Parques de diversão e sonhos tomam conta das telas de Adriana Alliz



Artista recifense volta a expor no Pantagruel, com telas que refletem um momento de mudanças na carreira e retratam o mundo onírico dos parques de diversão


Com uma proposta temática totalmente renovada, a artista plástica Adriana Alliz extravasa para suas novas telas os cenários coloridos dos parques de diversão. Na mostra "Roda Mundo, Gira Sonhos", que será aberta no dia 5 de dezembro, no Restaurante Pantagruel, em Casa Forte, a pintora traduz, com os registros curtos e intensos da sua espátula, o impulso criativo com o qual foi contagiada ao ouvir a versão letrada, por Ferreira Gullar, da música Trenzinho Caipira, de Heitor Villa-Lobos. "Com sua melodia tranquila e citações de um cenário com 'estrelas a voar', a canção me transportou para o mundo dos sonhos infantis", revela Adriana.

 Nas quinze obras que estarão expostas até o final de fevereiro, embora a escolha tenha sido pelas cores fortes, a técnica adotada no encontro com a tela atenua os tons, contribuindo para a sensação onírica das pinturas. Propósito este reforçado pela abordagem surrealista de algumas cenas retratadas, como as borboletas que transportam o carrinho do vendedor das pipocas e o palhaço que, em lugar das bolas multicoloridas, 'empina' pássaros.

Para Adriana, que nesta mostra deixou de lado as folhagens e paisagens, marcas predominantes nas suas outras criações, esta fase resume um momento pessoal de mudanças. "Talvez reflita meu desejo de desbravar novos caminhos, quem sabe já trilhados na esfera dos meus sonhos". Os quadros, com tamanhos médios de 0,70 x 1,00m, estarão dispostos no interior do restaurante.

FORMAÇÃO Mesmo antes de terminar a graduação em Educação Artística (UFPE/1988), Adriana já tinha feito três cursos de pintura no Rio de Janeiro, no Parque Lage, Museu e Arte Moderna (MAM) e na Escolinha de Arte do Brasil. Desde então vem aprofundando seus conhecimentos e práticas participando de atividades em ateliês de artistas locais, como Badida, Janete Buffa e Jéssica. Em 2012 concluiu uma Especialização em Arteterapia e em 2013 fez curso de pintura com modelo vivo, aquarela e pintura na Escola Da Vince (Barcelona-ES).

Atualmente cursa a Pós-Graduação em Arquitetura de Interiores (Faculdade Damas) e dá aulas de pintura em tela e cerâmica fria para crianças e adultos no seu atelier, em Apipucos, onde mantém intensa produção durante todo o ano. Entre coletivas e individuais, a artistas já participou de várias exposições no Recife, como nos restaurantes Matita Perê, Pantagruel e no Plaza Shopping, além de já vir expondo há seis edições na Fenneart.

Serviço
:
Exposição "Roda Mundo, Gira sonhos", de Adriana Alliz;
Data: 5 de dezembro (abertura, às 20h, com presença da artista)
Local: Restaurante Pantagruel – Estrada das Ubaias, 356 (Casa Forte)