Eleições Municipais é tema de livro de Antonio Lavareda e Helcimara Telles
Obra captou os humores eleitorais municipais desde 2008 até aqui
“Eleições Municipais, novas ondas na política” é o novo livro de Antonio Lavareda e Helcimara Telles pela editora FGV (e-book e impresso – 368 páginas). Trinta e três autores assinam os 14 capítulos desta coletânea. Professores, pesquisadores e avaliadores que fazem parte de 29 conceituadas instituições de ensino e pesquisa do Brasil, Alemanha, Bolívia e Espanha.
As análises contidas no volume, o terceiro de uma trilogia sobre Eleições Municipais, abordam as novas ondas na política, o aguçamento da crise de representação, o surgimento de novos partidos, a derrota de legendas tradicionais, o crescimento das alternativas identitárias, a radicalização ideológica e o acirramento da polarização, estimulada pelas mídias sociais.
Este volume completa uma trilogia que começou a ser publicada 2011 e acompanhou a sequência de eleições municipais brasileiras nos anos de 2008, 2012 e 2016, desta vez incorporado ao diálogo eleições locais na Alemanha, na Espanha e na Bolívia. Ele é um dos produtos da exitosa cooperação institucional entre o Grupo de Pesquisa “Opinião Pública, Marketing Político e Comportamento Eleitoral”, da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e o Instituto de Pesquisas Sociais, Políticas e Econômicas (Ipespe). O terceiro livro desta trilogia é especialmente rico.
Ele é testemunha da chegada das novas ondas na política. Um fenômeno mundial que também chegou ao Brasil, onde ganhou feição própria, incorporado às nossas especificidades. Os 14 capítulos apresentam interpretações originais desse processo que reverberam de formas distintas nas diversas eleições municipais realizadas no Brasil e nos países analisados. No dia 3 de setembro, às 18h, Lavareda e Telles farão uma Live com a presença da Profa. Dra. Silvana Krause da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRS) que também assina uma das análises da obra.
Antonio Lavareda – é doutor em ciência política pelo Iuperj. Diretor-Presidente da MCI-Estratégia, presidente do Conselho Científico do IPESPE, fundador do NeuroLab Brasil e professor colaborador da Pós-Graduação em Ciência Política da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Autor, entre outros, do Estudo de imagem do Judiciário Brasileiro (2019), Com Marcela Montenegro, Neuropropaganda de A a Z (2016), com João Paulo Castro, Emoções Ocultas e estratégias eleitorais (2009) e Democracia nas Urnas (1999). Apresenta o programa Ponto a Ponto, na BandNews TV com a jornalista Mônica Bergamo. @lavareda_antonio.
Helcimara Telles – é doutora em ciência política pela USP e realizou estágio pós-doutoral na Universidad Complutense de Madrid. Foi professora visitante na Universidad de Salamanca e atualmente é professora do Programa de Pós-Graduação em Ciência Política da UFNG e coordenadora do grupo de pesquisa Opinião Pública (UFMG). Organizou, entre outros, El votante latinoamericano: comportamento electoral y comunicación política (2015), com Alejandro Moreno, Voto e estratégias de comunicação política na América Latina e A lógica das eleições municipais (2016), ambos com Antonio Lavareda. @maratellesreal.
Informações para a imprensa Os professores e autores, Antonio Lavareda e Helcimara Telles estão disponíveis para entrevistas por meio de contato com a DAAZ Comunicação:
Mauro Rocha – (11) 996-850-729 - mauro.rocha@daazcom.com.br
Sérgio Kapustan – (11) 999-972-633 sergio.kapustan@daazcom.com.br