Exposição traz craques do futebol brasileiro ao Recife
Exposição “Brasil - um país, um mundo” chega ao Recife dia 6 de fevereiro e será vista em todas as cidades-sede da Copa do Mundo
O futebol e a paixão do torcedor brasileiro como um fenômeno multifacetado que incide diretamente na formação da brasilidade. Esta é a premissa da exposição “Brasil - um país, um mundo”, que traz ao RioMar Shopping um grandioso e exclusivo acervo de peças históricas do nosso futebol, entre objetos, fotos, vídeos e instalações interativas .
Para a abertura oficial da exposição em Recife, nesta quinta (6), às 19h, foi convocado um time de peso. Antônio Wilson Vieira Honório, o Coutinho, campeão da Copa do Mundo FIFA em 1962, o pernambucano Ricardo Rocha, tetracampeão em 94, e Cafu, capitão do penta em 2002. A exposição abre para o público na (7) e funcionará de segunda a sábado, das 10h às 20h, e aos domingos das 14h às 20h, até o dia 6 de março, com livre acesso.
A exposição é parte da programação oficial do Governo Federal para a Copa do Mundo FIFA 2014 e até julho terá percorrido todas as cidades-sede da Copa.
O acervo da exposição é composto de relíquias que guiam os visitantes em uma viagem pelo tempo desde os anos 30, reunindo camisas usadas em jogos de Copas, campeonatos oficiais e jogos amistosos, troféus, medalhas, bolas e chuteiras. “Brasil - um país, um mundo” chegará ao Recife com a marca de maior exposição itinerante sobre o tema no País, inaugurando uma área exclusiva para mostra com mais de 1.200 metros quadrados.
Ana Gonçalves, idealizadora do “Brasil - um país, um mundo”, diz que a exposição foi pensada para contar a história do Brasil por meio do futebol. "O projeto contempla o universo do futebol da maneira mais ampla possível, delineando a verdadeira dimensão que o esporte tem para o país", explica.
"Peças raras e exclusivas vão ilustrar não só a evolução do futebol em termos de moda e equipamentos, mas também o desenvolvimento do esporte do ponto de vista antropológico, social, da publicidade e do entretenimento," diz o jornalista Ricardo Corrêa, curador da exposição.
Patrocinada pela Caixa Econômica Federal, Banco do Brasil e Petrobras, co-patrocinada pelos Correios, BNDES e Banco do Nordeste, e com apoio da Rede Anhanguera, Revista Placar, GettyImages, Secretaria da Copa do Recife, da Secretaria de Turismo de Pernambuco e RioMar Shopping, “Brasil - um país, um mundo” está dividida em eixos temáticos. Vídeos, objetos, fotos e painéis multimídia compõem as seções Paixão, Diversidade & Sagrado, Tecnologia, Moda e História.
A arte, a cultura e as belezas turísticas das 12 cidades-sede têm características exclusivas e regionais em cada exposição local, que também terá uma loja de artesanato com produtos e objetos de artistas locais. A renda gerada será revertida para a Associação dos Campeões Mundiais e Fundação Cafu.
Outro objetivo do projeto, que tem parceria com entidades como a Associação dos Campeões Mundiais do Brasil (ACMB) e a Fundação Cafu, é valorizar a memória dos campeões mundiais do País. Por isso, semanalmente, um campeão mundial estará em cada exposição local e lembrará, junto com o público, as glórias da seleção brasileira.
Pratas da casa – Dois pernambucanos são curadores associados no projeto “Brasil - um país, um mundo”. O arquiteto e escritor José Luiz Mota Menezes produziu o texto “Brasil diverso e desconhecido” para o seguimento Destino, no catálogo da exposição. Nele, o escritor faz um paralelo entre a pluralidade cultural encontrada no Brasil, a diversidade dos povos que estarão representados na Copa do Mundo e a paixão pelo futebol. Já o professor Antônio Carlos Pavão, diretor do espaço Ciências, é o responsável pelo projeto educativo disponível no site da exposição (www.brasilumpaisummundo.com.br) com atividades educativas para que professores, alunos e público em geral possam se divertir e aprender conectados ao evento.
EXPOSIÇÃO “BRASIL - UM PAÍS, UM MUNDO”
DATAS: 7 de fevereiro a 6 de março de 2014
HORÁRIO: 10h às 20h, de segunda à sexta, e de 14h às 20h aos domingos
LOCAL: RioMar Shopping (Avenida República do Líbano, 251, Pina, Recife).