UPE conectada trabalha inclusão tecnológica e social na Semana Universitária

 
- Programa traz semana recheada de discussões diversificadas a partir desta segunda (09) -




Educação, saúde, tecnologia, moda, cultura, conhecimento são alguns dos focos da Semana Universitária UPE, que acontece de segunda (09) a quinta (12), com o tema UPE Conectada, a ser promovida nos campi no Grande Recife e no interior (Serra Talhada, Petrolina, Salgueiro, Caruaru, Arcoverde e Garanhuns). A iniciativa, que movimenta público geral e alunos da instituição, integrará cerca de 500 atividades entre cursos, oficinas, palestras e mesas redondas e eventos externos voltados para a sociedade. "A Semana Universitária materializa a sinergia da universidade onde o todo se torna maior que a soma das partes, por meio do ensino, da pesquisa e da extensão. Através do programa são vivenciadas atividades como: exposições, seminários, encontros, cursos, oficinas, palestras, mesas redondas, prestação de serviço, apresentações culturais, oferecidas tanto à comunidade interna, quanto à externa", destaca a coordenadora geral de extensão da pró-reitoria de Extensão e Cultura da Universidade de Pernambuco, Izabele Barros. 

Oficina de sensibilização no HUOC – Hospital Universitário Oswaldo Cruz trabalhará a integração de pessoas ao curso de instrutor de libras, integrando cada vez mais pessoas e educadores ao universo dos portadores de deficiência auditiva que chegam a cerca de nove milhões no Brasil. Este público conta com assistência de aproximadamente 100 associações no país, das quais apenas 19 no Nordeste. E para este público a comunicação é uma grande barreira já que muitas instituições não se preparam para sua acessibilidade. Na proposta de integração, a Universidade movimentará durante a programação o I Encontro Transprofissional pela Inclusão, que acontece na terça (dia 10) no auditório do HUOC, na quarta (11) no auditório da Faculdade Politécnica, e na sexta no auditório da Universidade em Garanhuns, sempre das 8h às 12h. Com o mote Acessibilidade e as Tecnologias Assistivas, a instituição reforça seu apoio às ações de comemoração da semana da pessoa com deficiência. "Estamos engajados e comprometidos com as ações democráticas da Inclusão e acessibilidade das pessoas com deficiência. E, por isto, estamos confirmando o compromisso da Universidade de Pernambuco com este importante papel da inclusão dos portadores de deficiência à sociedade", destaca Barros.

Preocupação com a saúde e bem estar é um tópico na agenda da Semana Universitária UPE 2013 com curso de Shantala, uma técnica de massagem milenar indiana, a ser promovida na terça (dia 10), das 8h às 17h, na FENSG. Indicado para recém-nascidos com mais de um ano, este método foi descoberto e difundido no Ocidente pelo obstetra francês Frédérick Leboyer, ajudando a aliviar as cólicas e acalmar os bebês, além de representar um momento diário de afeto e integração entre a mãe e a criança. Fazendo repetições de movimentos e alongamentos, é possível trabalhar a musculatura do bebê e as articulações.

A saúde bucal também é um fator de interesse na programação da FOP que promove diversas palestras de interesse, no auditório e no mini auditório da Faculdade de Odontologia, em Camaragibe. Na terça (dia 10), estão em destaque as palestras "Tratamento de Lesões Cariosas: Como? Quando? E Por Que?", pela professora e cirurgiã dentista Cintia Regina Tornisiello, das 10h às 12h; e "Lesões Mais frequentes na Cavidade Bucal", com Márcia Silveira, das 13h às 15h. Na quarta (dia 11), serão abordadas "A Contribuição da Odontologia Legal na Identificação Humana"; "Urgências e Emergências em Endodontia", com Diana Santana Albuquerque, 13h às 15h; e Imagens Digitais em Odontologia, com Andrea Pontual, 15h às 17h.

Conhecimento interiorizado - Atividades variadas também movimentam a região do Agreste, desta segunda-feira (09) até quinta (12), mais especificamente relacionadas à educação, administração, gestão, marketing, tecnologia, comunicação, empreendedorismo e economia criativa. Dentro da ideia de que na sociedade que estamos vivendo, por exemplo, uma oficina em Garanhuns mostrará que o uso do computador deve ser visto como uma ferramenta auxiliadora na resolução de problemas do cotidiano: Computação Desplugada (Computer Science Unplugged), a ser ministrada por Jessica Pontes Baia e Renato Hildenyo de Oliveira Lopes. O curso tem o objetivo de mostrar, que o computador não é só a máquina, utilizando-se de atividades lúdicas (como jogos e quebra-cabeças sobre números Binários, algoritmos e compreensão de dados), para ensinar conceitos computacionais através da capacidade de dedução e resolução de problemas pelo raciocínio logico e do pensamento computacional. 

Na programação de Caruaru, será apresentado um mercado novo que surge e anda ganhando cada vez mais espaço no Brasil: o de jogos. E com ele uma nova atuação cresce com possibilidades, inclusive, para profissionais: o Gamedesign, que contempla trabalhos de design, arte, desenho industrial e outros. Promovido na próxima quarta (11), das 9h às 18h, a oficina de Gamedesgin será ministrada por Perseu Adolfo Bastos Gomes, CEO da Playful, empresa de tecnologia com foco no desenvolvimento de games pedagógicos para o ensino fundamental e médio incubada no Porto Digital.

Saúde é outro debate importante na programação com discussão sobre o desenvolvimento de medicamentos a partir de óleos essenciais, pelo Laboratório de Biotecnologia e Inovação terapêutica (LBIT) da UPE/Campus Garanhuns, que concentra uma linha de pesquisa voltada aos estudos de eficácia e formulação de medicamentos antiparasitários a partir de óleos essenciais. Ministrado por Josimeiry Gomes Pereira e Juliana de Oliveira Araujo, com o professor Fábio Rocha Formiga, a apresentação mostrará estudos de eficácia e de formulação estão sendo desenvolvidos no LBIT, os quais associam o potencial antiparasitário do óleo de semente de abobora (Cucubita pepo) com novas formas farmacêuticas que permitam melhorar sua biodisponibilidade.

Em Petrolina, minicursos também trabalharão durante a Semana Universitária questão de saúde e bem estar com discussão, na terça (dia 10), sobre sexualidade nas escolas: recursos pedagógicos para o educador, com a professora Sâmella dos Santos Vieira, das 8h às 18h, e sobre métodos de conservação de alimento, com Adália Maria M R Rocha, das 14h às 22h. Já na quarta (11), será trabalhado o aproveitamento integral dos alimentos: redução de desperdícios, da geração de resíduos e dos custos das preparações alimentares, com a professora Claudileide de Sá Silva, das 8h às 12h. 

Informações e inscrições estão disponíveis nos núcleos e contatos, assim como toda programação da Semana Universitária UPE 2013 pode ser conferida na página da UPE: http://www.upe.br/portal/semana-universitaria-2013/. Informações: (81) 31833766 (Pró-reitoria de Extensão e Cultura da Universidade de Pernambuco) 

Sobre a UPE - A Universidade de Pernambuco (UPE) tem se destacado no cenário estadual, nacional e em alguns países da comunidade internacional, pelo seu compromisso com a qualidade e excelência na formação de profissionais em diversas áreas do conhecimento. Fundada a menos de vinte anos, formada a partir da união de vários Campi, algumas já quase centenárias e outras recém-criadas. Caracteriza-se pelo seu caráter multicampi, atendendo à sua missão social de interiorização do ensino superior e da ciência e tecnologia em Pernambuco, o que já o faz mais de 40 anos.


SERVIÇO:
Semana Universitária UPE 2013 
Quando: Desta segunda (dia 09) à quinta (12)
Horário: Manhã, tarde e noite