Hospital Miguel Arraes faz alerta para motociclistas
Divulgação |
Ano após ano, não muda o perfil da principal vítima de acidentes com motocicletas que dá entrada no Hospital Miguel Arraes (HMA), em Paulista. O paciente do sexo masculino, entre 20 e 39 anos, vítima de colisão, encontra-se em primeiro lugar nas notificações de casos de vítimas de acidentes com motos. O levantamento foi feito para marcar o Dia do Motociclista que aconteceu no sábado, 27 de julho, pelo Núcleo de Vigilância Epidemiológica (NEPI) do HMA, unidade referência no atendimento a vítimas de acidentes de trânsito e traumas na Região Metropolitana Norte do Recife.
Neste primeiro semestre de 2019, entre 1º de janeiro e 30 de junho, 472 pacientes foram atendidos no HMA, vítimas de acidentes com motocicletas. Mais de 87% foram homens e 62% com idades entre 20 e 39 anos. Colisão foi a natureza de 60,5% dos casos. Ano passado, no mesmo período, 562 pacientes foram atendidos depois de se envolver em acidentes com motos. Apesar da redução de 16% no número de notificações, o perfil permanece o mesmo; a diferença está nos percentuais: 87% foram homens, 63,5% entre 20 e 39 anos e 59,8% vítimas de colisão.
O mais preocupante, no entanto, diz respeito às internações hospitalares. Desses 472 atendimentos no primeiro semestre de 2019, 264 precisaram de internamento; 55,9% do total. "São pacientes submetidos, muitas vezes, a mais de uma intervenção cirúrgica e que precisam de acompanhamento médico, fazendo com que fiquem afastados da família, dos amigos e do trabalho, com grande possibilidade de alguma sequela. É uma recuperação lenta. Além disso, esse paciente onera o Sistema Público de Saúde em suas fases pré-hospitalar, durante o atendimento e até posteriormente, levando em consideração as sessões de fisioterapia", explicou dr. Francisco Couto, coordenador do Serviço de Ortopedia e Traumatologia do HMA.HMA faz levantamento para Dia do Motociclista
Para alertar sobre direção defensiva voltada para motociclistas, o Serviço Social em parceria com o NEPI/HMA realizaram uma atividade no ultimo dia (29), às 10h, com a presença de Ícaro Barros, da Secretaria de Mobilidade da Prefeitura do Paulista.