Prefeitura de Igarassu realiza ações para celebrar mês da Visibilidade Trans

Fotos/ Google Imagem


Igarassu celebra em Janeiro, o mês da Visibilidade Trans através da secretaria Executiva da Mulher. A comemoração acontece desde 2004, em todo país, quando ativistas trans participaram, no Congresso Nacional, do lançamento da primeira campanha contra a transfobia no país. A celebração é uma das maneiras de tornar a população trans e o movimento LGBT visíveis à sociedade brasileira. No próximo dia 28 de janeiro, duas atividades vão marcar a data. 


A primeira ação acontece na feira de Igarassu em parceria com a Associação para Travestis e Transexuais de Pernambuco. Um ato itinerante vai levar para população, apresentação de esquetes (peças teatrais de curta duração) .Ainda no local, perto da parada de mototaxistas, será montada uma tenda onde a população vai receber orientações sobre os direitos LGBT. A ação acontece no período das 9 às 12 horas. No turno da tarde, uma roda de dialogo vai debater a partir das 13 horas, o Processo de Humanização no atendimento de travestis, transexuais e transgêneros. O evento acontecerá no auditório do Colégio dos Santos Cosme e Damião.




As ações estão sendo coordenada por Raphaella Ribeiro, gestora municipal LGBT da secretaria Executiva da Mulher de Igarassu e pela secretária Julia Challegre. De acordo com Raphaella , é preciso chamar a atenção para a luta desta população que busca dignamente visibilidade, aceitação e direitos básicos. " O objetivo é de promover um trabalho educativo, focado na humanização para evitar constrangimentos. Queremos orientar sobre as formas de abordagem" , detalha a gestora.


Raphaella Ribeiro que foi a primeira trans de Pernambuco a incluir o nome social no titulo de eleitor e a terceira de Igarassu a ter documentação civil alterada, explica que as pessoas precisam entender que respeito é uma questão de dever: " É importante que as pessoas entendem que é dever de todos abordar a pessoa trans pelo nome social ou até mesmo pela identidade visual ", conclui.