada à SAE International, fundada em 1905, nos EUA, por líderes de grande visão da indústria automotiva e da então nascente indústria aeronáutica, entre os quais se destacam Henry Ford, Orville Wright e Thomas Edison. Ao longo de mais de um século de existência tornou-se em uma das principais fontes de normas, padrões e conhecimento relativos aos setores automotivo e aeroespacial em todo o mundo, com mais de 35 mil normas geradas e mais de 138 mil sócios em cerca de 100 países.
Contato para a imprensa: congressosae@nectarc.com.br.