Conferência dos Cônsules da Suécia em Estocolmo
O Embaixador da Suécia no BrasilPer-Arne Hjelmborn e Erik Limongi Sial, Cônsul da Suécia em PE,AL, PB e RN em Estocolmo, capital da Suécia - foto divulgação |
Erik Limongi Sial, cônsul da Suécia nos estados de PE, AL, PB e RN, participa até esta sexta-feira (31), da Conferência dos Cônsules de Estocolmo, que reúne os representantes de todos os consulados suecos no Brasil, na capital da Suécia. Na pauta do encontro, discussões de ordem orçamentária, planejamento, gerenciamento de crise e também sobre os direitos civis dos cidadãos suecos.
Além da interação entre os cônsules brasileiros, com o embaixador Sueco Per-Arne Hjelmborn e com a Ministra Conselheira e Chefe da Missão Sueca no Brasil, Jenny Lennung, o grupo também visitou à sede da SAAB, responsável pela fabricação dos caças militares Gripen, cujo modelo a Aeronáutica do Brasil adquiriu 36 unidades. Lá, a equipe foi recebida pela vice-presidente da empresa, Ellen Molin. Mas, o ponto alto da visita aconteceu na segunda-feira (27) com a audiência privativa do embaixador e dos cônsules com Sua Majestade o Rei Carl XVI Gustaf e a Rainha Sílvia, no Palácio Real de Estocolmo.
Foto divulgação |
Em visita ao Castelo de Linköping, na cidade de mesmo nome, que fica há duas horas e meia da capital, o grupo foi recebido pelo Governador Carl Fredrik Graf, da Região Metropolitana de Östergötland, que congrega 14 municípios, dentre eles o de Linköping. O castelo foi construído no Século XII, já tendo sido a sede de um Palácio Real.
Visita à sede da Veonner - foto divulgação |
Outra visita importante aconteceu na sede da Veoneer, empresa de tecnologia sueca igualmente situada em Linköping e responsável pelos sistemas de segurança eletrônica, direção avançada e sistemas de assistência que equipam várias marcas de automóvel de luxo, a exemplo de Volvo, Porsche, Audi, Mercedes, BMW, além de alguns modelos Honda e Ford.
Pernilla Josefsson Lazo, do Ministério das Relações Exteriores da Suécia e Erik Limongi Sial - Foto divulgação |
Na agenda institucional, houve também uma série de reuniões com a Ministra das Relações Exteriores da Suécia Margot Wallstrom, o Secretário de Estado do Comércio Niklas Wallstrom, a nova presidente da Fundação Childhood Brazil, Roberta Rivellino, o embaixador do Brasil na Suécia Nelson Tabajara de Oliveira e também no parlamento sueco.