Preparação e formação de estratégias adequadas são foco de seminário

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A Crise da Petrobrás poderá afetar as eleições? Numa corrida eleitoral vale tudo, e tudo é permitido? Há meios e ferramentas que podem contribuir no processo? Diversos especialistas garantem que sim. Contudo, ressaltam que entender como funcionam as pesquisas, preparar as estratégias e conhecer bem todos os aspectos que envolvem uma campanha, inclusive o jurídico, desde as novas regras e as mudanças feitas pela Câmara poderá se tornar um diferencial neste momento da corrida eleitoral. Por isto, colocam estas questões em debate no I Seminário de Marketing Político e Legislação Eleitoral, que começou na última quarta (dia 09) e termina nesta sexta-feira (dia 11), com profissionais e candidatos de todo Nordeste. 

O programa foi todo estruturado com foco na nova realidade do ambiente político para as campanhas de 2014 e envolvem nomes de peso do cenário nacional para discutir a nova e particular disputa neste ano. “E ele é bastante diferente dos anos anteriores” destaca Antônio Melo, palestrante e coordenador de conteúdo do Seminário. Segundo o jornalista e especialista em marketing eleitoral, envolvido em campanhas nacionais e estrangeiras como a de Garibaldi Alves Filho para a Prefeitura de Natal (RN) e na de Amazonino Mendes para a Prefeitura de Manaus (AM), e nas presidenciais de Mário Covas e Lino Oviedo no Paraguai.

Além das estratégias de marketing, os participantes conhecerão as mudanças introduzidas na legislação eleitoral e o que poderá ainda ser feito e valer para esta eleição. Organizado pelo Instituto IdeAção/Expolab e a ESA/ OAB – PE, a proposta é dar subsídios para o desenvolvimento de planos de trabalho a partir da experiência de especialistas que atuam com sucesso no Brasil e no exterior. 

Na programação constam, por exemplo, o presidente da Comissão de Direito Eleitoral da OAB-SP, Alberto Mendes Rollo, que ainda presidente o Instituto de Direito Político Eleitoral e Administrativo (Idipea). Ele dará subsídios para atuação na agenda atual com o expertise de 45 anos ininterruptos de atuação na área eleitoral na palestra “Eleições no Brasil hoje – o que muda e o que deveria mudar”, e o advogado e professor Leucio Lemos Filho, presidente da Comissão de Direito Eleitoral da OAB-PE, que tratará do modelo para o futuro da legislação eleitoral. 

“No sistema atual, a doação é feita e é possível controlar, depois da disputa, quem ganhou as licitações, permitindo a correspondência entre a licitação ganha e a doação feita. Proibir o financiamento por empresas ampliará as doações feitas através de caixa dois. Tanto a comissão de reforma política da OAB-SP como a comissão de Direito Eleitoral decidiram pela manutenção da doação de empresas, para saber quem doou para quem e permitir a fiscalização no futuro”, como explicou o presidente da Comissão de Direito Eleitoral da OAB-SP, Alberto Mendes Rollo, à revista Consultor Jurídico, em entrevista nos últimos meses. 

Com nove painéis de discussões e diversos palestrantes, o programa foi todo estruturado com foco na nova realidade do ambiente político para as campanhas de 2014 e envolvem nomes de peso do cenário nacional para discutir a nova e particular disputa neste ano. E mantém entre os outros nomes na agenda estão a Jornalista e publicitária Nadya Risocelly, diretora executiva da Miksom Rio, que abordará “Análise do Discurso e Imagem do Candidato”; o diretor geral do IPESO - Instituto de Pesquisa de Mercado, Victor Trujillo, que falará sobre “Monitoramento em campanhas políticas através de pesquisas qualitativas e quantitativas”; o especialista em marketing digital, Beto Toledo, diretor de Estratégia Digital VML Brazil, mostrará o uso das mídias sociais, ferramentas e formas; a radialista Gisele Neubarth, sócia-proprietária da BG Solução de Conteúdo; e a ex-repórter da TV Globo, Globo News, SBT, Rede Brasil, Mariana Kotscho, especializada em media training.

Um dos nomes mais atuantes no cenário da comunicação online, Beto Toledo foi responsável pelas estratégias de ações em mídias sociais de diversas campanhas como a de Mendonça Filho. “O trabalho no digital é muito pulverizado e muito estratégico. Cada canal tem um objetivo e uma forma especifica de se comunicar. Não dá para um candidato sair criando perfis em todas as redes e não ter estrutura para tomar conta de tudo. Os canais precisam casar com as propostas e com a personalidade do candidato. Exemplo simples: Se o candidato não é bom de vídeo, deve-se evitar montar uma estratégia baseada em Youtube. Mas ele pode ser bom de frases e para isto o twitter é excelente”, comenta o especialista, que falará do assunto com foco nas estratégias adequadas no evento.

Com passagens em diversas emissoras como a Rádio Nacional de Brasília e Radio Cultura de São Paulo, Gisele Neubarth, comandou diversos programas de rádio em campanhas realizadas pela agência de Duda Mendonça, como a de Paulo Maluf, em 2002, para o Governo de São Paulo, e Olga Riutort, em 2013, para Deputada Federal de Córdoba, Argentina. E para a especialista o meio rádio fará uma grande diferença. "O rádio não morreu, especialmente em ano eleitoral. O meio não só continua ativo como será um grande diferencial nas campanhas eleitorais", diz ela. Mas, para ter sucesso é preciso aproveitá-lo bem. “Saber usar essa ferramenta numa campanha política requer uma comunicação específica, criativa e direta. Não se pode subestimar aquele que escuta e que, na maioria das vezes, sente na pele os problemas e reconhece as soluções que necessita”, frisa ela que apresentará algumas nuances do veículo na palestra “Rádio, a voz que chega”.

Especialista em Media Training, Mariana Kotscho já atuou na preparação de diversos destaques nacionais como Michel Temer e dará a palestra aula voltada na questão das formas ideais de se lidar com a imprensa, questão essencial neste período eleitoral. “Numa entrevista, o político tem que entender que o jornalista é ali um representante do eleitor. Por isso, o jornalista não pode ser visto como um inimigo. Uma entrevista pode determinar o resultado de uma eleição - ainda mais hoje em dia com a repercussão também nas redes sociais. Tanto pelo lado positivo, quanto pelo negativo”, ressalta ela. 

O evento acontece no auditório da ESA/ OAB – PE, no Centro do Recife, na Rua do Imperador Dom Pedro II, nº 307 – Santo Antônio. As inscrições são limitadas e podem ser feitas pelo pelo telefone (81) 3224-9236 ou no próprio local. 

PROGRAMAÇÃO

DIA 09 DE ABRIL – QUARTA-FEIRA

9h – Entrega de credenciais

9h30 – Palestra de abertura: Alberto Mendes Rollo

Leia mais: Presidente da Comissão de Direito Eleitoral da OAB-SP, presidente do Instituto de Direito Político Eleitoral e Administrativo (Idipea), tem 45 anos ininterruptos de atuação na área eleitoral. Sua palestra : “Eleições no Brasil hoje – o que muda e o que deveria mudar”

Debatedores:

Bruno Baptista – Formado pela UFPE e pós-graduado pela ESMAPE. Ex-Professor de Direito Eleitoral da UFPE e FAPE. Professor convidado de cursos de pós-graduação e preparatórios para concursos públicos. Ex Procurador Chefe da UPE. Advogado militante desde 2001, Sócio de Baptista e Vasconcelos Advogados Associados e Diretor-Tesoureiro da OAB-PE.

Silvio Pessoa Júnior – Secretário geral da OAB-PE e procurador da Assembléia Legislativa de Pernambuco, e sócio-fundador do Pessoa, Pinto, Carvalho, Dantas & Moreno – Advogados.

14h30/18h - Antônio Melo – Coordenou campanhas eleitorais de governador e prefeito em diversos estados, além de ter participado das campanhas presidenciais  de Mário Covas e José Eduardo Santos (Angola), Lino Oviedo (Paraguai), Paes Estensoro (Bolívia). Falará sobre Análises e Estratégias para uma Campanha Eleitoral.


Leia mais: Jornalista profissional (Folha, O Globo, Rede Globo, Veja), especialista em Marketing Eleitoral, coordenou dezenas de campanhas, com destaque para as campanhas de Jackson Lago - Governo do Maranhão; Garibaldi Alves Filho - Prefeitura de Natal-RN; Renato Amary - Prefeitura de Sorocaba-SP; Roberto Jabali - Prefeitura de Riberão Preto - SP; Amazonino Mendes - Prefeitura de Manaus – AM. Participou ainda da campanha presidencial de Mário Covas, José Eduardo Santos (Angola) e Lino César Oviedo (Paraguai).

DIA 10/04 – QUINTA-FEIRA

9h/10h15 - Kleber Mazziero – Ex-regente da Orquestra Sinfônica de Barcelona, professor do Laboratório de Criação de Jingles da ESPM, Mestre em Comunicação Social, autor de mais de 150 jingles eleitorais, falará sobre “Importância do Jingle na campanha eleitoral” .
Dia 10 de Abril –16h/17h30

Leia Mais: Maestro, foi regente titular da Orquestra Sinfônica de Barcelona, Mestre em Comunicação Social, autor de 7 CDs, 9 livros, 12 filmes, 11 peças teatrais e mais de 200 jingles publicitários. Participou de inúmeras campanhas eleitorais, desde a eleição presidencial de 1989. Coleciona mais de 150 jingles eleitorais por campanhas de todo o Brasil. Atualmente ministra aulas no Laboratório de Criação de Jingles da ESPM.

 

10h30/12h -Mariana Kotscho – Jornalista profissional (TV Globo, Globo News, SBT, Rede Brasil) especializada em media training, teve entre seus clientes o vice-presidente Michel Temer e o ex-prefeito de Manaus e ex-governador do Amazonas, Amazonino Mendes, além de empresários e parlamentares. Vai falar sobre Media-trainning.

Leia mais: Jornalista especialista em Media Training . Atualmente apresenta programa na Rede Brasil.Jornalista profissional, trabalhou na TV Globo, Globo News, SBT e atualmente apresenta um programa na Rede Brasil. Especialista em media training, preparou vários políticos brasileiros para lidar com a mídia. Já fizeram treinamento com ela o vice-presidente Michel Temer, o ex-ex-prefeito de Manaus e ex-governador do Amazonas, Amazonino Mendes, empresários, políticos. Foi premiada na categoria TV Doc/Especial do Prêmio Vladimir Herzog de Anistia e Direitos Humanos, pela matéria “Dops, o resgate de uma história”, veiculada na Globo News.

14h30/16h- Gisele Neubarth – jornalista profissional, especializada em rádio, tendo trabalhado em diversas campanhas políticas no Brasil e na Argentina. Na última coordenou equipes de rádio de diversas cidades para a agência de Duda Mendonça. Tema da palestra: “Rádio, a voz que chega”.

Leia Mais: Radialista de formação, coração e alma. Produtora, diretora, editora e âncora. Criadora e redatora de diversos programas. Coordenadora de rádio para campanhas eleitorais e políticas no Brasil e no exterior. O começo foi na Rádio Nacional de Brasília como locutora e apresentadora de programas em AM, FM e OC. Foi amor ao primeiro programa. De lá pra cá várias rádios, grandes projetos, muitas campanhas eleitorais e a certeza de que o rádio pode ser o veículo mais direto, verdadeiro, criativo e imaginativo. O rádio tem o poder e a força que podem definir os rumos de uma eleição. O rádio atinge o coração e a razão do seu ouvinte. O rádio é o companheiro fiel do eleitor. O rádio é a voz que chega!

16h30/18h Nadya Risocelly – Jornalista e publicitária, com especialização em comunicação pública eleitoral e em construção de imagem, é diretora executiva da Miksom Rio, e especialista em conteúdo do discurso político. Sua palestra será “Análise do Discurso  e Imagem do Candidato”.


Leia mais: Jornalista e Publicitária, especializada em Comunicação Pública, Eleitoral e em Construção de Imagem. Foi apresentadora e repórter da Rede Globo, Durante 8 anos foi assistente de Duda Mendonça e Coordenadora de Jornalismo em todas as campanhas realizadas por ele neste período. Entre as Campanhas que coordenou, estão as de Jader Barbalho, José Roberto Arruda, Carlos Bezerra, Alceu Collares, Ottomar Pinto, Clodovil Hernandez e a última de Marta Suplicy ao Senado. Atualmente é Diretora Executiva da Miksom Rio.

DIA 11/04 – SEXTA-FEIRA

9h/12h -Victor Trujillo – Professor de pesquisa da ESPM, Professional Member of American Marketing Association, autor do livro “Pesquisa de mercado qualitativa e quantitativa”, falará  sobre “Monitoramento em campanhas políticas através de pesquisas qualitativas e quantitativas”.

Leia Mais: Psicólogo, formado em Propaganda e Marketing pela ESPM, pós-graduado em Política e Estratégia pela USP, MBA em Marketing pela ESPM, Professional Member of American Marketing Association - A.M.A., cursou a A.M.A. School of Marketing Research - University of Notre Dame - USA. Trabalha há 23 anos com pesquisa de opinião pública e eleitoral, atuou nas últimas 11 eleições. Diretor Geral do IPESO,éprofessor de Pesquisa da ESPM, autor do livro "Pesquisa de Mercado Qualitativa e Quantitativa" - Ed. Scortecci, 2001, coautor do livro "Curso de Propaganda - Do Anúncio a Comunicação Integrada" - Ed. Atlas, 2004. Em 1999, foi agraciado com a medalha Amigo da Marinha.

14h30/ 16h- Beto Toledo – Diretor de estratégia digital da VML Brazil, considerado um dos executivos brasileiros mais destacados na área digital, antes dos 18 anos já tinha uma start-up digital. Desde 2000 trabalha em campanhas políticas com redes sociais. Dentre seus clientes na iniciativa privada empresas como Vivo, Casas Bahia, Lenovo, Groupon, Dafiti, Colgate-Palmolive. Vai falar sobre “Marketing Político através das Redes Sociais – Como, Quais e quando utilizá-las”.

Leia mais: É sócio e CEO do Clica Cidade e diretor de Estratégia Digital VML Brazil. Considerado um dos executivos brasileiros mais destacados na área digital, antes de completar 18 anos de idade Beto já possuía uma startup digital. Além de consultorisas estratégica para várias empresas e políticos nas suas campanhas on-line (Renato Amary - Prefeito / Vitor Lippi - Prefeito / Fatima Pelaes - Governo AP / Mendonça Filho - Governo PE) foi sócio de vários empreendimentos on-line, como TUDS.com.br e Update or Die. Também trabalhou para empresas como Vivo, Casas Bahia, Ponto Frio, LG Eletronics, Lenovo, Groupon, Dafiti, Colgate-Palmolive, entre outras pela VML.

16h30h/18h – Palestra de Encerramento
Leucio de Lemos Filho– Presidente da Comissão de Direito Eleitoral da OAB-PE e Procurador Judicial do Município do Recife. Atuou como Procurador-Chefe da Procuradoria Legislativa e exerceu as funções de Secretário de Apoio Jurídico da Câmara Municipal do Recife. Sua palestra será sobre “Legislação Eleitoral – um modelo para o futuro”

Leia Mais: Presidente da Comissão de Direito Eleitoral da OAB-PE e Procurador Judicial do Recife, Membro da Associação Brasileira de Direito Tributário – ABDT e Sócio Fundador e vice-presidente do Instituto Egydio Ferreira Lima. Atuou também como Procurador-Chefe da Procuradoria Legislativa e exerceu as funções de Secretário de Apoio Jurídico da Câmara Municipal do Recife,  Assessor Especial da Reitoria da Fundação Universidade de Pernambuco UPE e Professor Assistente de Legislação Tributária na Faculdade de Ciências da Administração de Pernambuco da Fundação Universidade de Pernambuco - FCAP/UPE.

Debatedor: Ex-presidente da OAB-PE e ex-presidente da Comissão Nacional de Direitos Humanos da OAB, Jayme Asfora, atual vereador do Recife e Procurador do Estado de Pernambuco.


SERVIÇO:
I Seminário de Marketing Político e Legislação Eleitoral
Quando: De 09 a 11 de abril
Horário: das 9h às 18h
Onde: Auditório da ESA/ OAB – PE, no Recife
Endereço: Rua do Imperador Dom Pedro II, nº 307 – Santo Antônio.
Investimento: R$ 790,00
Realização: Ideação, Expolab e ESA/ OAB-PE
Apoio: Sindicato dos Jornalistas
Inscrições: Limitadas (apenas 120 vagas para todo o Nordeste) e podem ser feitas pelo www.curso.expolab.com.br ou pelo telefone (81) 3224-9236.