Exposição IMIP Petrolina 50 anos chega a Petrolina

Foto/ Divulgação



Petrolina recebe oficialmente a partir desta quinta-feira (16), a exposição itinerante IMIP 50 anos de História, que fica em exibição na Praça Dom Malan, no Centro da cidade, até o dia 30 de setembro.

A cidade, onde o IMIP atua como gestor do Hospital Dom Malan, é a segunda cidade do interior a receber a mostra, que estava montada na Praça da Misericórdia, em Juazeiro-BA, desde o dia 02 de setembro.
A exposição revela a trajetória do Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira, narrando os avanços e conquistas nesse período.

O evento integra a programação do cinquentenário da instituição, que está sendo festejado desde o início do ano. As cinco décadas de história são retratadas em grandes painéis que estarão expostos na praça das 08 às 17 horas.
Desde que começou, no início do ano, a mostra está tendo uma grande aceitação pelo público e sendo bastante elogiada.

IMIP - Fundado em 1960 por um grupo de médicos, liderados pelo Professor Fernando Figueira, o IMIP é uma entidade sem fins lucrativos, de utilidade pública, que atua nas áreas de assistência médico-social, ensino, pesquisa e extensão comunitária.
Centro de referência em diversas especialidades, o Instituto foi o primeiro hospital do Brasil a receber o título de "Hospital Amigo da Criança", concedido pela Organização Mundial de Saúde / UNICEF e Ministério da Saúde. Foi ainda um dos primeiros a obter o certificado de Hospital de Ensino do país. É pautado pela humanização no atendimento desde a sua fundação.

O Complexo Hospitalar do IMIP é reconhecido como uma das estruturas hospitalares mais importantes do país, sendo centro de referência assistencial em diversas especialidades médicas.
O IMIP é a única entidade a oferecer, em todo país, Doutorado em Saúde Materno-Infantil, além de mestrados e diversas residências médica e em outras áreas de saúde. Tem intercâmbio e convênio com várias universidades e instituições de saúde do país e do mundo, o que atrai estudantes e profissionais que vão ao IMIP para aperfeiçoar conhecimentos técnico-científicos.

Em 2006, o IMIP deu um grande passo para se tornar o maior Complexo Hospitalar do Norte/Nordeste. Numa decisão que contou com o apoio de toda a sociedade, o IMIP incorporou o Hospital Pedro II, inaugurado em 1861, e que estava desativado há mais de 20 anos. Com o apoio financeiro dos governos federal, estadual, municipal, de empresas privadas e de doações individuais, o IMIP realizou a modernização e restauro do Pedro II, recuperando a arquitetura original do prédio.

As ações de Interiorização do IMIP estão sendo implantadas desde 2007. Inicialmente com o funcionamento da primeira Unidade Móvel de Tomografia do Brasil, que atende em sistema de rodízio os municípios de Salgueiro, Serra Talhada e Ouricuri. São mais de 100 pacientes beneficiados por mês. Em 2009, o IMIP inaugurou o Serviço de Hemodiálise do Sertão Central Prof. Orlando Parahym, com sede em Salgueiro, e capacidade para atender 120 pacientes oriundos das regiões de Salgueiro, Ouricuri e Pajeú.






Da Assessoria de Imprensa / Hospital Dom Malan 3861-1412