Casa da Rabeca recebe Ariano Suassuna para aula-espetáculo nesta sexta (28)

Escritor, que estará pela primeira vez no espaço, fará homenagem ao compositor Capiba / Foto: Divulgação

Consolidada como um dos principais pontos de cultura da Região da Metropolitana do Recife, a Casa da Rabeca, que tradicionalmente reverencia a música e as danças regionais, nesta sexta-feira (28) abraça a literatura e a poesia pernambucana. O espaço recebe o escritor, dramaturgo e poeta Ariano Suassuna, que realiza aula-espetáculo a partir das 20h, com entrada gratuita.

Esta é a primeira aula-espetáculo que Ariano ministra na Casa da Rabeca desde que iniciou o projeto artístico, em 2007, e já teve mais de 160 apresentações. Nos encontros, Ariano narra com criatividade e bom humor relatos curiosos de sua vida e da literatura e da cultura regional. O show terá como homenageado o compositor Capiba, famoso músico pernambucano que morreu há 17 anos. Se estivesse vivo, o autor de canções memoráveis que vão de frevos a sambas-canção, como Madeira Que Cupim Não Rói e Maria Betânia, estaria completando, em 2014, 110 anos de vida. 

Inovando sobre o modelo tradicional das apresentações, Ariano mostra ao público o contexto do surgimento de cada música, recitando poemas e abrindo espaço para as coreografias dos bailarinos do Grupo Arraial, que dão movimento e revivem as obras do compositor. “Quero mostrar as outras músicas de Capiba, aquelas que muita gente não conhece”, diz Ariano. Um exemplo é Tu que me deste o teu cuidado, seresta feita a partir de um poema de Manuel Bandeira. Ascenso Ferreira, Carlos Pena Filho e o próprio Ariano também tiveram poemas musicados e serão apresentados na noite.
Ariano narra relatos curiosos de sua vida, literatura e da cultura regional / Foto: Divulgação

Apesar de ser a primeira vez que ministra aula na Casa da Rabeca, Ariano revela que já foi assíduo frequentador do local. O escritor, como um bom defensor da cultura regional, é amante dos folguedos pernambucanos e foi amigo próximo do Mestre Salustiano, rabequeiro e brincante fundador do espaço, falecido em 2008. “Para nossa família é uma grande emoção receber um querido amigo de nosso pai e também um defensor de nossas raízes, que batalha por nossa cultura, assim como aprendemos a fazer com o Mestre Salu”, comenta Pedro Salustiano, filho do rabequeiro e organizador do espaço.

Para Ariano, a Aula-Espetáculo na Casa da Rabeca terá um duplo significado: cultural e afetivo. Foi lá que ele iniciou suas atividades como Secretário de Cultura do segundo governo de Miguel Arraes, em 1987, com a criação da “Ilumiara Zumbi”. “Volto lá com tendo Pedro Salustiano fazendo parte de nosso grupo”, diz. Pedro é um dos cinco bailarinos do “Grupo Arraial”. “Ele é um herdeiro de Salustiano, e um herdeiro à altura”, completa Ariano.

A entrada para o evento é franca. A Casa da Rabeca também disponibiliza estacionamento particular do espaço gratuitamente, com segurança e conforto para os espectadores.

SERVIÇO:
Aula-espetáculo com Ariano Suassuna na Casa da Rabeca
Quando: 28 de março de 2014, sexta-feira
Onde: Casa da Rabeca do Brasil – Rua Curupira, 340, Cidade Tabajara – Olinda/PE
Horário: 20h
Entrada franca
Mais informações: 3371.8197