Unimed do Vale do São Francisco incentiva a produção artística dos médicos

Encontro dos Artistas/Foto Divulgação

Poesia, música, pintura e outras artes produzidas pelos médicos cooperados da Unimed Vale do São Francisco foram expostos no último sábado (19), na prévia do Unimed Art – uma mostra artística que acontecerá no dia 17 de outubro, nas comemorações pelo Dia do Médico. O evento, que aconteceu no requintado Café com Arte, no bairro Petrolina Antiga, teve a participação musical do instrumentista Jadson Dau.
Para o Coordenador do Núcleo Cooperativista da Unimed VSF e idealizador do Unimed Art, Ednaldo Torres, o objetivo é levar leveza ao dia-a-dia do médico e ainda realizar um momento de confraternização com os colegas. “A arte é o melhor caminho que existe para essa socialização”, afirmou. O próprio Ednaldo recitou algumas poesias durante o coquetel.
A ginecologista e obstetra Mônica Paz aproveitou a ocasião para expor um de seus quadros – atividade que vem realizando há cerca de 4 anos - e ler algumas frases significativas em sua vida. “Acho esses momentos extremamente saudáveis porque temos a oportunidade de conhecer melhor as pessoas com quem trabalhamos a vida inteira. Hoje mesmo descobri que um colega de faculdade, que sempre foi bastante brincalhão, tem uma veia artística bastante interessante. Isso é maravilhoso”, disse a médica.
A pintura escolhida por Mônica para participar da mostra expressa o sentimento de perda por alguém muito querido, que faleceu há algum tempo. “Uso a arte para me libertar de sentimentos que estão muito fortes em mim. Esse quadro, além de muito especial, está exposto em meu consultório, por isso resolvi trazê-lo”, revelou a ginecologista.
Ainda durante a mostra, o Presidente da Unimed Vale do São Francisco, Francisco Otaviano, também lembrou a conquista do Unimed Lar, único programa de Promoção da Saúde e Prevenção de Doenças a ser aprovado pela Agência Nacional de Saúde em Pernambuco. Ele agradeceu à equipe, formada por médicos, enfermeiros, técnicos em enfermagem, fisioterapeuta, nutricionista e assistente social, e também à assistente social e Secretária de Desenvolvimento Social e Trabalho de Petrolina, Tereza Virgínia, que criou o projeto há cerca de 8 anos.
Da Assessoria de Imprensa/Clas Comunicação & Marketing (87.3861.1534)