Ataques à geladeira pela madrugada. Um distúrbio alimentar?

Foto - Divulgação



O blog  conversou com a nutricionista Duda Costa sobre a relação da comida com o estresse. E sobre a prática, cada vez mais frequente, no dia a dia de muita gente: os costumeiros ataques noturnos à geladeira.

Duda Costa - Foto Divulgação

Ela ressalta que "mais do que nunca há um relato do aumento da fome no período da noite. Rotinas estressantes, correria sem fim e falta de atenção plena nas pequenas ações do dia tornaram o comer um amortecedor, um acalento. Comemos, mas não lembramos o que comemos. Comemos, mas estamos tão
conectados naquela reunião importante que não prestamos atenção nos sabores que escolhemos compor nosso dia. O período da noite é o momento de finalmente relaxar, é onde pensamos: "eu mereço , não é?". Além de estarmos mais suscetíveis as disponibilidades alimentares presentes em casa". 

Podemos dizer que os frequentes "ataques" noturnos à geladeira são considerados uma forma de distúrbio alimentar? 

De acordo com a nutricionista, "os ataques noturnos à geladeira não necessariamente se caracterizariam como um distúrbio alimentar, tendo em vista que a rotina estressante, a má qualidade de sono, escolhas alimentares pobres em nutrientes estão presentes em uma parte expressiva da população.

Quando chegamos em casa a noite, aumentamos a necessidade de recompensa daquele dia cansativo, aumentamos também nossa percepção sobre os alimentos disponíveis, já que durante o dia acabamos nos ocupando mais facilmente.

Duda Costa lembra que " a comida surge não só para nutrir, mas para atenuar e aumentar a sensação de bem estar. Isso seria patológico quando há uma ingestão reduzida durante o dia acompanhada a noite de hiperfagia com despertares noturnos frequentes associados a episódios conscientes de compulsiva ingestão alimentar. Há uma presença de alteração no sono e alguns fatores neuroendócrinos".

Duda Costa atende os pacientes no seu consultório no Rio Mar Trade Center:
nutridudacosta@gmail.com.  - Agendamento de consulta: 84- 9. 9706.5996.