Neste verão troque a frigideira pelo forno
Fotos/ Diuvlgação |
Todo mundo sabe fritura não faz bem. Alto teor calórico, o óleo utilizado sofre alterações químicas quando aquecido. Por mais gostosas que sejam, as frituras não são aliadas da saúde e nem da dieta balanceada. Mas se engana quem acha que se tem que abrir mão dos hambúrgueres, nuggets e batatas fritas neste verão. Transformando a maneira como esses alimentos são feitos, é possível torná-los mais saudáveis. Como? É só trocar a frigideira pelo forno.
Na hora de preparar no forno ou na panela elétrica alimentos que originalmente seriam fritos, pode ser necessário colocar um pouco de óleo ou azeite, para que não grudem, assim como no caso das carnes, por exemplo, às vezes é preciso virar de lado, para que cozinhem por igual. Quanto ao sabor e à aparência não há muita diferença. "O que pode ocorrer é o alimento feito no forno ficar mais seco do que quando imerso em óleo, pois a gordura presente nesse sela os alimentos, mantendo sua umidade", explica a chef e consultora da Sabor de Beijo, Sofia Mota.
Porém, a chef alerta que na hora de escolher entre o alimento assado e o frito, a regra é seguir a reeducação alimentar, mas que comer uma fritura de vez em quando não faz mal a ninguém. "Não há produtos proibidos. O que deve haver é bom senso e equilíbrio", lembra.