A vez da energia solar no setor hoteleiro


Pousada Iandê - Foto Ironildo Machado/Insole divulgação  


Uma das grandes preocupações atuais de empresários ou investidores do setor hoteleiro é com os altos custos do consumo de energia elétrica. Em alguns casos, a conta com energia elétrica chega a ocupar o topo das despesas mensais, superando até mesmo a folha de pagamento com funcionários. Em tempo de crise energética e econômica, a solução encontrada por muitos donos de hotéis e pousadas para economizar energia o ano inteiro é investir em sistema de captação de energia solar. 

Muitos estabelecimentos do setor hoteleiro no Brasil já descobriram as vantagens em adotar soluções através da chamada energia limpa e renovável. Dois bons exemplos disso estão na Praia de Porto de Galinhas, litoral sul de Pernambuco, e um dos locais preferidos pelos turistas que visitam o Estado. Numa parceria com a INSOLE, empresa de energia solar do grupo ATP, as pousadas Iandê e Recife dos Corais investiram na implantação de placas para geração de energia fotovoltaica e já podem perceber a economia no final do mês. 

Pousada Recife de Corais- Foto Ironildo Machado/Insole divulgação


O empresário Antônio Bispo, dono da Pousada Recife dos Corais, com capacidade para 55 hóspedes distribuídos em 20 quartos, foi o pioneiro na instalação de painéis fotovoltaicos em seu estabelecimento, em Porto de Galinhas. “Há 9 meses instalei 20 placas que geram cerca de 5 kW. Já posso perceber uma economia de até 20% na conta de energia”, afirma. 

Outro investidor do setor hoteleiro, o empresário Carlos Ottoboni, proprietário da pousada Iandê, também está bastante satisfeito com os resultados do novo sistema, que opera há apenas três meses, em Porto. “Instalei 40 placas para produção de 10 kilowatt (kW) e já consigo perceber uma economia de 20% a 25% na conta de energia. A pretensão para o futuro é economizar 100% e suprir todas as necessidades do meu estabelecimento que conta com 20 apartamentos e tem capacidade para hospedar 56 pessoas”, salienta.

De acordo com o gerente comercial da INSOLE, Paulo Medeiros, a Caixa Econômica Federal disponibiliza um financiamento específico voltado para o setor turístico. No Proger, o empresário pode financiar em até 120 meses com carência de até 30 meses, 90% do valor do equipamento adquirido para o seu empreendimento. A taxa de juros anual é de 5% mais a Taxa de Juro de Longo Prazo (TJLP), que gira em torno de 6,5% ao ano.

CRESCIMENTO - A INSOLE comemora a excelente fase, mesmo diante do cenário de crise que o país enfrenta. Até outubro deste ano, a empresa pernambucana registrou crescimento em mais de 50% em relação a 2014, e a previsão é manter-se nesse patamar em 2016. Há dois anos na produção de energia solar e com escritórios fixos no Recife, Rio de Janeiro, São Paulo e Brasília, a INSOLE está presente em todo território nacional. Pernambuco é o estado brasileiro que concentra atualmente o maior volume de negócios da empresa, seguido de São Paulo e Rio de Janeiro. A INSOLE conta com 31 funcionários atuando em seus escritórios de representação e mais 10 responsáveis pela instalação de projetos no campo. Uma das características da empresa é a contratação de mão de obra estrangeira para agregar conhecimento técnico aos seus produtos e serviços.

A empresa – Fundada em agosto de 2013, no Recife, a INSOLE oferece a solução completa para a instalação de sistemas de energia solar, desde o projeto aos estudos de viabilidade técnica até a montagem e manutenção. Dispõe ainda do serviço de monitoramento online para acompanhar a performance dos equipamentos e a instalação. A INSOLE é uma das empresas pioneiras no Brasil na área de energia solar e se destaca pela qualidade e segurança de suas instalações, sendo a única empresa integradora a ser convidada pela ANEEL para o primeiro seminário sobre geração distribuída (de energia solar fotovoltaica) promovido pelo órgão.

Sobre o Grupo ATP - O Grupo ATP surgiu em 1991 com a ATP Engenharia e é hoje composto por mais de 20 empresas. As operações da holding incluem os segmentos de infraestrutura de transportes, empreendimentos imobiliários, soluções tecnológicas, transporte urbano, limpeza urbana, engenharia e energia. O Grupo ATP tem hoje diversos empreendimentos no Brasil e no exterior. Em 2014, formou a ATP Soluções em Energia, na qual estão concentradas as operações do grupo na área de energia.

A ATP marca a sua posição no mercado de consultoria há vinte anos e consolidou sua experiência através de centenas de contratos de estudos, projetos, anteprojetos, planos diretores, gerenciamento e supervisão de obras, executados em todo o país e no exterior, sob os mais rigorosos requisitos de controle de qualidade e de permanente atualização tecnológica, fatores básicos para o processo de desenvolvimento da ATP.