À frente das tomadas de decisão do consumidor

Paulo Vieira de Castro - Foto Divulgação



Conhecer a mente do consumidor é um dos grandes benefícios do Neuromarketing, um novo campo de estudo de pesquisas, que estuda em essência o comportamento do consumidor, a partir de suas reações neurológicas a estímulos externos. "Num mundo em que não é mais de necessidades, mas sim de conceitos, sendo o mundo em que vivemos – em grande medida - resultado da construção inconsciente que dele temos, vemos evoluir um novo horizonte para as neurociências: consumo como o mais complexo paradigma do comportamento humano. Por isto, o neuromarketing facilita a vida dos analistas de marketing, face à possibilidade das respostas aos questionários não serem sinceras", segundo o Diretor do Instituto Superior de Administração e Gestão do Porto (Portugal), Paulo Vieira de Castro.

E é em função desta importante discussão que todos os olhos se voltam neste final de semana ao NEF - Neurobusiness Expo Forum 2014, que acontece neste sábado (dia 17) e domingo (18), no Hotel Golden Tulip Belas Artes, na Consolação, em São Paulo. O evento traz grandes nomes da área no mundo como Antonio Casals Mimbrero da SalesBrain, a primeira agência de Neuromarketing no mundo, que falará sobre "Neuromarketing – a nova ciência da persuasão"; especialista em comércio eletrônico, marketing digital, empreendedorismo e vendas, João Kepler, que falará sobre "Comportamento do Consumidor no Meio Digital"; e o mestre em Neurociências Aplicadas (ESCO Foundation), o espanhol Antonio Ruiz Fernández, co-fundador da Brain House, que abordará Neurociência aplicada à mídia.

Na discussão, Antonio Ruiz Fernández explicará que o Neuromarketing não é apenas feito de um botão "comprar" instalado no cérebro, e nem mesmo pela criação de consumidores "zumbis" impotentes para resistir às tentações e cócegas que o marketing gera no cérebro. Já o empreendedor serial João Kepler tratará do novo consumidor brasileiro, conectado e com acesso amplo a mais informação, e tiverem sua forma de consumo a partir das Redes Sociais. Enquanto Antonio Casals Mimbrero, abordará "Neuromarketing – a nova ciência da persuasão", proporcionando uma visão geral dos fundamentos do Neuromarketing. 

"Esta é uma oportunidade única de conhecer melhor como aproveitar as ferramentas à mão para ações estratégicas assertivas, pois desvendar como se dá o processo de consumo como um todo assim como as devidas tomadas de decisão são essenciais nos dias de hoje", diz a consultora pernambucana Mônica Leão que representa a holding paulista TNVG no NEF - Neurobusiness Expo Forum 2014,. Especialista na área, ela participa ainda do workshop da empresa espanhola Sales Brain, "Neuromarketing com o modelo preditivo da Sales Brain- Neuromap", e ainda terá a oportunidade de conhecer o avançado Google Glass.