João Paulo recebe a gratidão de ex-moradores de palafitas

Fotos: Társio Alves


Gratidão pela melhoria de vida foi a tônica da caminhada de João Paulo no Conjunto Habitacional Abençoada por Deus, no bairro da Iputinga, na noite desta terça-feira. No local onde hoje moram ex-habitantes de palafitas, o candidato ao Senado pela Coligação Pernambuco vai mais longe sentiu de perto a alegria das pessoas que ganharam uma nova moradia, fato que ocorreu em sua gestão na Prefeitura do Recife, entre 2000 e 2008. 

A auxiliar de serviços gerais Michele Kátia, de 33 anos, vive no habitacional desde a inauguração, há seis anos. "Agora meus filhos têm lazer e não dormem mais com ratos, ninho de cobras ou na água. Tenho muito a agradecer a João Paulo por ter nos tirado das palafitas", disse. "João foi uma pessoa muito boa para a gente, que vivíamos na beira do rio e agora temos um lar. Ele foi o melhor prefeito do Recife", acrescentou a dona de casa Maria Salete, 58 anos.

A gratidão a João Paulo foi constante, assim como as reclamações com o descaso da atual gestão municipal - esgoto a céu aberto, lixo exposto e infiltrações. Diversos moradores do habitacional expuseram a insatisfação com a falta de atenção dos serviços básicos.

Apesar de animado pelo reconhecimento, João Paulo criticou o atual prefeito do Recife pela negligência. "Nós estamos diante de um governo municipal que abandonou a população de baixa renda; hoje postos de saúde são precários, faltam médicos e medicação e o povo que mais precisa ser atendido é humilhado", afirmou.

Entregue em 2008, na gestão de João Paulo, o habitacional foi a primeira obra concluída pelo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) no Recife. As moradias beneficiam 428 famílias que viviam em palafitas, no bairro da Torre, na Zona Norte. Contudo, atualmente carecem de manutenção.