As obras de arte e as curiosidades do InstitutoRB
Uma curiosidade resgatada pelo catálogo editado ano passado pelo J. Safra Instituto Cultural comemorando o Instituto Ricardo Brennand é o registro da restauração da escultura O Rapto das Sabinas .A foto de Renato Meziat expõe um drama não divulgado, em 2001, na época em que o saudoso Ricardo Brennand se preparava para inaugurar seu instituto, ano seguinte.
Foto Divulgação |
A escultura , uma réplica da obra criada por Jean Bolougna( Florença ), no século XIX , com 4,20 metros, fica do lado externo do Castelo das Armas e ao ser transportada por carretas para o Recife , após desembarque no Rio de Janeiro, vinda da Itália, chegou danificada em várias partes. O que levou o saudoso Ricardo Brennand a trazer restauradores do Vaticano para remontar a escultura.
A obra de arte, o Rapto das Sabinas, é alusiva ao episódio lendário romano em que a primeira geração de homens romanos teria obtido suas mulheres através do rapto das filhas das famílias sabinas vizinhas. Para quem visita o centro de arte da Várzea , vale conferir a sua beleza . O Instituto Ricardo Brennand abre de terça a domingos, das 13h às 17h.