Hoje é o Dia Internacional do Idoso
Nesta quinta-feira (01), é comemorado o Dia Internacional do Idoso, de acordo com o calendário de celebrações especiais das Nações Unidas. E, desde o projeto de Lei que aprovou e regulamentou o Estatuto do Idoso, muita coisa caminhou em benefício desta faixa etária, como: desconto de, no mínimo, 50% nas atividades culturais, de lazer e esportivas, prioridade na tramitação dos processos e procedimentos judiciais nos quais pessoas acima de 60 anos figurem como intervenientes, entre outros.
De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), a população mundial está ficando cada vez mais velha e, em meados de 2025, de forma inédita na história da humanidade, haverá mais idosos do que crianças no planeta. “Diante dessa realidade, a geriatria destaca-se como uma especialidade fundamental. Afinal, é o ramo da medicina que enfoca o estudo, prevenção e tratamento das doenças e da incapacidade em idades avançadas”, enfatiza Alexandre de Mattos, presidente da Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia em Pernambuco (SBGG/PE).
O avanço da medicina e a constante busca pela melhoria na qualidade de vida são algumas explicações para a elevação da expectativa de vida, em todo o mundo. Entretanto, ainda existe excesso de desinformação sobre as particularidades do envelhecimento e, sobretudo, preconceito e desrespeito em relação às pessoas da boa idade. “Neste 1º de outubro seria importante levar em conta que a carência oriunda da ausência dos familiares, muitas vezes pela rotina atual, eleva os riscos da saúde mais fragilizada dos idosos”, finaliza Mattos.
SERVIÇO:
SBGG – Memorial de Medicina de Pernambuco
Rua Amaury de Medeiros, 206, Derby.
Telefone: (81) 3221.8452.
Da Made Assessoria de Moda e Comunicação (81) 3076.9178