Reunião da obesidade esclarece riscos da doença e aponta soluções
Fotos/ Adriana Ximenes |
A obesidade tem crescido em todo o mundo seja pela ocidentalização no modo de se alimentar, seja pela automação proveniente do avanço tecnológico. A falta de tempo faz cada dia mais pessoas abrirem mão de uma dieta saudável, optando pelos fast foods e sedentarismo. Essa combinação bombástica leva ao excesso de peso e em alguns casos, a obesidade trazendo consigo várias doenças que comprometem a saúde e a realização de atividades corriqueiras do dia a dia.
Na próxima segunda-feira (30), às 19h, o cirurgião bariátrico Walter França movimenta no 7º andar, do anexo 3, do Hospital Esperança, na Ilha do Leite, a Reunião Multidisciplinar da Obesidade. O evento gratuito visa esclarecer dúvidas sobre a obesidade e a cirurgia bariátrica com depoimentos de pacientes já operados e palestras com nutricionista e psicóloga que integram a equipe do profissional. De acordo com Dr. Walter esse evento é muito esperado pelos pacientes que tem indicação de cirurgia da obesidade. " Na reunião eles tem uma oportunidade de esclarecer dúvidas com profissionais da área e ouvir relatos de pacientes que já passaram pelo procedimento cirúrgico", ressalta.
Mais da metade dos brasileiros tem excesso de peso. No Brasil, 51% da população sofre com esse problema segundo pesquisa recente da Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico (Vigitel). O Instituto de pesquisa realizou 45 mil entrevistas por telefone com moradores das capitais brasileiras e do Distrito Federal. Entre o sexo masculino há prevalência de excesso de peso maior que as mulheres 54,5% contra 48,1%. Quando o assunto é a obesidade, as mulheres saem na frente com 18,2% contra 16,5% do sexo masculino.
A obesidade já é um problema de saúde pública pois muito já é gasto para tratar as doenças que surgem devido ao excesso de peso como problemas cardiovasculares, diabetes tipo II, apnéia do sono, alteração do colesterol, doenças articulares, refluxo, dentre outras. Detectado o problema, uma das soluções é a cirurgia da obesidade, atualmente um procedimento menos invasivo, quando utilizada a técnica by pass de Fobi Capellla.
SERVIÇO:
Dr. Walter França
Informações: 81. 3131.7879