Morador de Olinda possui forte bairrismo pela cidade
Prédios na orla de Olinda/Foto Divulgação |
Se o recifense carrega no País a fama de bairrista, o olindense pode ser considerado ainda mais apaixonado por sua cidade, apesar dos inúmeros problemas estruturais registrados no município. Especialistas do ramo imobiliário são unânimes em dizer que viram o mercado aquecer bastante nos últimos tempos em toda a Região Metropolitana do Recife (RMR), com o surgimento de excelentes e modernos empreendimentos, mas que isso não foi suficiente para atrair os olindenses para a capital pernambucana. E engana-se quem pensa que são os valores altos que afastam os moradores da Cidade Patrimônio da Humanidade. A explicação é outra: o morador de Olinda não gosta de largar suas raízes.
A cidade de Olinda tem mais de 370 mil habitantes e bairros gigantescos. Não tem um grande comércio e nem indústria. E isso implica em baixa arrecadação e problemas de cidades grandes. Há possibilidade bem distintas de moradia como a Cidade Alta, com casarios históricos, mas há bairros nobres característicos por serem uma região residencial, a exemplo de Casa Caiada e Bairro Novo. Os moradores conhecem bem a realidade, mas não abrem mão de viver na cidade. Em regra geral, os prédios novos erguidos em bairros melhores são para atender aos moradores do município que já têm relação com a cidade.
“Quem nasceu em Olinda ou vive por lá, dificilmente vai trocar o seu apartamento pelo Recife. Acontece, mas o número é muito pequeno. É impressionante como o morador daqui valoriza a cidade. Os moradores de Olinda permanecem na cidade só vão mudando para bairros melhores e mais estruturados", explica Bruno Wanderley, diretor executivo da Construtora Holanda, uma das mais famosas da cidade, ressaltando que mais de 90% das unidades vendidas em seus empreendimentos são para pessoas que já reside na cidade.
E a Holanda Wanderley termina mesmo sendo uma prova. A construtora acredita tanto nisso que focou bastante na cidade e destinou boa parte de seus investimentos por lá. De cinco empreendimentos erguidos recentemente pela empresa, três estão localizados numa mesma rua, no Bairro Novo, região nobre da cidade. Um quarto edifício foi lançado este mês. O foco da empresa são prédios de classe média de dois e três quartos que são conhecidos pela qualidade no acabamento com preços que variam de R$ 250 mil a R$ 435 mil. “Além da preocupação constante que temos com a qualidade das construções e com o custo compatível para os clientes, também buscamos oferecer rapidez na entrega dos imóveis, ressalta Romero Cardoso, diretor-comercial da Construtora Holanda”.
Apesar de estar com empreendimentos presentes em diversos bairros da RMR, é em Olinda que a Holanda fortaleceu a marca nos últimos anos com a construção de edifícios em áreas nobres da Cidade Patrimônio da Humanidade. Três bons exemplos estão localizados na rua Pereira Simões, no Bairro Novo. Lá, a empresa construiu o Rotterdam e o Volendam, ambos com apartamentos de 3 quatros, piscina, churrasqueira e área de laser completa e o edifício Holanda Residence. Neste mês de junho, a construtora deve lançar mais um edifício no Bairro Novo de Olinda.
Marcelo Nilo/Foto Divulgação |
O discurso do empresário da construção civil é reforçado pelo consultor imobiliário Marcelo Nilo, corretor de grande referência da cidade. Ele lembra que Olinda vem recebendo grandes empreendimentos e possui uma extensa orla e isso acaba sendo um diferencial e fator determinante para o morador permanecer na região. “Às vezes, os clientes têm potencial para ir para bairros bem mais estruturados do Recife, mas preferem pagar valores equivalentes por um apartamento para ficar perto da praia e ter menos agito do que o Recife", garante.
De acordo com Marcelo Nilo, a disputa por espaço no litoral ocorre em todos os lugares e Olinda tem uma vasta área e termina virando um custo-benefício interessante porque o preço do metro quadrado de um imóvel equivalente na praia de Boa Viagem vai custar pelo menos o dobro. “Quando acontece de eu atender um casal de outra cidade é porque algum dos dois viveu em Olinda e sabe que pode ser interessante”, completa Marcelo Nilo.
HISTÓRIA - Fundada há 16 anos, a Construtora Holanda Wanderley se diferencia de muitas de suas concorrentes por causa da qualidade de seus empreendimentos. Sediada em Olinda, a empresa atua com serviços de engenharia em geral, mas o foco principal são as incorporações de edifícios residenciais e a prestação de serviços para indústrias e terceiros. Possui mais de 12 prédios construídos na Região Metropolitana do Recife e um acervo técnico de 300 mil metros quadrados de área construída. Atualmente trabalha na construção de edificações em bairros do Recife, Olinda, Jaboatão dos Guararapes e Paulista. A Construtora Holanda é hoje um dos principais nomes na especialização de edificações residenciais e industriais. A Holanda implantou e utiliza um sistema de gestão de qualidade para a área de execução de obras de edificação e possui além do certificado ISO 9001/2008, também a certificação no Programa Brasileiro de Qualidade e Produtividade do Habitat, que visa melhoria da qualidade dos serviços de construção civil.
SERVIÇO:
Construtora Holanda Wanderley
Informações: 81| 3493.0806
Marcelo Nilo Imóveis
Informações: 81|3318.0708