CESAR e FG firmam parceria hoje
O reitor da FG, Pierre Lucena e o superintendente do César, Sérgio Cavalcanti/ Divulgação |
O CESAR.EDU - braço educacional do instituto de inovação CESAR - acaba de firmar parceria com a Faculdade dos Guararapes (FG) – integrante da rede internacional de universidades Laureate. Pelo acordo, a FG passará a oferecer, a partir do início do segundo semestre, cursos de especialização, na categoria pós-graduação lato sensu, Powered by CESAR. A cooperação oferecerá quatro cursos: Gestão Ágil de Projetos (GAP); Segurança Cibernética da Informação (SIESTA); Desenvolvimento de Apps em Dispositivos Móveis (TecDaM); e Design de Interação (D2Int). A assinatura do convênio ocorreu na manhã desta terça-feira (30), na unidade do CESAR.EDU, no bairro do Recife.
Cada um dos cursos terá duração de 18 meses e todos poderão ser ministrados tanto na unidade da FG Recife, no bairro da Boa Vista, quanto na de Piedade. Dependendo da necessidade, também poderá haver disciplinas ou atividades de laboratório nas instalações do CESAR.
"Essa parceria representa mais uma transferência do nosso know-how para a sociedade", avalia Sergio Cavalcante, superintendente do instituto de inovação. Segundo ele, os cursos Powered by CESAR seguirão o padrão do instituto, ou seja, não haverá diferença, nem pedagógica nem qualitativa, se o aluno estudar no CESAR.EDU, na FG de Recife, na FG de Piedade ou em qualquer outra cidade brasileira, já que a parceria com a FG abre portas para uma futura expansão em toda a rede de ensino superior Laureate por todo o Brasil.
Mercado
Os cursos escolhidos para celebrar essa parceria foram selecionados pelo próprio CESAR em concordância com a FG, ao identificar a falta de profissionais qualificados nessas áreas específicas. Pela análise do instituto de inovação, o mercado atual encontra-se em franca expansão e a procura por profissionais especializados é crescente. De acordo com as previsões da Associação Brasileira de Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação (Brasscom), a contratação de profissionais de TI deve ter um aumento de 30% até 2016. O mercado já emprega, atualmente, 1,3 milhão de pessoas. Ainda segundo a organização, a indústria brasileira de TI ocupa a 7ª posição no ranking mundial, com um investimento de US$ 60 bilhões, em 2014.
"A parceria da FG com CESAR irá proporcionar aos estudantes da Região Metropolitana do Recife o melhor que o polo de tecnologia pode oferecer, aliado à estrutura internacional da Rede Laureate. Vários dos professores escolhidos serão profissionais do próprio CESAR", reforçou o reitor da Faculdade dos Guararapes, Pierre Lucena. Segundo ele, a ideia é oferecer cursos muito focados, contando com os melhores profissionais de tecnologia de Pernambuco, que estão no CESAR.
O público-alvo para cada curso é:
- GAP: profissionais diversos que queiram se informar acerca das metodologias de gestão ágil de projetos, especialmente profissionais de TI, mas não limitados a eles;
- SIESTA: profissionais de TI que queiram se informar acerca das tecnologias e estratégias para Segurança Cibernética;
- TecDaM: profissionais de TI que queiram aprender e/ou aprimorar suas técnicas de desenvolvimento de aplicativos para dispositivos móveis (também designers que queiram se dedicar à programação);
- D2Int: designers e profissionais de TI que queiram se inteirar das tecnologias de design para interação.
"Com essa parceria, os alunos interessados em uma pós-graduação com o nosso padrão poderão ter acesso aos cursos também em outros locais como a FG, que é sólida no mercado e tem padrão internacional de ensino pela Rede Laureate", completa o superintendente Sergio Cavalcante. Ele acrescenta que em breve, o CESAR voltará a ter especializações próprias, oferecidas no CESAR.EDU, sem qualquer prejuízo ao convênio com a FG.
Matrículas
As matrículas estarão abertas a partir de julho, por meio do telefone: (81) 3461.5555, pela internet, no endereço: faculdadeguararapes.edu.br ou então presencialmente nas unidades da FG. Informações sobre valores de investimento e dias/horários dos cursos também poderão brevemente ser acessados no site da FG.