Arquitetos vão propor soluções de urbanização para Lagoa Olho D´Água,
Fotos/ Divulgação |
Serão 10 dias para pensar e propor soluções de urbanização e habitação social, aqui em Pernambuco. O desafio foi lançado para 60 arquitetos brasileiros e de diversos outros países que participarão do V Workshop Internacional de Desenho Urbano AA/UFPE, de 30 deste mês a 10 de Julho, no Museu da Cidade do Recife/Forte das Cinco Pontas. O encontro, organizado pela escola de arquitetura Architectural Association School of Architecture – AA, em Londres, na Inglaterra, e o Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Urbano do Departamento de Arquitetura e Urbanismo da UFPE, reúne 12 professores das duas instituições e terá como foco principal das discussões a urbanização e revitalização da Lagoa Olho D´Água, em Jaboatão dos Guararapes. A abertura acontece dia 30, às 19h, com palestra dos professores e arquitetos Zeca Brandão (UFPE) e Jorge Fiori (AA), representando as duas instituições de ensino.
"A intenção desse workshop é articular as propostas dos arquitetos ao Plano de Desenvolvimento Sustentável da Lagoa Olho D' Água, desenvolvido pelo Consórcio PROJETEC-DIAGONAL, em particular ao Plano de Desenvolvimento Local Integrado (PDLI), que orienta as intervenções na área quanto ao desenvolvimento socioeconômico, físico-territorial e institucional", afirma o arquiteto, urbanista e professor da UFPE Luiz Amorim, que coordena os trabalhos do Workshop, aqui no Estado.
Segundo ele, as unidades habitacionais da área precisam atendar as diretrizes do programa "Minha Casa,Minha Vida",do Governo Federal e oferecer uma arquitetura que proporcione conforto e segurança para seus usuários, além de serem dotadas de qualidades estéticas e características sustentáveis.
ÁREA DE ESTUDO - A área de estudo corresponde à micro bacia da Lagoa Olho D'Água, parte da região costeira da Bacia Hidrográfica do Rio Jaboatão. A área é composta por um sistema lagunar com espelho d'água de 375 ha, com pouca profundidade, formado principalmente, pela drenagem de dois canais: o de Setúbal,ao norte, e o Olho D' Água, ao sul. O entorno da lagoa é formado por exemplares da Mata Atlântica e de Espécies de mangue.
A planície Flúvio – lagunar favoreceu a ocupação sem planejamento ao longo dos séculos XX e XXI. As condições físicas formam áreas alagadas, tanto temporariamente, quanto permanentemente. A área apresenta problemas complexos de drenagem das águas pluviais e a necessidade da população residente. As recomendações da PDLI apontam para a introdução de novo sistema viário, regularização do solo, introdução de redes de infraestrutura e provimento de habitação social.
Na programação do evento, haverá palestras, debates, visitas à área do projeto estudado e oficinas. O encontro vai reunir a Secretaria Nacional de Habitação do Ministério das Cidades, Júnia Santa Rosa e especialistas como os arquitetos e professores Luiz Amorim e Zeca Brandão, ambos da UFPE, o arquiteto e urbanista Jorge Fiori, representando a Architectural Association School of Architecture de Londres, a economista e socióloga Tânia Bacelar, o engenheiro João Recena, sócio-diretor da PROJETEC, além de representantes da Secretaria Estadual de Habitação de Pernambuco e da Secretaria de Planejamento e Desenvolvimento da Prefeitura de Jaboatão dos Guararapes. O evento é aberto ao publico nos dias 30 de junho e dias 01 e 10 de julho. Nos demais dias será fechado para os grupos de arquitetos que irão elaborar as propostas do projeto.
HISTÓRICO- Nos últimos anos, a AA desenvolveu, em parceira com a MDU, quatro workshops em Recife: o Workshop Internacional de Desenvolvimento Urbano no Centro do Recife, em abril de 2003; o II Workshop Internacional de Desenvolvimento Urbano AA/UFPE: interfaces espaciais para o Bairro do Recife, realizado em março de 2006; o III Workshop Internacional de Desenho Urbano AA/UFPE- Programa Minha Casa, Minha Vida: Habitação Social e Intervenção Urbana, realizado em junho e julho de 2013; e o IV Workshop Internacional de Desenho Urbano AA/UFPE- Projeto Avenida Norte: Habitação Social + Mobilidade Urbana, realizado entre abril e maio de 2014. Nas duas edições mais recentes, o workshop teve como foco o tema da habitação social em consonância com as preocupações do Ministério das Cidades em melhorar a qualidade dos projetos arquitetônicos e urbanísticos desenvolvidos no Progrma Minha Casa, Minha Vida, através da parceira com universidades brasileiras e estrangeiras. Os eventos contam com o apoio de importantes parceiros: Ministério das Cidades/ Secretaria Nacional de Habitação (SNH); Ministério de Planejamento, Orçamento e Gestão/Secretaria de Patrimônio da União (SPU); Governo do Estado de Pernambuco/ Secretaria das Cidades (SEDIC); Prefeitura da Cidade do Recife. Secretaria de Desenvolvimento e Planejamento Urbano/ Instituto Pelópidas Silveira; Embaixada Britânica; Governo do Estado de Pernambuco/ Secretaria de Habitação (SEHAB); Prefeitura do Jaboatão dos Guararapes/ Secretaria de Planejamento, Gestão e Desenvolvimento Econômico e no apoio técnico operacional estão a Geosistemas –Engenharia & Planejamento e a Proa Cultural.
SERVIÇO
V Workshop Internacional de Desenho Urbano
Quando: 30 de junho a 10 de julho
Onde: Museu da cidade do Recife/ Forte das Cinco Pontas
Informações: 81. 3419.8070.
PROGRAMAÇÃO
DIA 30/06
Local: Museu da Cidade do Recife/Forte das Cinco Pontas
19h – Abertura – Palestra com Zeca Brandão(UFPE) e Jorge Fiori (AA)
19h30 – Saudações institucionais (Ministério das Cidades, MDU/UFPE, Secretaria Estadual de Habitação/Governo de Pernambuco, Secretaria de Planejamento e Desenvolvimento da Prefeitura de Jaboatão dos Guararapes.
20h – Palestra inaugural da arquiteta e urbanista Solange Carvalho (UFRJ)
Tema: "Projetos de Urbanização de Favelas no Rio de Janeiro- práticas, resultados e inovações para integrar às favelas à cidade formal".
DIA 01/07
Local: Museu da Cidade do Recife/Forte das Cinco Pontas
09h – Palestra com a economista e socióloga Tânia Bacelar (Sócia-diretora da CEPLAN Consultoria Econômica e Planejamento e professora aposentada da UFPE).
Tema: A Região Metropolitana do Recife
Apresentação da área de estudo – (Histórico de ocupação da área, Condicionantes ambientais, parâmetros legais, projetos urbanos existentes e panorama de futuro e infraestrutura urbana).
10h30– Coffee Break
11h – Apresentação do Programa Minha Casa, Minha Vida - Palestra com a diretora da Secretaria Nacional de Habitação do Ministério das Cidades Júnia Santa Rosa.
12h – Apresentação técnica:
Local: Museu da Cidade do Recife/Forte das Cinco Pontas
- Júnia Santa Rosa e Equipe técnica do Ministério das Cidades – Apresentação do Programas do Governo Federal na área da Lagoa Olho D´Água.
- João Recena – Diretor da PROJETEC – Apresentação do Plano de Desenvolvimento local integrado da Lagoa Olho D´Àgua.
DIA 02/07
Local: Lagoa Olho D´Água (Jaboatão dos Guararapes)
9h30 - Visita à área de intervenção
DIA 10/07
Local: Museu da Cidade do Recife/Forte das Cinco Pontas
14:00 – Apresentação dos resultados da oficina do projeto
17h30 – Saudações finais