Sinregás - PE recebe evento da ANP no Recife

Encontro reuniu sindicatos, revendedores e distribuidores de GLP para tratar de minuta sobre revenda varejista de GLP/Foto Divulgação


O Sinregás - PE (Sindicato dos Revendedores de Gás Liquefeito de Petróleo do Estado de Pernambuco) participou e recepcionou o encontro promovido pela ANP (Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis), que discutiu a minuta de resolução sobre a revenda varejista de GLP (Gás Liquefeito de Petróleo do Brasil Gás de cozinha). O evento aconteceu na tarde da quinta-feira (2) no Park Hotel em Boa Viagem e contou com representantes de revendas e de sindicatos de outros estados além de Pernambuco, como Bahia, Ceará, Paraná e São Paulo.

Durante o encontro, os sindicatos e revendedoras do GLP, mais conhecido como gás de cozinha, questionaram algumas normas estabelecidas pela ANP, como também aproveitaram para esclarecer dúvidas freqüentes a um dos órgãos que é responsável pela fiscalização da revenda e distribuição do GLP. "É de fundamental importância este momento, estamos discutindo e atualizando o novo marco regulatório que vai reger a atividade dos revendedores e também dos distribuidores de GLP", explica Aurélio Amaral, superintendente de abastecimento da ANP. 

De acordo com o superintendente, é importante que todos conheçam, debatam, façam as sugestões, os questionamentos, pois a partir destas sugestões a ANP vai deliberar e vai tomar as decisões que vão interferir na vida do comerciante daqui para frente. "A ANP vai sempre olhar para o mercado, para promover uma concorrência sadia, fazendo com que o produto chegue com qualidade até o consumidor", explica ele. 

Há quase dois anos existe o debate sobre a minuta de resolução sobre a revenda varejista de GLP. "Tudo o que foi apresentado na minuta é passível de ser consolidado e surgir como uma inovação. É um salto de qualidade, de uma modernização, é uma atualização e que já foi fruto de uma série de discussões prévias. Boa parte dos assuntos tem uma solidificação na ANP, já estão amadurecido" completo Aurélio.

"A importância deste evento aqui em Pernambuco foi a participação de estados do Norte e do Nordeste para Pernambuco, pois geralmente esses eventos acontecem no sul. Solicitei à ANP que desse uma prioridade ao nordeste e que viesse à Pernambuco para a gente poder agregar e esclarecer as dúvidas relacionadas à nova resolução que será decidida no próximo mês", destacou Francinne Gulde, presidente do Sinregás – PE.

Segundo Francinne, as mudanças são importantes para o setor. "Devem ajudar bastante no combate da clandestinidade, que é muito alta aqui no Estado. Esperamos que a nova resolução nos ajude a trazer também certa segurança ao consumidor. As mudanças podem interferir na forma de comercialização, a qual a ANP vai ter mais controle sobre as revendas, promovendo um rastreamento do produto até o consumidor", finaliza Gulde.

Luciano Holanda, presidente do Sincegas – CE, diz que a ANP nos últimos anos vem passando por uma transformação muito grande. "Devido ao programa de combate à clandestinidade, a ANP se aproximou mais das revendas, dos sindicatos. E agora com esta nova regulamentação, ela quer ouvir a revenda, para que após a resolução estar pronta, não haja mais questionamentos, então é louvável os sindicatos a nível de Brasil se fazerem presentes, com certeza teremos bons frutos desta nova resolução", destaca Luciano Holanda.

"Existem pontos positivos e negativos. Mas as minutas trazem uma capacidade de prestação de um serviço melhor. A divergência que os revendedores têm em relação às propostas discutidas são relacionadas à verticalização das distribuidoras. Acho injusto que uma distribuidora possa abrir uma revenda ou ser sócio para concorrer com o setor", revela Eduardo Vasconcelos, revendedor de GLP.

Até o dia 4 de agosto, a ANP irá receber através do site da ANP, as sugestões das revendedoras, distribuidoras e sindicatos relacionadas à revenda varejista do GPL para as alterações na nova resolução. A audiência púbica para definir todas as questões discutidas nos encontros acontece no dia 19 de agosto de 2015 no Rio de Janeiro.