Caruaruenses participam de Fórum Latino-Americano


Evento voltado para profissionais de arquitetura terá escritório da Capital do Agreste como único representante do norte-nordeste/Foto Divulgação



Os arquitetos Mariana Caraciolo, Bernardo Lopes e Pablo Patriota, do escritório Jirau Arquitetura e Urbanismo, de Caruaru, serão os representantes de Pernambuco na 3ª edição do Fórum Jovens Arquitetos Latino-Americanos (FJAL), que acontece em maio, na cidade de Fortaleza (CE). No hall de palestrantes, arquitetos renomados da Colômbia, México, Argentina, Chile e apenas quatro escritórios brasileiros, sendo um deles, o representante caruaruense.


O Fórum Jovens Arquitetos Latino-Americanos – FJAL – foi uma ideia que começou em junho de 2010, quando, em uma iniciativa independente, um grupo de jovens arquitetos de Fortaleza decidiu trazer para o debate a nova produção arquitetônica da América Latina. Tendo como princípios básicos os recortes de idade e lugar e a escolha de arquitetos que estivessem atuando com um forte embasamento teórico – aliando, portanto, teoria e prática arquitetônicas – o fórum buscou aproximar ao máximo as experiências apresentadas com a realidade da prática cotidiana, a fim de incentivar e motivar novas formas de encarar os problemas e buscar melhores soluções para as cidades.

Este ano, o evento vai explorar o tema 'Do edifício ao território'. Segundo os organizadores, hoje não é mais possível falar sobre arquitetura restringindo-se apenas aos edifícios. As relações que estes estabelecem e as interações e usos que podem gerar ou potencializar na paisagem e no território tornam-se protagonistas no debate sobre a produção arquitetônica no século XXI. A crescente conscientização da sociedade sobre as questões urbanas reforça esta postura, e os profissionais de arquitetura não podemos ficar alheios a esta discussão. 

O representante caruaruense vai mostrar um pouco da sua produção, enfatizando a relação das edificações com a cidade, como a arquitetura do edifício interfere positiva ou negativamente na paisagem urbana. E as soluções, que o Jirau já conseguiu adotar em seus projetos para melhorar esta integração. "Seremos o único escritório do nordeste presente como palestrante, e sendo a nossa produção toda no interior de Pernambuco, se quer estamos na capital, isso é um grande destaque e motivo de orgulho para nossa cidade. Iremos poder mostrar como é possível a prática da boa arquitetura fora do eixo sul e sudeste, que sempre recebe mais destaque no panorama de publicações de arquitetura", explica a arquiteta Mariana Caraciolo. O Fórum Jovens Arquitetos Latino-Americanos acontece de 06 a 08 de maio, na cidade de Fortaleza (CE).