Hérnia incisional: problema comum decorrente de várias cirurgias

Segundo o cirurgião bariatrico  Walter França, pacientes com quadros de infecção e multiplicidade de cirurgias numa mesma região, fatalmente terão o problema - foto Divulgação


A hérnia incisional, problema que acometeu o presidente Jair Bolsonaro e o fez voltar ao hospital para nova cirurgia, é mais comum do que se imagina. De acordo com o cirurgião do aparelho digestivo e cirurgião bariátrico Walter França, esse problema era mais do que esperado pelo histórico do presidente. “A multiplicidade de cirurgias, causando o enfraquecimento da região operada, assim como processos de infecção, o qual o paciente foi acometido, aumentam muito a probabilidade de surgimento da hérnia. Era quase certo que esse problema iria acontecer” salienta. 
Foto Google imagem

A hérnia incisional surge em decorrência do enfraquecimento muscular da região que foi operada. Quanto mais cirurgias na mesma área, maior é a chance de apresentar a condição. De acordo com a Sociedade Brasileira de Hérnia e Parede Abdominal, o problema aparece em cerca de 12% das incisões realizadas. No ano passado, foram realizadas 23.850 cirurgias de correção de hérnia incisional no Sistema Único de Saúde apenas no ano passado, segundo números do Datasus. Quando a parede abdominal é cortada, a cicatrização não devolve a força daquele músculo e os esforços do dia a dia, como levantar da cama e carregar peso, pode afastar essa região enfraquecida e uma parte do intestino pode formar um ambulamento (espécie de bola na região do abdômen. 


Ainda de acordo com o cirurgião Walter França o procedimento é de médio porte por envolver ambiente cirúrgico, abertura abdominal e anestesia geral. “ O procedimento de correção de hérnia incisional faz-se necessário para que se evite o agravamento da situação e também para trazer um melhor resultado estético”, ressalta o profissional.

SERVIÇO:
Dr. Walter França
Consultório G, 5 º andar do Hospital Esperança, na Ilha do Leite
Informações: (81) 3424.9796/ 3423.2772/ 3131.7887