Serviço delivery caminha para dispensar pequeno empreendedor

A alternativa faz parte da rotina de mais de 60% dos brasileiros, impulsionando o faturamento do setor em todo país 


O mercado de delivery vem ganhando cada vez mais popularidade nos últimos anos, oferecendo aos consumidores a comodidade de receber produtos e serviços diretamente em suas casas. Esse crescimento tem refletido um impacto no pequeno empreendedor, que muitas vezes enfrenta dificuldades para competir nesse ambiente altamente competitivo.

Mesmo com o amplo funcionamento dos restaurantes em 2023, serviços de entrega de alimentos ainda são apontados como destaque no mercado. De acordo com dados divulgados pela Abrasel (Associação Brasileira de Bares e Restaurantes), mais de 60% dos brasileiros preferem fazer pedido de comida online no dia a dia.

Pesquisa desenvolvida pela Associação Nacional de Restaurantes (ANR) revela que atualmente o serviço delivery representa 39% do total do faturamento de bares, restaurantes, lanchonetes e cafés. Isso indica cerca de R$ 35 bilhões apenas em entregas.

Uma das principais razões pelas quais o mercado de delivery pode levar à extinção do pequeno empreendedor é a grande presença de empresas e aplicativos de entrega que possuem recursos e capacidade de investimento significativamente maiores. Essas empresas podem oferecer uma ampla gama de opções, descontos e promoções atrativas, atraindo assim a preferência dos consumidores.

“O pequeno empreendedor precisará se reinventar usando as novas ferramentas. Muitos deles têm conseguido se adaptar às novidades do mercado, buscando alternativas como a criação de aplicativos próprios, parcerias com empresas de entrega ou investindo em estratégias de marketing para se destacarem”, afirma Fábio Bindes (foto), presidente do Grupo Lago e sócio fundador da Sushiloko, rede de franquia que nasceu com a missão de democratizar a comida japonesa, oferecendo um sushi de qualidade a um preço acessível

Outro fator que contribui para a pressão sobre os pequenos empreendedores é a facilidade de acesso dos consumidores aos serviços de delivery por meio de aplicativos móveis. Com apenas alguns toques na tela do smartphone, é possível realizar pedidos de diversas empresas, sem a necessidade de sair de casa.

Em vez de depender exclusivamente das grandes plataformas, a rede de franquia, que hoje conta com 37 unidades pelo país, investiu nas suas redes sociais, criando uma relação próxima e interativa entre as franquias e o público. Além disso, a rede desenvolveu uma alternativa para entregas exclusivas de comida havaiana: a Pokeland. Um diferencial da marca para aumentar o lucro médio do franqueado em entregas.

As vendas representam 20% dos pedidos nos restaurantes da marca e 15% no lucro total da unidade franqueada. No primeiro semestre de 2023 a franquia obteve R$ 1 milhão e meio em vendas, um sucesso com o público, considerando que nem todas as unidades possuem a opção, presente em 80% das lojas. 

“Embora o mercado delivery possa parecer ameaçador para os pequenos empreendedores, as ações da rede apontam que é possível equilibrar essa situação e prosperar”, revela o especialista Fábio Bindes.

Ao investir em estratégias inovadoras, como um aplicativo próprio e programas de fidelidade, a empresa pode manter sua competitividade e conquistar uma base de clientes maior. Além disso, ao valorizar a qualidade e a autenticidade de seus produtos, a Sushiloko encontrou um nicho de mercado que as grandes empresas ainda não dominaram totalmente.

 

Sobre a Sushiloko

Sushiloko é uma empresa que nasceu com a missão de democratizar a comida japonesa, oferecendo um sushi de qualidade a um preço acessível. Com 37 unidades espalhadas pelo país, a rede tem se destacado pela excelência de seus pratos, ingredientes frescos e atendimento de qualidade. Os restaurantes oferecem um ambiente acolhedor e moderno, perfeito para desfrutar de uma experiência gastronômica única.

O restaurante já recebeu prêmios da revista Pequenas empresas e Grandes Negócios (PEGN) como uma das melhores franquias do Brasil nos anos de 2016, 2017, 2018, 2019, 2020 e 2022. No ano de 2022 ficou em primeiro lugar no ranking de avaliação de suporte de franqueados no ramo de alimentação e em primeiro lugar de franquia de comida japonesa.

Com a introdução da submarca Pokeland, a rede busca expandir seu leque de opções, oferecendo aos clientes uma experiência gastronômica única inspirada na culinária havaiana.

Shushiloko faz parte do Grupo Lago, que é responsável pelas marcas Sushiloko, Hum! Burguer e Brasil Vexado. 


RX da Franquia

Modelo de negócio: Loja de Rua e Loja de Shopping

Ano de fundação: 2007

Ano de início do Franchising: 2010

Número de unidades total: 35

Número de unidades próprias: 2

Número de unidades franqueadas: 33

Investimento inicial: 289.000,00

Taxa de franquia: 45.000,00

Capital de giro: 30.000,00

Royalties: 6%

Taxa de publicidade: 2%

Área mínima por unidade: 40m²

Nº de funcionários por unidade:

Faturamento médio mensal: R$ 162.000,00

Prazo de retorno de investimento: 18 a 36 meses

Prazo de contrato: 5 anos

Telefone:

Celular: 61.99884-6811

Site: www.franquiasushiloko.com

E-mail: nayra.lagofranquias@gmail.com