Carla Rio lança projeto autoral de Roda de Samba, neste sábado, 09 de fevereiro
A artista pernambucana também lança a versão feminina da canção Uma Prova de Amor, sucesso na voz de Zeca Pagodinho |
O ano de 2019 tem tudo para ser um divisor de águas na carreira de Carla Rio. A artista pernambucana recém chegada do Rio de Janeiro, onde cumpriu agenda de entrevistas e shows na cidade carioca, lança, no próximo dia 09 de fevereiro, às 18h, no Bartira Bar, em Boa Viagem, o projeto De Olho No Samba. A iniciativa, que leva o nome de seu primeiro cd solo, além de servir de palco para ela lançar a regravação da canção Uma Prova de Amor, de autoria de Toninho Geraes e Nelson Rufino, e sucesso na voz de Zeca Pagodinho, vem com a proposta de reunir, numa roda de samba comandada por ela, convidados locais e nacionais, do eixo Recife-Rio-São Paulo. O objetivo desta inciativa pioneira na cidade é fortalecer o samba de raiz, dando espaço para os artistas da nova geração e já consagrados neste meio.
De acordo com a sambista a ideia é que a iniciativa aconteça 2 vezes por mês. "Como a nossa estreia será na data em que se comemora em Pernambuco o Dia do Frevo e estamos no período das prévias de uma das maiores festas populares do Estado, contaremos com a participação de Nonô Germano e do sambista Cris Galvão", ressalta Carla Rio. "O evento inaugural além de destacar a nossa diversidade cultural e musical será o momento de apresentar a minha nova canção, uma regravação de um clássico do samba, pela primeira vez gravado por uma mulher, oportunidade única, que muita me honra", comemora.
Carla Rio- Foto Patrick Gomez |
A gravação dessa nova música aconteceu no estúdio EME, na Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro. A produção, direção musical e arranjo foi assinado por Alceu Maia que também participou tocando cavaquinho, banjo, viola caipira e violão. Músicos renomados nacionalmente participaram da gravação tais como, Jorge Simas, grande violonista de 7 cordas, o baterista Jorge Gomes, o contrabaixista Ivan Machado, o flautista Dirceu Leite e o percussionista Neném Chama. A produção executiva foi de Georgea Rio. Tuta" Macedo, técnico de gravação, foi o responsável pela masterização e mixagem. No vocal, Jussara Lourenço e Paola Maia e, na realização do clipe, Patrick Gomez.
Carla Rio também comemora a agenda lotada para o Carnaval onde já tem shows marcados em Recife, Olinda, interior de Pernambuco, Muro Alto e outras localidades. Após a folia de Momo, a artista volta ao Rio de Janeiro onde cumpre agenda de shows. Esse ano ainda, lança o seu segundo cd com músicas autorais e canções novas de artistas consagrados como Zeca Pagodinho, Jorge Aragão, Paulo César Feital, Mauro Diniz, Dudu Nobre, Toninho Geraes, Léo Russo, Jorge Simas e Alceu Maia. Os arranjos, produção e direção musical desse novo trabalho serão de Alceu Mais e Jorge Simas.
TRAJETÓRIA- O amor, a vocação e o talento para a música Carla Rio trouxe no DNA. A cantora é filha do compositor de samba e frevo, Alirio Moraes e irmã do cantor André Rio. Aos 10 anos, ela já subia ao palco, nos festivais de música do Colégio Santa Maria, para defender com sua bela voz e postura artística as canções compostas pelos seus irmãos Alirio Moraes de Melo e André Rio. Juntos formavam o trio conhecido como Familia Dó, Ré, Mi e se destacavam, conquistando vários prêmios nas disputas musicais colegiais. A arte da dança também foi e é uma paixão em sua vida. Integrou, com seu talento, ainda muito nova, vários grupos de dança, chegando a fazer cursos em Nova York na Brodway Dance Center e na Step Dance Center, com ícones da dança moderna e contemporânea. Plural, também se fez presente no Teatro Pernambucano, na década de 90.
Carla Rio- Foto Patrick Gomez |
A convite de seu irmão, André Rio, é presença marcante no Carnaval de Pernambuco, participando como atração em todos os shows do cantor, sobretudo no desfile do Galo da Madrugada desde 2014. A artista também participou da Turnê Europeia VIVA PERNAMBUCO nos anos de 2015 e 2016, apresentando-se em 05 países (Alemanha, Suíça, Inglaterra, Itália e Portugal), levando a alegria contagiante do samba, forró e maracatu. Dividiu o palco novamente com Roberto Menescal, André Rio e Luciano Magno no show MPBOSSA (2ª temporada), onde passeou pelo ritmo da Bossa Nova, mostrando sua versatilidade. Recentemente, estreou o projeto De Olho no Samba e se apresentou em várias casas noturnas do Recife, como Mercearia do Braz, Cafofo dos Amigos, Comendador, Pousada do Carmo, Boi e Brasa, cantando a raiz do samba pernambucano. No repertório, ela leva músicas com arranjos inovadores de grandes nomes do samba nacional, como João Nogueira, Jorge Aragão, Candeia, Cartola, Arlindo Cruz e nomes da Música Popular Brasileira como João Bosco, bem como canções inéditas de Chrigor Lisboa, André Rio, Alirio Moraes e Cezzinha. Apesar de toda essa versatilidade artística o samba é a sua grande paixão e sempre foi o ritmo cantado com o seu pai ao violão desde a sua infância. E como bem diz, um conhecido samba eternizado na voz de Zeca Pagodinho, a focada artista deixa a vida levá-la sempre nos acordes do samba e, ao som desse ritmo, que é a cara do Brasil, ela constrói de forma sólida, a sua promissora carreira musical.
SERVIÇO
LANÇAMENTO- PROJETO DE OLHO NO SAMBA
QUANDO: 09 DE FEVEREIRO, À PARTIR DAS 18H
ONDE: NO BARTIRA BAR, NA RUA ERNESTO DE PAULA, 1474,EM BOA VIAGEM
QUANTO: R$ 20,00 ( INGRESSO INDIVIDUAL)
R$ 80,00 ( MESA PARA 4 PESSOAS)
INFORMAÇÕES: 81. 3038.6441