Consumo de doces aumenta nesta época do ano


Foto: Divulgação
Na estação mais fria do ano, o apetite aumenta e alimentos mais calóricos entram em cena para manter o calor do organismo. Chocolate, cheesecake, e até mesmo o café, incrementado com doce de leite, ou chantilly, contribuem para criar um ambiente mais aconchegante para quem não abre mão da sobremesa quando vai almoçar ou jantar fora, mesmo no frio do inverno.

"Quando o clima está frio, uma bebida quente é como se enrolar debaixo de um cobertor" explica Sofia Mota, chef e consultora da Sabor de Beijo, que oferece uma grande variedade de sobremesas, desde o tradicional bolo de rolo até doces finos. "Nessa época, percebemos um aumento nos pedidos por doces e cafés e uma queda na demanda por sucos e refrigerantes, por exemplo", completa.

Foto: Divulgação

As receitas com chocolate continuam sendo as prediletas, não somente nessa estação, como durante o ano inteiro, mas, para quem está preocupado com o peso, a casa também conta com opções mais light, como o "naked cake".  Um bolo refinado sem glacê e sem cobertura gordurosa. "Nessa sobremesa, o destaque é a fruta", diz Sofia, "com a massa fina, e recheio caprichado, a popularidade do "naked cake" vem crescendo e pode ser a próxima atração gastronômica do inverno".

Outra opção saborosa é o damasco recheado com castanha, para quem segue uma linha mais natureba. "A fruta pura pode ter tanto sabor quanto uma sobremesa mais incrementada. Basta saber combinar diferentes notas e texturas para aguçar o paladar", ensina a chef.