Abeoc e Sebrae lançam Programa de Qualidade para empresas de eventos
| Evento acontece nesta terça-feira (02), no JCPM Trade Center, no Recife |
O Programa de Qualidade Abeoc Brasil será lançado em Pernambuco, nesta terça-feira (02), às 19h, na sede do JCPM Trade Center, no Recife. Já confirmadas as presenças de Anita Pires, Presidente Nacional da Abeoc Brasil, e dos secretários de turismo de Pernambuco, Alberto Feitosa e do Recife, Felipe Carreras, além de integrantes do Contur e do Conture (Conselhos de Turismo de Pernambuco e do Recife), Tendo sido convidados dirigentes de Entidades do Trade Turístico.
O Programa busca contribuir com o desenvolvimento da capacidade de gestão das empresas do setor de eventos do Estado para aproveitarem as oportunidades geradas pelo crescimento e visibilidade do setor, que vive momento histórico com a realização de grandes eventos no país e um crescimento econômico de Pernambuco que deverá se refleti no setor. "Nosso setor é muito promissor, com grande crescimento no Brasil nos últimos anos, e um projeto como este de longo alcance e alto investimento, mostra o grau de importância do segmento de Eventos", comenta a presidente da Abeoc Brasil, Anita Pires.
Até dezembro de 2014 serão investidos R$ 2,4 milhões no Programa de Qualidade Abeoc Brasil que, além de Pernambuco, tem abrangência também em outros 11 Estados — Amazonas, Bahia, Ceará, Espírito Santo, Goiás, Minas Gerais, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo. "Gestão de excelência requer capacitação, cumprimento da legislação do setor de eventos e uma interação com toda a cadeia produtiva do turismo, Acreditamos que o Programa já chega trazendo avanços em todos esses pontos", explica Tatiana Marques, presidente da Abeoc Brasil Pernambuco, entidade que conta atualmente com 36 empresas associadas.
De acordo com o empresário Amilton Júnior, convidado pela Abeoc Pernambuco para a coordenação executiva do programa no estado, a implementação do Programa de Qualidade ABEOC BRASIL será em dois módulos. A primeira etapa inclui uma avaliação diagnóstica das empresas participantes, mais a realização de palestras e oficinas, finalizando com uma consultoria direta na empresa. O segundo módulo prevê uma auditoria nas empresas participantes visando a certificação pelo Selo de Qualidade ABEOC Brasil, caso seja atingido o desempenho necessário.
O presidente do Sebrae, Luiz Barretto, destaca que é a primeira vez que o Sebrae participa de um programa voltado para a área de eventos. "Tenho certeza de que essa iniciativa irá causar impacto enorme na geração de emprego e no volume de negócios do segmento", afirma. Segundo Barretto, o Sebrae tem o papel não só de sensibilizar os empreendedores para as oportunidades dos grandes eventos , mas para que possam sempre atuar de forma competitiva no mercado. O Programa de Qualidade é uma iniciativa da ABEOC Brasil em parceria com o Sebrae. Tem apoio da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) e da Federação Brasileira de Hospedagem e Alimentação (FBHA).
O Setor de Eventos no Brasil:
• Crescimento no mercado doméstico de turismo de negócios: 8.3% (últimos 12 meses)
• Previsão de crescimento em 2013: 14.3%
GBTA (Global Business Travel Association) março 2013
• Receita de viagens corporativas em 2012: alta de 12,8%
• Projeção de crescimento nas viagens corporativas para 2013: 10,7%
IEVC - Indicador Econômico de Viagens Corporativas / Alagev - Associação Latino Americana de Gestores de Eventos Corporativos
Benefícios da Certificação pelo Selo de Qualidade ABEOC BRASIL:
• Atender aos clientes e consumidores que querem serviços certificados;
• Melhor gestão da empresa com melhorias contínuas;
• Diminuição dos gastos gerados pela falta de qualidade;
• Melhores serviços;
• Crescimento sustentável da empresa;
• Profissionalização dos seus colaboradores;
• Proporciona aos clientes a garantia de que a empresa esta trabalhando continuamente para oferecer melhores serviços;
• Aumento da produtividade da empresa;
• Estabilidade no desempenho;
• Aumenta o grau de satisfação dos clientes;
• O desempenho das empresas certificadas é sempre superior às não certificadas;
• Garantia e visibilidade de que os destinos tem empresas com serviços certificados;
• Facilita a qualificação e bom desempenho do setor de eventos como um todo;
• Aumento da conscientização dos gestores de que qualidade de serviços é condição para o bom desempenho.
Palestras, Oficinas e Consultoria Direta na Empresa
O início do Programa de Qualidade ABEOC Brasil em parceria com o SEBRAE é um criterioso diagnóstico de cada empresa participante. Após a efetivação da inscrição os responsáveis pela empresa recebem um questionário de avaliação, que une a metodologia consagrada do Prêmio MPE Brasil com questões específicas para empresas de eventos. Um consultor fica a disposição dos empresários para orientar a distância o preenchimento das informações. O objetivo é analisar como as empresas estão atuando nos critérios para obtenção do Selo de Qualidade.
"Toda a etapa posterior de capacitação, com palestras, oficinas e consultoria, vai ser direcionada para atender as necessidades das empresas identificadas neste diagnóstico", explica o coordenador de capacitação do Programa, Luiz Carlos Barboza. "Após a conclusão da avaliação diagnóstica, as empresas iniciam efetivamente as atividades de capacitação. No primeiro encontro deve ser consensuado entre os participantes o cronograma das atividades de preparação, com a definição de datas e horários para outras três palestras, quatro oficinas e consultorias nas empresas. Nesta palestra inicial, os resultados da avaliação diagnóstica serão apresentados para o grupo de forma genérica e cada empresa receberá o seu, preservando as informações sigilosas de todos. Também será abordado o processo da preparação e de avaliação para o Selo de Qualidade.
Segundo Barboza, as palestras de capacitação são eventos curtos, com quatro horas. O palestrante vai abordar conceitos fundamentais de gestão de pessoas, clientes e mercado, qualidade, processos e finanças. "Sempre com ênfase no que foi apurado na avaliação diagnóstica", ressalta o coordenador de capacitação.
Já as oficinas — com duração de 24 horas, distribuídas em vários dias — vão incluir atividades práticas e exercícios baseados em situações que as empresas enfrentam. Os participantes têm que construir soluções, interagir, analisar casos, enfim, "botar a mão na massa, trabalhado intensamente em grupo". Nas oficinas haverá dois consultores para oferecer atendimento mais personalizado e maior controle da atividade para a busca dos resultados.
Ao longo do processo de preparação, as empresas ainda receberão três visitas de um consultor, com duração total de 12 horas. "Este consultor vai ver in loco como a empresa pode melhorar, vai analisar aspectos importantes para avaliação do selo e orientar a empresa da melhor forma possível para responder bem a avaliação para o Selo", conta Barboza. "Cabe a empresa implementar para ser bem sucedida", conclui.
| Tatiana Marques preside a Abeoc Brasil em PE |
Tatiana Marques acrescenta ainda que no momento em que o Brasil exige qualidade em tudo, o sistema de gestão de todos os setores são chamados a procurar estratégias , e em regime de urgência, para a melhoria da qualidade de serviços e produtos disponíveis no mercado. "O Programa de Qualidade é um oportuno caminho traçado pela Abeoc Brasil e Sebrae", finaliza.
SERVIÇO:
Lançamento do Programa de Qualidade Abeoc Brasil
Quando: terça-feira (02), às 19h
Local: Empresarial JCPM Trade Center
Informações: (81)3467.1973