V Workshop Internacional de Desenho Urbano inicia no Forte das Cinco Pontas
Os arquitetos Zeca Brandão e Jorge Fiori/ Foto Valter Andrade |
Bastante prestigiada a abertura do V Workshop Internacional de Desenho Urbano UFPE/AA, na noite desta última terça-feira (30), no Museu da Cidade do Recife/ Forte das Cinco Pontas. O evento, como previsto, começou pontualmente às 19h e reuniu cerca de 60 arquitetos, sendo 30 brasileiros e 30 estrangeiros de 18 países, oito professores de Arquitetura e Urbanismo da UFPE , oito da Architectural Association School of Architecture – AA, em Londres, além de público interessado no assunto.
A diretora da Secretaria Nacional do Ministério das Cidades, Júnia Santa Rosa e o presidente da Geosistemas Roberto Muniz/ Foto Valter Andrade |
O evento visa criar projetos e soluções viáveis de urbanização e habitação social para a Lagoa Olho D´Água, em Jaboatão dos Guararapes. Com quase 400 hectares, a lagoa é maior espelho d'água do país, três vezes maior que a conhecida Lagoa Rodrigo de Freitas, no Rio de Janeiro. Os arquitetos irão apresentar o resultado de 10 dias de trabalho no próximo dia 10, em evento aberto ao público. Compondo a mesa do workshop o vice- prefeito de Jaboatão, Heraldo Selva, o vice-reitor da UFPE, Silvio Romero de Barros Marques, a diretora da Secretaria Nacional do Ministério das Cidades, Júnia Santa Rosa, o secretário de Habitação do Estado, Marcos Baptista, o arquiteto e professor da AA, Jorge Fiori e o arquiteto e professor da UFPE, Zeca Brandão. Na coordenação local do evento o arquiteto e professor da UFPE, Luiz Amorim. Na produção executiva a Proa Cultural.