São Braz projeta crescimento para 2011

Imagem/Divulgação

Posicionada entre as oito principais torrefações do País e com 11 distribuidores de alimentos nas regiões Nordeste e Sudeste que atendem praticamente todo o território nacional, a São Braz completa 60 anos neste  2011. A data já foi comemorada no Recife, em Natal e agora é a vez de Campina Grande  destacar sua atuação e importância, com sessão solene, na Câmara dos Vereadores, quando ainda será destacado os 40 anos do Jornal da Paraíba, pertencente ao Grupo São Braz. O fundador da empresa, José Carlos da Silva Júnior e sua diretoria estarão presentes e falarão sobre os desafios e pioneirismos da São Braz.

José Carlos da Silva Júnior tem aproveitado a data para  destacar o crescimento do Nordeste e  posicionado a São Braz no mercado , lembrando que como empreendedor sempre acreditou e apostou na nossa região. " O Nordeste é formado por estados "diferentes iguais" e que o maior patrimônio da São Braz é a credibilidade que a empresa conseguiu junto aos seus  consumidores ", afirma.

De acordo com sua diretoria, a São Braz vem mantendo um crescimento  da ordem de 15% ao ano e quer superar a marca em 2011 ultrapassando os 17%, com 280 milhões de reais de faturamento. Aposta ainda ampliar sua unidade de processamento de milho  e demais linhas de produção para superar as 150 mil toneladas de produtos industrializados ao ano. Atualmente conta com mais de 200 itens alimentícios produzidos em 12 linhas industriais na unidade de Cabedelo, na Paraíba, incluindo uma das mais completas linhas de cafés do Brasil, com oito blends diferentes em 16 pesos e tipos de embalagens, para atender as exigências de cada perfil de paladar.  A São Braz é hoje a oitava maior torrefação de café do Brasil e detém tecnologia própria para blendar o café, de acordo com o padrão de cada grão e após a torra, o que aumenta a qualidade e acentua o aroma e o sabor da bebida.  A São Braz possui ainda uma unidade industrial na cidade de Itatiba, em São Paulo, onde fabrica insumos para diversas outras indústrias de alimentos. 

Com lançamentos de produtos em diversos segmentos da indústria, a marca chega a quase todas as grandes redes de supermercados do País. Além do café, uma mania nacional, a São Braz pilota um mix de outros produtos - que chegam ao mercado através de diversas marcas - como barras de cereais, biscoitos (Brazitas), canjiquinha, cereais matinais (Gold Flakes e Top Crock), farinha de milho (Novomilho), filtros de papel, achocolatado (Ultralate e Powerlate), milho para pipoca, misturas para bolo, rosquinhas, temperos, coloríficos, salgadinhos (Pippo's), sinônimo da categoria na região, e batatas fritas (Wave).

Apostando em novos mercados, a rede de franquias da São Braz já leva seus tradicionais Coffee Shops a cinco capitais do Nordeste (Recife, Aracaju, Maceió, João Pessoa e Natal), e também a Campina Grande,  totalizando 12 unidades. Destas, sete estão localizadas nos principais shoppings do Estado de Pernambuco.  Outras já começam a ser preparadas para abrir , possivelmente ainda este ano.

"Sempre acreditei na potencialidade e no desenvolvimento da região Nordeste. Não foi à toa que concentrei todas as atividades da Indústria de Alimentos São Braz nesses estados. Temos filiais no Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco e Alagoas, além de representantes no Pará, Maranhão, Piauí, Ceará, Sergipe,  Bahia  e em diversos outros estados do Brasil", adianta José Carlos da Silva Júnior.

Perfil Empresa - A São Braz foi fundada por José Carlos da Silva Júnior, em 1951, no Estado da Paraíba. No decorrer de sua história, ampliou continuamente sua oferta de alimentos. Já em 1959, os consumidores encontravam no mercado uma grande variedade de produtos da marca. Na década de 60, seu setor fabril, antes instalado na cidade de Campina Grande, foi centralizado na filial de Cabedelo, atualmente uma das mais modernas unidades fabris da América Latina, em que trabalham mais de mil funcionários. O Grupo São Braz conta com uma sólida estrutura na qual estão integradas as empresas: Indústria – São Braz; Franquia – São Braz; Comunicação – TV Paraíba; TV Cabo Branco; Cabo Branco FM; Paraíba FM; Jornal da Paraíba; Concessionárias – Brazmotors; Autobraz; AutoVia; Araguaia.

Perfil José Carlos da Silva Júnior (Fundador da São Braz) - José Carlos da Silva Júnior, natural de Campina Grande, Paraíba, é empresário e ocupou inúmeros cargos em associações empresariais em âmbito estadual e nacional. Foi vice-governador do Estado da Paraíba, presidente por dois mandatos da Associação Brasileira das Indústrias de Café (Abic) e senador da República. Hoje, além de exercer o cargo de diretor–presidente do Grupo São Braz, do qual integram a São Braz Indústria e Comércio, as concessionárias Autobraz, Brazmotors e Autovia além dos veículos de comunicação do Sistema Paraíba de Rádio e Televisão, formado  pela TV Paraíba e TV Cabo Branco, afiliadas Rede Globo, Rádio Cabo Branco e Rádio Paraíba, Jornal da Paraíba e Portal Paraíba 1, faz parte do conselho deliberativo da Abic.