Empreendedorismo feminino também na odontologia
*Anabela Alencar
Amplo e detalhado levantamento do Conselho Federal de Odontologia (CFO), em2018, já apontava a dimensão do segmento enquanto negócio: o Brasil acolhe mais de 312 mil profissionais de odontologia e movimenta um mercado de mais de R$ 38 bilhões por ano. Assim podemos dizer que vivemos em um país com o maior número de dentistas do mundo.
Abrir uma clínica ou consultório odontológico é uma boa oportunidade de negócio, mas também uma grande responsabilidade. Além da possibilidade de uma operação lucrativa, estas empresas ajudam a dar empregos. E mais: une a relevância do setor de saúde com a atratividade do universo da beleza e bem-estar, devolvendo estima a quem por motivos busca recuperar sorrisos perdidos. Os dados do CFO ainda destacam serem atualmente 55% destes negócios liderados exclusivamente por mulheres. Um setor que fomenta as empreendedoras femininas, com no meu caso.
Sinto orgulho em acompanhar a consolidação do Grupo Odontocape que completou neste outubro último 26 anos no mercado pernambucano. E avança , bem situado, com seis unidades de atendimento em Boa Viagem, Graças, Derby, Caxangá, Piedade e Olinda. Apesar da crise que ronda os negócios e se acentuou após a pandemia da Covid19, fecharemos o ano de 2022 apostando em parcerias com creditados laboratórios e temos como perspectivas para 2023 a intensificação dos nossos serviços em direção à modernização com a Odontologia Digital que já vem recebendo atenção especial.
Nosso projeto de crescimento atual não está focado na abertura de novas unidades, mas numa maior e oportuna interação tecnológica, atualização da equipe e em direção ao conhecimento científico.
Com certeza mudamos a cara da odontologia em Pernambuco ao surgimos, lá atrás, neste mercado democratizando os tratamentos, que antes, devidos os preços, eram restritos por empresas bem estruturadas a poucos. Criamos condições para reabilitar a dentição do paciente, de diversas classes sociais. Sabemos do quanto importante ser esse caminho: Priorizamos uma odontologia de alto nível, com materiais de ponta, dentistas preparados, equipes especializadas e tratamentos em condições mais acessíveis.
Essa é a nossa história, pontuada de desafios e determinação. Acho que há uma concepção de crescimento do setor, nos tempos atuais, no que se refere a um aumento na demanda por tratamentos de reabilitação oral, principalmente de implante dentário, já que a expectativa de vida do brasileiro aumentou e melhorou a consciência da população, para recuperar a mastigação e a estética do sorriso.
Porém, para que essa demanda apareça, real e significativa em 2023, é necessário que a economia volte a crescer, diminua a inflação, surjam novos pontos de trabalho e a renda familiar aumente.
Sigamos, portanto, acreditando em empreender, em oferecer bons serviços e somarmos, com responsabilidade social e ética .
*Anabela de Alencar é sócia fundadora do Grupo Odontocape e atua no marketing e no administrativo da empresa.