Shineray produz Guia de Bolso do Motociclista
Foto/Divulgação
A Shineray conta com o apoio do Detran e do Comitê de Prevenção aos Acidentes de Moto em Pernambuco com vista a uma ação de cunho educativo. A distribuidora chinesa, com sede em Pernambuco, está contribuindo com a redução de acidentes no trânsito e produziu o Guia de Bolso do Motociclista, que será distribuído gratuitamente. O Guia traz desenhos e dicas oportunas como a de que os motoqueiros nunca devem trafegar pelo acostamento da via. "Além de ser uma infração gravíssima, pode por em risco sua vida a de passageiros e dos pedestres", lembra a peça educativa; que alerta ainda sobre o uso correto do capacete, lembrando detalhes que fazem a diferença como a de que os motociclistas devem usar sempre sapatos fechados para pilotar, entre outras dicas.
Assim, a partir de agora, todas as 133 revendas da Shineray, sendo 19 em Pernambuco e as demais distribuídas nos outros estados, estarão entregando um kit completo, para cada moto comercializada, integrado pelo Guia de Bolso do Motociclista , equipamento e o manual de proprietário. O apoio do Detran e do Comitê é importante para ampliar a ação. O coordenador do Comitê de Prevenção, João Veiga, destaca a importância da Shineray ter tomado a iniciativa de fazer o Guia de Bolso do Motocliclista, que é praticamente uma cartilha sobre como se portar de forma correta no trânsito pilotando uma motocicleta. "Nós percebemos que o volume de motos vendidas estava crescendo e em alguns modelos não precisavam usar capacete, entre outras proteções. Andar de moto não é ruim, nós não somos contra, mas do jeito que estava não podia ficar. Agora com o guia, o motociclista tem todas as orientações para ir e voltar seguro", avalia Veiga. Ele acrescenta que com uma moto a pessoa economiza uma hora e meia por dia, além de gastar menos R$ 60,00 por mês, devido a economia de combustível.
O sucesso do Guia está sendo tanto que o Comitê de Prevenção aos Acidentes de Moto em Pernambuco solicitou à Shineray, esta semana, 10 mil exemplares. "Já estamos distribuindo no Sertão, em Ouricuri, Salgueiro, Serra Talhada, Caruaru, inclusive nas escolas. O nosso próximo passo é fazer uma ação com um cordel em todo o interior", anuncia João Veiga.
Orientações
O Guia de Bolso do Motociclista aborda questões amplas, com vista à boa conduta no trânsito, bem como medidas de precauções para evitar possíveis acidentes e ainda traz telefones emergenciais como do Disque Denúncia, Corpo de Bombeiros e Polícia Militar, entre outros.
Entre os alertas, o que ninguém pode esquecer é de que sempre que for cruzar uma rua, o condutor de uma moto deve olhar para os dois lados e verificar se o sinal está lhe dando passagem; nunca pilotar a moto de sandálias e sim com sapatos fechados, nunca dirigir após consumidor bebidas alcoólicas, não esquecer de manter os documentos em dia para melhor colaborar com a Polícia Militar, evitar a segurança e autuações; fazer revisão do equipamento regularmente, se precavendo de acidentes na estrada.
A cartinha educativa lembra ainda que o uso do capacete exige cuidados como mantê-lo sempre afivelado e com viseira baixa e que a prevenção de acidentes passa até pelo fato do motociclista evitar circular por locais onde crianças brincam e soltam pipas. As dicas são do tipo: Previna acidentes com linhas de cerol. Se você circula por regiões onde as pessoas soltam pipas, instale uma antena; evite emparelhamento com outras motos e mantenha sempre as duas mãos fixas no guidon, numa uma só; os riscos de desequilíbrio aumentam e você pode acabar caindo; em caso de chuva ou neblina, reduza a velocidade da sua Shineray e redobre a atenção. Além de prejudicar a visão, com a pista molhada, aumentam o risco de derrapagem. Já em situações mais críticas, o melhor a fazer é sair da estrada e procurar um lugar seguro para esperar o tempo melhorar.
SERVIÇO:
Guia de Bolso do Motocliclista
Shineray do Brasil