Escola Técnica com cursos voltados para a nova economia pernambucana
O município de Ipojuca ocupou, recentemente, o posto de terceira maior cidade em geração de empregos do País. Mesmo assim, muitos dos moradores ainda não foram beneficiados com esse crescimento econômico por falta de qualificação profissional voltada para o mercado de trabalho surgido no Complexo Industrial de Portuário de Suape. "Existe uma demanda significativa do mercado quanto aos profissionais de nível técnico. Mas é necessária uma maior capacitação das pessoas de todo o Estado", analisa o empresário da área de educação Ruy Maurício Porto Carrero – um dos sócios do Centro de Ensino Grau Técnico.
Para aproximar ainda mais o Centro de Ensino do mercado de trabalho, a instituição vem realizando parcerias com o objetivo de verificar demandas e encaminhar alunos para estágios e empregos. "Essa necessidade de aproximação é tão significativa que, em apenas dois meses, já conseguimos fechar mais de 20 parcerias", afirma Porto Carrero. Entre os convênios que ainda estão em formatação está um com a Associação dos Funcionários do Estaleiro Atlântico Sul. Durante o encontro foram discutidas possíveis parcerias como descontos para os funcionários e dependentes do estaleiro para os cursos oferecidos pelo Centro, realização de visitas técnicas e encaminhamento de alunos.
Atualmente, o Centro de Ensino Grau Técnico oferece também cursos nas áreas de logística, administração e segurança do trabalho. "Escolhemos setores onde há, reconhecidamente, uma demanda por parte do mercado. Na área de segurança do trabalho, por exemplo, o INSS aumentou a fiscalização do cumprimento, por parte das empresas, da norma que define quantos profissionais desta área devem ser contratados a depender do ramo de atividade. Por isso, a demanda pelos técnicos em segurança do trabalho cresceu bastante nos últimos anos", explica o diretor.
SAÚDE – Um outro exemplo de curso implementado pelo Centro de Ensino Grau Técnico de olho no mercado de trabalho é o de técnico em Enfermagem – com duração de 24 meses. Com o início das aulas previsto para o dia 25 de abril, o curso é voltado não só para a área hospitalar. "Mesmo Recife sendo um dos principais pólos médicos do País, o curso prepara também os profissionais para atuar em clínicas, postos de saúde, empresas da área de saúde e domicílios", explica o diretor da escola, Ruy Maurício Porto Carrero.
Além da grade de matérias específicas para a área de enfermagem – como Anatomia e Fisiologia, Microbiologia e Parasitologia, Psicologia Aplicada a Enfermagem, Noções de Farmacologia, entre outros -, o Centro de Ensino Grau Técnico também oferece atividades extracurriculares como palestras sobre planejamento profissional, marketing pessoal, currículo profissional e entrevista e seleção. A escola foi inaugurada em janeiro deste ano e ocupa um prédio de 2 mil metros quadrados. As salas de aula são equipadas com ar-condicionado, laboratórios completos para aulas práticas e biblioteca com acesso à internet. O investimento na construção foi de R$ 1,5 milhão. Os cursos têm duração a partir de 16 meses
Serviço:
Centro de Ensino Grau Técnico
Endereço: Avenida Conde da Boa Vista, 1209 – Boa Vista
Telefone: 3037.3939