Beleza e bem estar ganham cada vez mais mercado

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O cuidado com o próprio corpo tem conquistado cada vez mais espaço no dia a dia de mulheres e também de homens. Tanto que em 2012 o cenário mundial da indústria de cosméticos e higiene pessoal faturou US$ 433 bilhões, com destaque para os mercados norte-americano e japonês. Este faturamento global representava um crescimento de 41% ao ano. Este é um dos segmentos que naus cresce no mundo, e no Brasil não poderia ser diferente. Naquele ano de 2012, este movimento econômico no país correspondia a 10% do planeta com US$ 41,8 bilhões e registrava uma taxa de crescimento três vezes maior com 12,4%. 

O aumento do poder de consumo contribuiu para que itens, antes considerados supérfluos na lista de compra, passassem a ser agora adquiridos com frequência, e por consequência se tornassem indispensáveis para uma nécessaire para aquelas pessoas cujas rotinas envolvem um tempo cada vez maior fora de casa. Mas, outros despontam como os principais fatores para este incremento do setor como, participação crescente da mulher brasileira na força de trabalho e aumento da expectativa de vida da população. 

Diante disto, as perspectivas deste consumo são bastante otimistas, de acordo com números divulgados pela Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (Abihpec), que projeta expectativa de vendas de 11,8% acima numa comparação

com 2013, ritmo de expansão próximo dos cerca de 10% do ano anterior. Espera-se assim umfaturamento total em 2014 some R$ 42,6 bilhões. E diante disto, todas as fichas devem ser bem trabalhadas para alcançar esta margem. Um exemplo disso é o olhar da comunicação sobre este universo, com estratégias cada vez mais assertivas que vão além da escolha do garoto e garota-propaganda para representar sua imagem.

A Dove lançou a campanha a beleza natural. A L'Oreal trouxe o charme da boa idade para sua imagem com o rosto da atriz Helen Mirren. A Natura surpreendeu passageiras de alguns voos da Gol nos aeroportos de Salvador, Recife e Fortaleza com kits especiais de maquiagem Natura, quando da retirada de suas bagagens. O plus foi a possibilidade dessas mulheres se maquiarem na hora por um profissional antes mesmo de se encontrarem com seus parentes, namorados, maridos ou amigos. Recentemente, a Roval Farmácias de Manipulação também apostou em ação de impacto para ampliar sua imagem em ação desenvolvida pela RTG PROMO na rede Cinemak no estado, numa estratégia oportuna. 

Afinal, o casamento do cinema com a beleza e o bem estar se projeta dentro e fora das telas com a incorporação de diversos personagens e estrelas em campanhas ou enredos com este foco, como Isabella Rossellini que atuou como garota-propaganda da Lacôme, ou Sharon Stone que estrelou como empresária de marca de cosméticos no filme Mulher-gato (2004) e ainda representou a Dior. Com o mote "Renove-se a cada estação", a marca que atua há cerca de 26 anos no Nordeste reforça cada vez mais sua linha própria de cosméticos, além de investir em um mix que engloba produtos naturais, cosméticos e dermocosméticos, com mais de 400 itens.